Recomendado para você

F1: "Não vou chorar se eu não ganhar o campeonato", brinca Verstappen

F1: "Não vou chorar se eu não ganhar o campeonato", brinca Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: "Não vou chorar se eu não ganhar o campeonato", brinca Verstappen
F1: Vettel elogia coragem de Norris e comenta apoio ao britânico nos bastidores

F1: Vettel elogia coragem de Norris e comenta apoio ao britânico nos bastidores

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Vettel elogia coragem de Norris e comenta apoio ao britânico nos bastidores
F1: Brawn exibe confiança em Hamilton e coloca pressão na Ferrari para 2026

F1: Brawn exibe confiança em Hamilton e coloca pressão na Ferrari para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Brawn exibe confiança em Hamilton e coloca pressão na Ferrari para 2026
Matheus Comparatto enaltece participação no Porsche Junior Programme Shoot-out

Matheus Comparatto enaltece participação no Porsche Junior Programme Shoot-out

Porsche Cup
Porsche Cup
Matheus Comparatto enaltece participação no Porsche Junior Programme Shoot-out
Porsche Cup: Após a final em Interlagos, confira todos os campeões da temporada 2025

Porsche Cup: Após a final em Interlagos, confira todos os campeões da temporada 2025

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Após a final em Interlagos, confira todos os campeões da temporada 2025
Mitsubishi Cup: Com cinco Eclipses e nove duplas, Accert assina o maior grid da equipe em 2025

Mitsubishi Cup: Com cinco Eclipses e nove duplas, Accert assina o maior grid da equipe em 2025

Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup: Com cinco Eclipses e nove duplas, Accert assina o maior grid da equipe em 2025
Accert Competições / Atvos Bioracing anuncia nova dupla para a última etapa da Mitsubishi Cup 2025

Accert Competições / Atvos Bioracing anuncia nova dupla para a última etapa da Mitsubishi Cup 2025

Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup
Accert Competições / Atvos Bioracing anuncia nova dupla para a última etapa da Mitsubishi Cup 2025
Accert Competições vai para o tudo ou nada atrás da taça da Mitsubishi Cup 2025

Accert Competições vai para o tudo ou nada atrás da taça da Mitsubishi Cup 2025

Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup
Accert Competições vai para o tudo ou nada atrás da taça da Mitsubishi Cup 2025

F1: Após críticas à punição "branda" de Hamilton, Masi diz que penalizações não devem considerar consequências de incidentes

Diretor de provas da F1 diz que isso foi acordado há muitos anos com F1, FIA e chefes de equipe, defendendo a independência dos comissários

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, climbs from his damaged car after crashing out on the opening lap

Para muitos, a punição de dez segundos que Lewis Hamilton tomou pelo toque com Max Verstappen no GP da Grã-Bretanha não reflete a gravidade do acidente, sendo muito branda. Mas o diretor de provas da Fórmula 1, Michael Masi, defendeu que um princípio fundamental do trabalho dos comissários é não levar em consideração a consequência de um acidente na hora de distribuir punições.

Para a frustração de Verstappen e da Red Bull, Hamilton conseguiu contornar a punição e vencer a corrida, passando Charles Leclerc a duas voltas do fim, reduzindo drasticamente a vantagem dos rivais no Mundial.

Leia também:

Masi destacou que os comissários não podem levar em consideração o fato de que Verstappen abandonou e que Hamilton continuou na prova, nem qualquer impacto na luta pelo título. Ele também reforçou que os chefes de equipe estiveram presentes na discussão e concordaram quando foi sugerido que esse é o melhor caminho a ser tomado.

"Acho que uma das coisas principais é que esse é um padrão usado há muitos, muitos anos. E isso veio através de discussões antes do meu tempo, com todas as equipes, a FIA e a F1, e os chefes foram bem claros, que as consequências de um incidente não podem ser consideradas".

"Então quando eles julgam um incidente, eles analisam apenas o próprio incidente e seus méritos, não o que acontece depois e suas consequências. E isso é algo que os comissários fazem há muitos anos".

"E isso foi recomendado de todos os lados. Estou falando de envolvimento das equipes e mais. Então esse é o modo que os comissários julgam, porque se levarmos em consideração as consequências, há muitas variáveis, em vez de apenas julgar os méritos do incidente".

A direção da Red Bull deixou claro que, para eles, Hamilton teve uma punição branda, com Helmut Marko pedindo que o britânico seja suspenso por uma corrida.

Perguntado sobre as reclamações da equipe austríaca, Masi disse: "Eu acho que se você olhar com essa base, você nunca vai encontrar uma punição que cubra algo do tipo".

"Se você olhar para aquela circunstância em particular, é por isso que volto há alguns anos, quando as equipes e seus chefes tomaram uma decisão clara de que eles não querem que as consequências sejam levadas em consideração. Eles quiseram que isso fosse analisado com base no incidente".

"Eu entendo completamente essa perspectiva e acho que essa é a visão geral que existe entre os comissários, de não olhar as consequências".

Masi disse que não vê necessidade dos comissários explicarem em detalhes suas decisões ao público.

Perguntado sobre uma comparação com a situação que o futebol vive atualmente com o VAR, ele disse que o processo é bem mais complexo.

"Acho que você tem vários analistas de TV por aí com muita experiência, ex-pilotos, que colocarão sua perspectiva. E os comissários olham para absolutamente tudo que eles têm a disposição".

"E diferente de um processo de VAR, que é feito em menos de 30 segundos, no máximo um minuto, os comissários são instruídos a levar o tempo necessário para avaliar qualquer elemento possível do incidente em questão".

"Então, por esse ponto de vista, os comissários precisam seguir como um judiciário independente. E não acho que eles devem ser pressionados. Eles precisam tomar o tempo necessário para analisar tudo com base nos méritos".

F1: Verstappen DETONA "DESRESPEITOSO" Hamilton, que REBATE: "NÃO tenho que me DESCULPAR"

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #118: Quais 'passagens de bastão' mais emblemáticas da F1?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Honda diz que motor de Verstappen pode não ter muitos danos
Próximo artigo F1 - Marko: "Mortais comuns não sobreviveriam ao acidente de Verstappen"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros