F1 2017 é 30 km/h mais rápida em curvas mais velozes do ano
Estudo feito pela Pirelli dá dimensão do quanto o mundial ganhou em velocidade após mudanças no regulamento
As curvas mais rápidas da Fórmula 1 estão mais de 30 km/h mais velozes nesta temporada graças ao aumento do downforce e da aderência mecânica nos carros de 2017.
A Pirelli, após o GP de Cingapura, revelou um grande aumento no desempenho em algumas das mais famosas curvas de alta velocidade da F1, como a Pouhon em Spa-Francorchamps e a curva 3 em Barcelona.
A Copse, em Silverstone, continua a ser a curva mais rápida da F1, com a maior velocidade registrada neste ano: 290 km/h - exatamente 30 km/h mais rápida do que as velocidades no ano passado.
Tivemos ainda saltos similares na curva 3 (36 km/h) e na curva 9 de Barcelona (30 km/h) e na Pouhon em Spa-Francorchamps, que saltou em 36 km/h.
Ganho de velocidade:
Barcelona Curva 3 |
212 Km/h |
248 Km/h |
Barcelona Curva 9 |
215 Km/h |
245 Km/h |
Silverstone Copse |
260 Km/h |
290 Km/h |
Spa-Francorchamps Pouhon |
253 km/h |
289 km/h |
Diferentes ganhos
O objetivo dos novos carros mais largos e rápidos deste ano era entregar tempos de volta cinco segundos mais velozes do que em 2015 em Barcelona.
Esse alvo foi alcançado, e a análise dos tempos de volta mostra que houve alguns bons avanços em relação ao ritmo de 2016 em certos locais em que o aumento do downforce e da aderência vieram de outros meios.
O maior ganho em classificação em referência ao ano passado foi no GP da Bélgica, onde a pole de Lewis Hamilton foi 4s191 mais rápida que a de Nico Rosberg em 2016.
No entanto, se a comparação do tempo de volta for feita em um quilômetro, a vitoriosa é a pista da Hungria, que mostrou melhora de 0s831 por quilômetro do circuito.
Excluindo Monza, que foi afetada pela chuva, o menor ganho da temporada veio no Bahrein - onde o alto arraso dos carros de 2017 aliados às condições climáticas, fizeram a nova F1 melhorar apenas 0s724 em comparação com 2016.
Comparação classificação:
Austrália |
HAMILTON 1:23.837 SS |
HAMILTON 1:22.188 USN |
-1.649s |
-0.311 |
Bahrein |
HAMILTON 1:29.493 SS |
BOTTAS 1:28.769 SSN |
-0.724s |
-0,134 |
China |
ROSBERG 1:35.402 SS |
HAMILTON 1:31.678 SSN |
-3.724s |
-0.683 |
Rússia |
ROSBERG 1:35.337 SS |
VETTEL 1:33.194 USN |
-2.143s |
-0.366 |
Espanha |
HAMILTON 1:22.000 S |
HAMILTON 1:19.149 SN |
-2.851s |
-0.612 |
Mõnaco |
RICCIARDO 1:13.622 US |
RAIKKONEN 1:12.178 USN |
-1.444s |
-0.433 |
Canadá |
HAMILTON 1:12.812 US |
HAMILTON 1:11.459 USN |
-1.353s |
-0.310 |
Azerbaijão |
ROSBERG 1:42.520 SS |
HAMILTON 1:40.593 SSN |
-1.927s |
-0.321 |
Áustria |
HAMILTON 1:06.228 US |
BOTTAS 1:04.251 USN |
-1.977s |
-0.458 |
Grã-Bretanha |
HAMILTON 1:29.243 S |
HAMILTON 1:26.600 SSN |
-2.643s |
-0.449 |
Hungria |
ROSBERG 1:19.965 SS |
VETTEL 1:16.276 SSN |
-3.689s |
-0.831 |
Bélgica |
ROSBERG 1:46.744 SS |
HAMILTON 1:42:553 US |
-4.191s |
-0.598 |
Itália |
HAMILTON 1:21.135 SS |
HAMILTON 1:34.660 W** |
+13.525s (**) |
+2.335 (**) |
Cingapura |
ROSBERG 1:42.584 US |
VETTEL 1:39.491 |
-3.093 |
-0.611 |
(**) A classificação do GP da Itália foi disputada na chuva
Corridas mais rápidas
Em termos de corridas inteiras, tivemos ganhos ainda maiores.
A volta de corrida mais rápida na Bélgica foi mais de cinco segundos mais veloz do que a de 2016, enquanto que em um quilômetro Mônaco teve a vantagem.
Comparação de voltas mais rápidas:
Austrália |
RICCIARDO 1:28.997 SS |
RAIKKONEN 1:26.538 S |
-2.459s |
-0.464 |
Bahrein |
ROSBERG 1:34.482 S |
HAMILTON 1:32.798 S |
-1.684s |
-0.311 |
China |
HULKENBERG 1:39.824 SS |
HAMILTON 1:35.378 S |
-4.446s |
-0.816 |
Rússia |
ROSBERG 1:39.094 S |
RAIKKONEN 1:36.844 SS |
-2.250s |
-0.385 |
Espanha |
KVYAT 1:26.948 S |
HAMILTON 1:23.593 S |
-3.355s |
-0.721 |
Mônaco |
HAMILTON 1:17.939 US |
PEREZ 1:14.820 US |
-3.119s |
-0.935 |
Canadá |
ROSBERG 1:15.599 S |
HAMILTON 1:14.551 SS |
-1.048s |
-0.240 |
Azerbaijão
|
ROSBERG 1:46.485 S |
VETTEL 1:43.441 SS |
-3.044s |
-0.507 |
Áustria |
HAMILTON 1:08.411 S |
HAMILTON 1:07.411 US |
-1.000s |
-0.232 |
Grã-Bretanha |
ROSBERG 1:35.548 S |
HAMILTON 1:30.621 S |
-4.927s |
-0.836 |
Hungria |
RAIKKONEN 1:23.086 SS |
ALONSO 1:20.182 S |
-2.904s |
-0.654 |
Bélgica |
HAMILTON 1:51.583 M |
VETTEL 1:46.577 US |
-5.006s |
-0.715 |
Itália |
ALONSO 1:25.340 SS |
RICCIARDO 1:23.361 SS |
-1.709s |
-0.295 |
Cingapura |
RICCIARDO 1:47.187 SS |
HAMILTON 1m45.008 |
-2.179s |
-0.430 |
Agora, pilotos e equipes se preparam para potenciais grandes ganhos no GP do Japão da próxima semana, onde a natureza de alta velocidade de Suzuka pode levar a um grande salto nos tempos de volta.
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