Chefe de equipe da Mercedes na Fórmula 1, Toto Wolff admite que todo seu staff se sente "machucado" depois do pesadelo no sensacional GP da Alemanha (relembre por que a corrida foi tão boa em galeria especial no fim desta matéria), mas insiste que a escuderia vai aprender com a experiência.
A Mercedes teve um domingo desastroso, com Lewis Hamilton terminando em 11º na pista depois de um acidente, um pit stop atrapalhado, uma punição por entrar errado no pitlane e uma rodada da qual teve a sorte de se recuperar. Apenas as penalidades para os pilotos da Alfa Romeo permitiram-lhe o nono lugar, rendendo dois pontos. Já Valtteri Bottas bateu no final da corrida em Hockenheim e jogou fora a chance de se aproximar do companheiro.
"Eu acho que todo mundo está muito machucado", comentou Wolff sobre a prova germânica, em que a Mercedes ‘comemorou’ 125 anos. “É justo estar machucado agora. Mas estes são os dias que nos tornam mais fortes. São os dias em que você analisa e examina mais do que você fez”.
“Porque você nunca vai para casa e pensa: 'Por que a gente ganhou?'. Mas quando perde, você vai para casa e pensa: ‘Por que diabos perdemos?’. E esta certamente será a discussão que teremos. Estamos unidos na dor, assim como estamos quando vencemos”, disse o austríaco.
Perguntado se a prova Hockenheim foi seu ponto ‘mais baixo’ como chefe de equipe, Wolff disse: “Você tem que lembrar que vencemos muitas corridas, não sei quantas, 80 ou 90 corridas e cinco campeonatos. E é por isso que a dor é muito mais intensa de perder do que a alegria de vencer. Mas é isso”.
“É o pior momento que tive? Bem, posso dizer que talvez o tempo tenha jogado contra nós hoje e não somos 100% chefes de nosso próprio destino. Talvez na Áustria, no ano passado, quando tivemos um abandono duplo, nos sentimos pior. Mas no momento é muito amargo”.
Wolff disse que nenhum dos problemas da equipe pode ser atribuído às atualizações aerodinâmicas para a etapa da Alemanha. “Não, acho que a atualização funcionou e podemos ver isso nos dados. Há certamente coisas para aprender, como afinar o carro com toda atualização principal, e talvez nós precisamos ajustar coisas. Mas isso não teve impacto no resultado da corrida, o carro foi muito rápido no começo, mas tudo correu contra nós”.
GALERIA: Por que o GP da Alemanha ficará na história da Fórmula 1
Sob chuva, a corrida precisou de quatro voltas de formação até que o safety car saísse da pista para a largada parada
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Assim como no GP da Áustria, Verstappen largou mal e perdeu posições, caindo para quarto, atrás de Kimi Raikkonen
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
As Ferraris largaram muito bem: Vettel saiu de 20º para 14º e Leclerc saiu de 10º para 6º
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Logo na segunda volta, o primeiro safety car: Sergio Pérez rodou e bateu com a Racing Point, prenunciando outros acidentes
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
Na volta 22, após muito dilema em relação à pista secando, veio a primeira aposta: Kevin Magnussen colocou pneu macio e abriu a janela de trocas para compostos 'de seco'
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Verstappen também arriscou com os médios, mas rodou depois de sair dos boxes e voltou para os intermediários
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Algumas voltas depois, foi a vez de Leclerc: ele colocou os pneus macios, mas a aposta foi em vão, como se vê na escapada acima
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Escorregou...
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
escorregou...
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
e bateu.
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Tristeza para Leclerc, que brigava pelo pódio
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Hamilton seguiu os passos do monegasco, mas teve mais sorte
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Hamilton escorregou...
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
escorregou...
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
e...
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
bateu.
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
O inglês quebrou a asa dianteira
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Ele ainda conseguiu voltar à corrida
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Atravessou a pista
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
E entrou nos pits pelo lugar errado. A infração rendeu gancho, que acabou não fazendo diferença. Mas a batida fez: Hamilton liderava, mas caiu para o meio do bolo
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Na parada, a Mercedes se atrapalhou completamente e fez Hamilton perder muito tempo. Cena rara de se ver na equipe prata, que levou 50s3 para trocar o bico e os pneus
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Nico Hulkenberg teve um destino mais triste e sucumbiu à chuva na corrida de seu país
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Hulk teve seu fim na mesma curva que Leclerc
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
O carro da Renault escorregou...
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
e...
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Tristeza para o alemão
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
O safety car de Hulk 'estabilizou' a prova por um tempo, mas não muito tempo: seis voltas depois, Lance Stroll voltou às apostas e colocou pneus macios. A troca se mostrou certa e todos repetiram, promovendo Stroll a uma breve liderança. Kvyat seguiu a tônica e foi rápido para aparecer à frente
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Hamilton demorou, mas voltou aos pneus slick, só que voltou a errar: rodou novamente, mas não bateu. Desta vez, porém, o prejuízo foi maior, com o inglês caindo para último e tendo que remar de volta
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
No fim da prova, mais uma decepção para a Mercedes: em perseguição a Stroll, Bottas errou e bateu na curva 1, abandonando a corrida
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Quem aproveitou foi Sebastian Vettel, que apareceu no fim em grande corrida de recuperação para chegar em segundo, ultrapassando Kvyat e Stroll para delírio da torcida
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Verstappen venceu de forma triunfal
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Sétima vitória do holandês, único a quebrar a hegemonia da Mercedes na temporada
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Delírio da torcida do piloto, que 'invadiu' Hockenheim
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Vettel saiu de último para chegar em segundo em seu país
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Vettel com Kvyat, que levou a Toro Rosso ao pódio pela segunda vez na história da equipe na F1. A primeira tinha sido justamente com Vettel, que venceu o GP da Itália de 2008
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Chefe da Honda e engenheiro da Toro Rosso celebram ida de Kvyat ao pódio
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
Kvyat comemora com Verstappen, que o 'rebaixou' para a Toro Rosso em 2016
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Kvyat e Kelly Piquet tiveram filha no sábado, o que torna o russo genro de Nelson Piquet
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Do outro lado da zona de pontuação, Kubica se aproveitou de punição à dupla da Alfa Romeo e conquistou o primeiro ponto da Williams no ano
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
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