F1 - Confiabilidade volta a preocupar Verstappen e Red Bull: "Não é o melhor modo de começar o fim de semana"
Problemas do holandês na sexta fizeram Pérez afirmar que Red Bull deve enfrentar corrida às cegas, devido à falta de dados de telemetria de um dos carros
Max Verstappen teve uma sexta-feira decepcionante em Miami. O atual campeão da Fórmula 1 fez apenas algumas voltas devido a problemas com o RB18, que sofre com as altas temperaturas. A Red Bull chegou a substituir a caixa de câmbio, mas depois surgiu um outro problema, agora hidráulico, que causou um incêndio, o que levanta novas preocupações sobre confiabilidade.
O começo de fim de semana do holandês vem após um fim de semana perfeito em Ímola, quando dominou e conquistou todos os pontos disponíveis.
Em uma nova pista, onde cada volta é preciosa para a aclimatação dos pilotos e coleta de dados pelos engenheiros, Verstappen passou praticamente todo o TL2 nos boxes. Mais cedo, ele teve problemas de superaquecimento do câmbio, substituído pela equipe para a segunda sessão.
I meccanici della Red Bull al lavoro sul cestello dei freni che ha preso fuoco nelle libere di ieri
Photo by: Giorgio Piola
A operação foi concluída a tempo de liberá-lo para o TL2 mas, assim que saiu dos boxes, ele imediatamente comunicou via rádio que não conseguia virar o volante. Após algumas curvas, a situação se agravou, devido a um vazamento hidráulico que fez com que o sistema de frenagem travasse, criando um incêndio no freio traseiro esquerdo.
"Durante todo o dia, completei quatro ou cinco voltas rápidas", disse. "Não é a melhor maneira de começar um fim de semana de GP em pista nova. Vou tentar recuperar o atraso, mas há procedimentos que temos que trabalhar. Vou falar com a equipe, mas poderíamos ter feito muito mais hoje".
Red Bull Racing RB18, dettaglio del fondo smontato
Photo by: Giorgio Piola
Com Verstappen fora do jogo, o programa da Red Bull acabou ficando nas costas de Sergio Pérez, que terminou o dia em terceiro, a dois décimos de George Russell. Nas simulações de corrida, encurtadas devido a mais uma bandeira vermelha causada por Latifi, Pérez teve um bom ritmo, ficando um pouco à frente de Leclerc.
Sergio Perez, Red Bull Racing RB18, riparte dopo un testacoda
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
Mas os imprevistos não permitiram que a Red Bull tivesse uma imagem clara da ordem de forças do grid, como confirmado por Pérez.
"Não conseguimos ter todos os dados habitualmente disponíveis. Vamos enfrentar a corrida de forma mais cega que o habitual, mas não creio que seremos os únicos".
Sergio Perez, Red Bull Racing, nella conferenza stampa dei piloti
Photo by: Motorsport Images
No entanto, a Red Bull parece tem um bom potencial geral e, no momento, para além do desempenho, o que preocupa novamente os engenheiros é a confiabilidade.
Pela primeira vez desde o começo do ano passado, Verstappen não parecia feliz com o longo tempo nos boxes. Mas o que importa são os pontos em disputa no domingo. Só que, para vencer a corrida, é preciso completar as 57 voltas sem imprevistos.
VÍDEO: Qual equipe é a favorita para o GP de Miami da F1?
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST - Russell surpreende e lidera em Miami; Verstappen com problemas e Sainz bate
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.