F1: Como está o mercado após notícias de Gasly, de Vries e Ricciardo?
Próxima temporada ainda tem duas pendências quanto a pilotos, uma na Williams e outra na Haas
Com o novo regulamento da Fórmula 1, as equipes têm buscado estabilidade por meio da manutenção da dupla de pilotos. Para a temporada de 2022, sete duplas permaneceram inalteradas (antes da guerra Rússia vs Ucrânia), com a chegada de apenas um novato, Zhou Guanyu.
E, na realidade, a maioria das mudanças dentro das duplas resultou de uma única decisão: a escolha da Mercedes de promover George Russell, que resultou na liberação de um assento na Williams (ocupado agora por Alex Albon) e levou Valtteri Bottas para a Alfa Romeo que também renovou completamente seus pilotos dispensando os serviços de Antonio Giovinazzi e com a aposentadoria de Kimi Räikkönen.
O retorno de Kevin Magnussen à Haas foi ditado pela situação geopolítica, que viu Nikita Mazepin ser afastado da equipe americana. Para 2023, o mercado também parecia estar caminhando para uma situação bastante estável, devido à falta de vagas disponíveis nas principais equipes, mas os anúncios em rápida sucessão viraram as coisas de cabeça para baixo.
Primeiro foi a aposentadoria do tetracampeão mundial Sebastian Vettel, depois sua substituição por Fernando Alonso na Aston Martin, o espanhol surpreendeu ao falhar na Alpine apesar das negociações bem avançadas para estender seu contrato.
A equipe francesa foi rápida em anunciar um substituto, que era ninguém menos que Oscar Piastri, piloto reserva cujo acordo parecia prever que ele assumisse um possível assento vindo a ser liberado na Alpine.
No entanto, o australiano assinou contrato com a McLaren, que liberou Daniel Ricciardo. Portanto, é necessário que a equipe de Enstone encontre um substituto para Fernando Alonso, enquanto a McLaren alinhará Lando Norris e Piastri em 2023.
No começo de outubro, as negociações da AlphaTauri com Nyck de Vries (a opção Colton Herta foi fechada) para depois liberar Pierre Gasly para a Alpine na vaga de Alonso se confirmaram. O time de Faenza também já havia estendido o contrato do Yuki Tsunoda até 2023, com a Williams confirmando o fim do ciclo com Nicholas Latifi ao fim da temporada de 2022.
Agora, a 'bola da vez' do mercado é justamente a vaga do time de Grove, com o norte-americano Logan Sargeant, piloto da Fórmula 2 e membro da academia da Williams, bem cotado. Outra opção é Schumacher, que deve ser dispensado pela Haas.
Na equipe dos Estados Unidos, o 'pole position' para ser companheiro de Magnussen, já confirmado para 2023, é o alemão Nico Hulkenberg. O veterano, porém, tem a concorrência principalmente do italiano Antonio Giovinazzi. Enquanto isso, Ricciardo já confirmou que não estará no grid em 2023.
Veja como está a situação de equipes e pilotos para 2023 até agora:
Equipe | Fornecedora de motor | Pilotos confirmados | Contrato expira em: | Pilotos cogitados |
---|---|---|---|---|
Red Bull | Red Bull |
Max Verstappen Sergio Pérez |
2028 2024 |
|
Ferrari | Ferrari |
Charles Leclerc Carlos Sainz |
2024 2024 |
|
Mercedes | Mercedes |
Lewis Hamilton George Russell |
2023 ? |
|
Alpine | Renault |
Esteban Ocon Pierre Gasly |
2024 Multianual |
|
McLaren | Mercedes |
Lando Norris Oscar Piastri |
2025 2024 |
|
Alfa Romeo | Ferrari |
Valtteri Bottas Zhou Guanyu |
? | |
Haas | Ferrari |
Kevin Magnussen ? |
? |
Antonio Giovinazzi Nico Hülkenberg Pietro Fittipaldi Mick Schumacher |
AlphaTauri | Red Bull |
Nyck de Vries Yuki Tsunoda |
2023 |
|
Aston Martin | Mercedes |
Fernando Alonso Lance Stroll |
Multianual ? |
|
Williams | Mercedes |
Alexander Albon ? |
Logan Sargeant Mick Schumacher Antonio Giovinazzi Jack Aitken Jack Doohan |
Verstappen SE LIVRA DE PUNIÇÃO após 'BLOQUEAR' Norris no Japão; Max POLE e pode ser bi da F1 domingo
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura durante nossos programas. Não perca!
Podcast Motorsport.com debate se GPs de rua têm de ser revistas na F1 após Singapura
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.