Recomendado para você

F1 AO VIVO: Acompanhe o TL1 do GP de Abu Dhabi em Tempo Real

F1 AO VIVO: Acompanhe o TL1 do GP de Abu Dhabi em Tempo Real

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 AO VIVO: Acompanhe o TL1 do GP de Abu Dhabi em Tempo Real
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Geral
Geral
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

IMSA
IMSA
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

F1: Engenheiros da Williams queriam remover toda pintura do carro para reduzir peso

Apesar de não ter sido aprovada pelo departamento de marketing, as duas áreas chegaram a um meio termo que já é notável há algumas corridas

Alex Albon, Williams FW44

O sobrepeso dos carros de 2022 tem sido um tópico quente neste começo de temporada da Fórmula 1. E em meio à busca para reduzir o peso do FW44 para melhorar sua performance, os chefes de engenharia da Williams foram atrás do departamento de marketing do time com uma pergunta curiosa: se seria possível remover toda a pintura do carro.

Nas últimas corridas, o time britânico vem removendo pintura do FW44, com o primeiro estágio aparecendo na Austrália e novas mudanças em Ímola. Essas modificações, com objetivo de reduzir o peso do carro, resultaram em partes do carro como o bico, carenagem e sidepods trocando o azul pelo preto da fibra de carbono.

Leia também:

O pedido da engenharia para reduzir o peso do carro ao modificar a pintura teve que ser aprovada pelo departamento de marketing da Williams, para garantir que isso não impactasse a exposição dos patrocinadores.

Dave Robson, chefe de performance da Williams, disse que seus engenheiros chegaram ao ponto de questionar se seria possível remover toda a pintura do carro.

"Claro, sem dúvidas", disse rindo quando questionado se essa ideia foi discutida. Mas enquanto uma remoção total da pintura não chegou a ser aprovada, ele diz entender o porquê, com a equipe precisando manter alguma coisa de identidade.

"É uma questão da engenharia encontrar um meio termo com o marketing não? Todos queremos que o carro seja lindo, o que é parte do esporte. E não é apenas a questão da pintura, já que isso dá o tom à toda a marca, o que é importante".

"Certamente é um meio termo. O carro precisa ter alguma personalidade visível. Mas, ao mesmo tempo, é de interesse dos patrocinadores torná-lo o mais rápido possível".

A Williams não é a única equipe a reduzir o peso do carro para se aproximar do mínimo determinado pela F1.

Williams FW44  side detail

Williams FW44 side detail

Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images

Aston Martin, Red Bull McLaren também removeram pintura de certas áreas do carro para reduzir o peso. Mas com praticamente todo o grid sofrendo com isso, há uma discussão que sugere que a F1 possa ter errado no peso mínimo deste ano.

"Acho que sabíamos há algum tempo que seria muito difícil chegar ao peso mínimo. Além disso, com a complexidade do teto orçamentário, particularmente para as equipes maiores, como que se atinge isso?".

"Até certo ponto é um número levemente arbitrário, porque se a FIA determina o peso mínimo em 500kg, é algo que ninguém jamais conseguirá atingir, então depende do que nós como esporte entendemos o propósito desse número".

"Se a vasta maioria das equipes, ou todas menos uma, está nessa posição de agora, é válido dizer que, para o esporte, é melhor aumentar esse número. Mas eu absolutamente entendo isso. Se há uma equipe que não precisa desse aumento, claro que eles não concordariam com isso".

Enquanto Robson não revelou exatamente o quão acima do peso da Williams está mesmo após as mudanças na pintura, ele deixou claro que essas mudanças são "significativas". E apesar de todas as equipes estarem trabalhando em formas de reduzir o peso, ele não acha que a Williams estará em uma posição de retornar com a pintura mais tarde no ano.

"O esquema de pintura vai um pouco além de uma decisão pura de engenharia, mas imagino que deve seguir assim, porque seria caro e demandaria tempo encontrar outras formas de reduzir o peso. Se estamos felizes com o visual do carro agora, é melhor gastar esse orçamento em outras coisas que tornarão o carro mais rápido".

“MINI-MÔNACO” e pista INCOMUM que “PERDOA ERROS”: a MIAMI que a F1 vai encontrar, por ANDRÉ DUEK

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #176 – A ‘americanização’ da F1 vai contra o DNA da categoria?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Ex-engenheiro da Mercedes explica problemas vividos pela equipe com W13
Próximo artigo Conheça o Autódromo Internacional de Miami, palco do GP de F1 (e sua falsa marina)

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros