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F1: Austin pode servir como 'laboratório de testes' para estratégias de pneus

Escolha de compostos da Pirelli pode mexer com fim de semana: C3 e C4 serão médio e macio, mas C1 será o duro; altas temperaturas e formato de sprint acrescentam outras incógnitas ao gerenciamento

Pirelli tyres

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Após a etapa de Miami no início de maio, a Fórmula 1 retorna aos Estados Unidos, em Austin. Pode-se esperar um fim de semana intenso no Circuito das Américas, com a luta pelo Mundial ainda aberta e a expectativa pelas surpresas que o fim de semana pode reservar.

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Inaugurada em 2012, a pista texana está se tornando um clássico no calendário, sendo uma das poucas capazes de conquistar pilotos e fãs, graças à  variedade técnica e ao charme das curvas inspiradas em circuitos históricos.

Neste ano, no entanto, o foco não será apenas o layout ou a atmosfera americana. De fato, a Pirelli optou por introduzir um novo composto, aumentando a diferença entre o pneu mais duro e o par médio-macio. Uma decisão projetada para aumentar o espetáculo e multiplicar as soluções estratégicas, transformando Austin em um verdadeiro laboratório tático para as equipes.

Charles Leclerc, Ferrari SF-24

Charles Leclerc, Ferrari SF-24

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Não é nenhum mistério que a fabricante italiana esteja procurando expandir as opções estratégicas para as equipes, em um contexto em que os GPs estão tendendo cada vez mais para apenas uma parada. Na verdade, os times estão buscando manter um ritmo constante para permanecer na pista e defender a preciosa posição na pista. Mesmo quando a Pirelli oferece compostos mais macios, as equipes preferem adaptar o ritmo para evitar uma segunda parada, a ponto de tornar mais conveniente permanecer na pista.

É por isso que, depois de Spa, a mudança de composto também será testada em Austin. Em comparação com o ano passado, a mudança diz respeito principalmente ao pneu mais duro: o C1 toma o lugar do C2, sendo um passo mais rígido para permitir stints mais longos, enquanto o médio e o macio permanecem inalterados, com o C3 e o C4 como opções mais macias.

Na Bélgica, o mau tempo impediu que os efeitos dessa escolha fossem totalmente avaliados, mas no Texas o cenário será bem diferente, de maneira que o GP pode se tornar o primeiro teste real para entender se essa filosofia pode realmente possibilitar cenários táticos mais variados. A previsão é de altas temperaturas, até mesmo acima de 30°C, um fator que pode acentuar a degradação e tornar o gerenciamento dos pneus ainda mais decisivo.

Set di pneumatici Pirelli medi e duri utilizzati dalla McLaren

Jogos de pneus médios e duros da Pirelli usados pela McLaren

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

No papel, a maior diferença de desempenho entre o duro e o médio abre dois cenários. Aqueles que optarem pelo C1, mais lento, mas muito sólido, poderão tentar a corrida com apenas um pit stop, combinando-o com o C3. Por outro lado, aqueles que se concentrarem na velocidade absoluta com os pneus médios e macios provavelmente terão de contar com dois pit stops, apesar do progresso do C4 em termos de resistência à degradação já demonstrado em outros GPs.

O formato sprint também complicará os cálculos, o que reduz o tempo disponível nos treinos livres e limita a coleta de dados tanto em voltas rápidas quanto em corridas. Um fator desconhecido que pode tornar o fim de semana ainda mais imprevisível, com as equipes forçadas a confiar nos dados "históricos" e nos dados da sprint para intervir na configuração quando o parque fechado for reaberto.

O Circuito das Américas é um mosaico de curvas que lembram algumas das características mais famosas da F1: desde a sequência de estilo Maggots-Becketts de Silverstone até lembranças de Suzuka, Hockenheim e até mesmo do Istanbul Park. Sua assinatura mais icônica, no entanto, continua sendo a subida de 41 metros logo após a largada, levando a uma primeira curva cega e inclinada, uma das mais interessantes do campeonato e um terreno ideal para tentativas de ultrapassagem.

A variedade da pista exige carros versáteis, capazes de expressar a velocidade máxima nas retas, mas também estabilidade e precisão nas seções mais movimentadas. As tensões nos pneus são distribuídas igualmente entre a dianteira e a traseira, mas as tensões laterais geradas por curvas rápidas e mudanças rápidas de direção prevalecem. Isso já fica evidente no início da volta, onde, no passado, especialmente com borracha mais macia e ventos fortes, foram observados movimentos dos pneus que reduziam a aderência.

A degradação é principalmente de natureza térmica e é acentuada pelas temperaturas texanas, que podem ultrapassar os 30°C em outubro, como aconteceu no ano passado. Não se deve esquecer o recapeamento parcial em 2022, que tornou a superfície mais uniforme e menos acidentada do que no passado, um detalhe que pode afetar o gerenciamento dos pneus na corrida. No entanto, o fato é que o asfalto em Austin continua irregular, afetando também as escolhas das equipes em termos de distância do solo.

Com o calor, o novo pacote de compostos e o formato sprint, Austin deve oferecer um fim de semana cheio de variáveis. Resta saber se a escolha da Pirelli realmente favorecerá estratégias diferenciadas ou se, pelo contrário, as equipes convergirão rapidamente para a solução mais cautelosa.

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