F1: Alpine confirma renovação de Franco Colapinto para 2026
Franco Colapinto foi confirmado pela equipe Alpine para continuar na temporada de 2026 da Fórmula 1.
A Alpine confirmou nesta sexta-feira (07) a renovação do argentino Franco Colapinto para a temporada 2026 da Fórmula 1, mantendo o jovem piloto ao lado de Pierre Gasly, que tem contrato até o fim de 2028.
O piloto, nascido na região metropolitana de Buenos Aires, foi contratado pela Alpine em janeiro como piloto reserva, antes de ser promovido como titular no lugar de Jack Doohan a partir do GP da Emilia Romagna, em Ímola, em maio.
Colapinto teve um início difícil na Alpine entrando no meio da temporada, em um momento em que o A525 não era competitivo e a equipe já havia interrompido o desenvolvimento do carro para se concentrar no carro de 2026, como parte da grande mudança regulatória que a F1 enfrentará. A própria Alpine passará a utilizar motores Mercedes, com a Renault desistindo de seu programa de unidades de potência.
Inicialmente, o piloto de 22 anos teve dificuldades para acompanhar Gasly - que está em sua oitava temporada completa na categoria - especialmente no início dos finais de semana. No entanto, Colapinto demonstrou progresso ao longo do ano, especialmente a partir da Hungria, estando empatado em 4 a 4 nas sessões de qualificação com o francês e, nas corridas, esteve sempre no mesmo nível ou acima dele.
Franco Colapinto, Alpine
Foto de: Sam Bagnall / Sutton Images via Getty Images
"Sou muito grato a Flavio e toda a equipe por acreditarem em mim para guiar a equipe no futuro", disse Colapinto. "Desde que estreei na F1, eu sabia, dadas as circunstâncias, que seria difícil manter minha vaga. Foi uma estrada muito longa e dura, e estou muito orgulhoso de pilotar por essa equipe em 2026 junto com Pierre, que tem sido um ótimo companheiro e uma pessoa que posso aprender muito".
"Finalmente, é muito especial fazer o anúncio aqui no Brasil. Estando muito próximo da minha Argentina e um evento que é como uma corrida de casa para mim, eu tenho muito apoio aqui. Ter tantos fãs nesta jornada comigo, é por isso que corremos e, no próximo ano, com um reinício na F1, podemos dar a cada pessoa que torce por nós algo para torcer e celebrar. Vamos Alpine!".
"Eu estou acompanhando o progresso de Franco em seu período na F1 e sempre acreditei que ele tem as qualidades certas e o potencial para se tornar um piloto de ponta, que pode crescer com a equipe", disse Flavio Briatore. "Nossa decisão de seguir com ele para 2026 é uma indicação clara de nosso compromisso e forte apoio com Franco, em seu desenvolvimento como piloto".
"Tem sido um ano difícil para toda a equipe, e não tem sido o cenário mais fácil para performar, mas, tanto Franco quanto Pierre deram o melhor de si para colocarmos na melhor posição possível para o próximo ano. Com essa dupla, temos uma boa mistura de experiência, velocidade e talento que nos ajudarão a evoluir, dando aos fãs algo para torcer no próximo ano".
A confirmação de Colapinto para 2026 marcará a primeira vez que o argentino poderá se preparar para uma temporada completa na F1 desde o início, tendo feito sua estreia em 2024 no GP da Itália com a Williams, substituindo Logan Sargeant.
A Alpine decidiu sacrificar o desempenho este ano para concentrar todos os seus recursos no carro da próxima temporada, na esperança de aproveitar ao máximo os novos regulamentos técnicos do chassi que entrarão em vigor. Além disso, no que também será uma mudança regulamentar para os motores, a equipe deixará de fabricar suas próprias unidades de potência e passará a usar a Mercedes a partir de 2026.
Embora a Alpine esteja a caminho de terminar em último lugar no campeonato de construtores de 2025, a equipe liderada por Flavio Briatore espera recuperar a competitividade no próximo ano, o que será uma grande oportunidade para a Colapinto.
Antes da próxima etapa da F1, o GP do São Paulo, que será realizado no circuito de Interlagos, Colapinto acumula 23 provas disputadas e pretende terminar o ano como o terceiro argentino com mais corridas na história, atrás apenas de Carlos Reutemann (146) e Juan Manuel Fangio (51).
O anúncio deve fazer a festa dos torcedores argentinos, que estão presentes aos milhares no GP de São Paulo deste fim de semana, assim como em 2024.
A equipe do Motorsport.com está em peso em Interlagos e traz a melhor cobertura do GP de São Paulo de F1. Não perca nosso conteúdo aqui no site, nas redes sociais e também na Motorsport.tv Brasil no YouTube.
VERSTAPPEN vai REINAR em SP? Vem CHUVA? Hamilton, BORTOLETO e tudo da F1 pré-Interlagos | BOTECO F1
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.