Recomendado para você

Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda

Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda
"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP
Clerot é 6º e Fefo Barrichello é 29º no primeiro dia de testes da F3 em Barcelona

Clerot é 6º e Fefo Barrichello é 29º no primeiro dia de testes da F3 em Barcelona

F3
F3
Monza
Clerot é 6º e Fefo Barrichello é 29º no primeiro dia de testes da F3 em Barcelona
F1 - Susie Wolff comenta 'caso Horner': "Foi uma verdadeira vergonha"

F1 - Susie Wolff comenta 'caso Horner': "Foi uma verdadeira vergonha"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Susie Wolff comenta 'caso Horner': "Foi uma verdadeira vergonha"
Após a confirmação de Russell e Antonelli, veja como está grid da F1 2026, com quatro vagas ainda em aberto

Após a confirmação de Russell e Antonelli, veja como está grid da F1 2026, com quatro vagas ainda em aberto

Fórmula 1
Fórmula 1
Após a confirmação de Russell e Antonelli, veja como está grid da F1 2026, com quatro vagas ainda em aberto
Por que os rádios não substituíram os pitboards durante uma corrida de F1?

Por que os rádios não substituíram os pitboards durante uma corrida de F1?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
Por que os rádios não substituíram os pitboards durante uma corrida de F1?
Ocon 'abre o coração' sobre infância difícil para alcançar sonho da F1

Ocon 'abre o coração' sobre infância difícil para alcançar sonho da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Ocon 'abre o coração' sobre infância difícil para alcançar sonho da F1
Quanto os pilotos desembolsam para participar de um TL1 na F1? Julgamento Palou-McLaren revela números

Quanto os pilotos desembolsam para participar de um TL1 na F1? Julgamento Palou-McLaren revela números

Fórmula 1
Fórmula 1
Quanto os pilotos desembolsam para participar de um TL1 na F1? Julgamento Palou-McLaren revela números

F1: Domenicali garante que não houve pressão comercial para começar GP da Bélgica

Stefano Domenicali negou que houvesse qualquer pressão comercial por trás da decisão de garantir que o GP da Bélgica fosse oficialmente considerado uma corrida

The Safety Car Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, and George Russell, Williams FW43B

Após um longo atraso devido às condições de chuva, o GP da Bélgica finalmente começou atrás do safety car, mas foi interrompido após apenas três voltas. Isso foi o suficiente para garantir que metade dos pontos do Campeonato Mundial pudessem ser atribuídos.

Algumas pessoas sugeriram que a F1 queria que a corrida começasse oficialmente, a fim de garantir que o acordo comercial com o promotor da prova fosse cumprido e, portanto, o valor total pago.

Leia também:

No entanto, quando questionado pelo Motorsport.com se caso não houvesse corrida teria um impactado negativo no negócio, Domenicali negou que fosse esse o caso.

“Não, não, no final do dia”, disse ele. “É por isso que, quando ouço que houve alguma discussão comercial por trás disso, não é totalmente verdade, porque quando estamos falando sobre corrida, há responsabilidade, é um processo claro e essas coisas não estão conectadas de forma alguma.”

Questionado se a F1 teria recebido sua taxa total sem uma corrida, ele acrescentou: “Com certeza. É por isso que eu disse para considerar que algo relacionado a um acordo comercial está errado. ”

Domenicali disse que apoiou totalmente as decisões tomadas pelo diretor de prova da FIA, Michael Masi, em esperar por uma brecha no mal tempo e, em seguida, interromper a corrida logo após seu início oficial.

“Para os fãs, é claro, é uma pena, porque é algo que todos querem ver, uma corrida de verdade”, disse ele. “Mas acho que as decisões tomadas pela direção de corrida foram absolutamente corretas."

“Havia o desejo e a vontade de fazer a corrida. E assim que tive a informação, fui acompanhando qual era a situação ali, surgiu uma janela de possível melhora do tempo para tentar fazer a corrida."

“Então, assim que reiniciamos, o tempo piorou novamente tornando impossível a realização da prova. Apesar da decepção para todos, acho que em termos de gestão, foi a coisa certa a fazer."

Questionado se ele tinha uma mensagem para os fãs que pagaram pelos ingressos, ele disse: “A mensagem é clara, que infelizmente não temos controle do tempo. Duas voltas ou nenhuma volta, o ingresso já estava pago."

“Então, não é um problema de voltas. Era o ponto de tentar fazer a corrida. Acho que a direção de prova tentou fazer o máximo para isso. Então, como eu disse, não é um problema de voltas ou não, são condições realmente infelizes."

“Você precisa considerar a segurança para todos, e isso é o mais importante. Como eu disse, o primeiro a ficar desapontado sou eu, porque adoro correr, mas sempre há condições em que você não consegue. ”

Domencali sugeriu que a F1 trabalharia com o promotor para ver o que poderia ser feito pelos fãs desapontados. Depois do GP dos Estados Unidos de 2005 - quando problemas com pneus Michelin significaram que apenas seis carros partiram - os fãs receberam reembolso, com o apoio da empresa de pneus.

Lewis Hamilton está entre aqueles que pediram um processo semelhante para acompanhar o evento do Spa.

“É algo que [podemos discutir] junto com o organizador”, disse Domencali. “Não somos nós que estamos lançando os ingressos. Algum sinal de atenção poderia ser feito, então é algo como um gesto de atenção, em termos de qual será a recompensa em certas ocasiões."

“Infelizmente a corrida não aconteceu. Você pode pagar a passagem e é o que é. No final das contas, com certeza, o organizador, junto com a gente, vai levar em consideração a atenção, o máximo de atenção aos torcedor, com certeza. ”

Ele acrescentou: “Acho que haverá ideias nas quais eles já estão pensando, considerando o que aconteceu este ano”.

Domenicali também confirmou que teria sido impossível disputar a corrida na segunda-feira, uma prática comum nas corridas dos Estados Unidos quando chove em eventos ovais.

“Não por logística, por vários motivos, você não pode agendar a corrida para o dia seguinte por muitas coisas, relacionadas a disponibilidade de comissários, disponibilidade de outras coisas.

“Isso foi considerado, é claro, mas não é possível. Com os promotores tudo fica muito perto, eles seguiram o processo de decisão, então não estão de fora ”.

F1 AO VIVO - FIASCO NA BÉLGICA: tudo sobre a corrida que NÃO ACONTECEU em Spa; Rico Penteado analisa

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

TELEMETRIA: Quem vai se dar bem na segunda metade da temporada de 2020 da F1?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Como uma corrida de uma volta conta pontos para o campeonato mundial
Próximo artigo F1 : Hamilton desabafa no Instagram após realização do GP da Bélgica

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros