Após Bernie afirmar que título de Hamilton na F1 2008 "foi roubado", Massa diz que entraria na justiça por causa do Crashgate

"Falei sobre isso na época com os advogados da Ferrari em Maranello e eles me disseram que não havia nada que pudessem fazer. Não havia chance de vencer"

Felipe Massa, Scuderia Ferrari, Bernie Ecclestone

Foto de: XPB Images

Vice-campeão da Fórmula 1 pela FerrariFelipe Massa revelou no Bahrein, onde se disputou a primeira etapa da categoria em 2023 neste fim de semana, que cogitou entrar na justiça para 'reclamar' o título que acabou com o britânico Lewis Hamilton, então piloto da McLaren, em 2008.

O editor recomenda:

A fala do brasileiro vem após o britânico Bernie Ecclestone, ex-chefão da elite global do esporte a motor, admitir que sabia do 'Crashgate', realizado no GP de Singapura de 2008 para beneficiar o piloto espanhol da Renault Fernando Alonso, antes mesmo de o escândalo vir à tona.

O 'esquema' com participação do brasileiro Nelsinho Piquet e orquestrado pelo chefe italiano da Renault, Flavio Briatore, acabou prejudicando Massa no campeonato, que acabou vencido por Hamilton na última curva da corrida final, em Interlagos. A diferença entre eles foi de só 1 ponto.

Felipe Massa após vencer o GP do Brasil de 2008

Felipe Massa após vencer o GP do Brasil de 2008

“Naquela época, havia uma regra de que a classificação do campeonato era intocável após a cerimônia de premiação da FIA no final do ano. Então, Hamilton foi presenteado com a taça e estava tudo bem”, disse o inglês de 92 anos, para o qual Massa foi "roubado", ao F1-Insider.

O escândalo de Singapura-2008 acabou divulgado só em 2009, de modo que o chefão da categoria e o então presidente da FIA -- o britânico Max Mosley, que também sabia do caso antes de o 'Crashgate' vir à tona -- alegadamente não poderiam fazer nada, segundo Ecclestone. 

Lewis Hamilton, McLaren MP4-23 Mercedes, Felipe Massa, Ferrari F2008

Lewis Hamilton, McLaren MP4-23 Mercedes, Felipe Massa, Ferrari F2008

Photo by: Motorsport Images

“Bernie poderia ter dito tudo isso antes, não agora", reagiu Massa em entrevista ao Corriere della Sera neste fim de semana, no Bahrein. “Mas eu sempre disse que isso era inaceitável", seguiu o brasileiro ao jornal italiano.

"Falei sobre isso na época com a Ferrari e com os advogados da equipe em Maranello e eles me disseram que não havia nada que pudessem fazer. Não havia chance de vencer", explicou o brasileiro.

“Mas sempre pensei, e ainda penso hoje, que, se eu tivesse contratado advogados por conta própria e apresentado um caso, o resultado teria sido diferente”, ponderou Felipe, que também foi questionado sobre se pretende tomar uma providência sobre isso após as falas recentes de Bernie.

"O que mudaria agora?”, questionou o ex-Ferrari. “A história deveria ter sido resolvida assim que se tornou conhecida, com os métodos corretos de justiça. Em outros esportes, títulos foram revogados quando coisas como essa foram descobertas. Por que não na F1?”, completou Massa.

Bernie Ecclestone

Bernie Ecclestone

Drive to Survive: erros e acertos da 5ª temporada da série da F1. Cadê Interlagos e Vettel?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: Ferrari renovada, Mercedes melhor e Red Bull bem? Que F1 teremos em 2023?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior VÍDEO: Stroll compartilha trajetória de recuperação 'recorde' após acidente de bicicleta
Próximo artigo F1 - Ralf Schumacher vê possíveis problemas entre Alonso e Stroll: chefe da Aston Martin não terá "tarefa fácil"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil