F1: Entenda o que mudou no ritmo da Aston Martin que custou desempenho de corrida
A equipe de Fórmula 1 da Aston Martin indicou algumas pistas sobre a diferença entre seu desempenho na classificação e na corrida, depois de reverter as tendências do ano passado
A Aston Martin saiu voando no ano passado, com Fernando Alonso marcando seis pódios nos primeiros oito GPs de Fórmula 1em um carro que tinha uma performance melhor nas corridas, do que nas classificações.
Ainda em 2023, equipe teve dificuldade para manter o desenvolvimento do carro de 2023 em comparação com os rivais. A equipe foi a quinta no campeonato dos construtores.
Esse quadro não mudou muito durante após as férias da categoria, com a Aston Martin parecendo ser a quinta equipe mais rápida nas duas primeiras etapas de 2024, no Bahrein e na Arábia Saudita.
A regressão da Aston talvez se deva mais ao fato de a Mercedes e, principalmente, a Ferrari terem melhorado seu desempenho nas corridas do que a qualquer coisa que a equipe de Silverstone tenha feito de errado, enquanto a McLaren simplesmente realizou grandes melhorias na segunda metade de 2023.
Mas o que ficou evidente é que o AMR24 deste ano parece ser capaz de enfrentar seus rivais diretos na classificação, apenas para cair na corrida, o que é o oposto do quadro do ano passado.
"No Bahrein, fomos definitivamente mais rápidos em uma volta, comparando o ritmo de corrida. Há uma tendência, parece que este ano estamos tendo dificuldades nas corridas longas, no ritmo de corrida", disse Alonso após a classificação para o GP da Arábia Saudita.
Alonso terminou em quinto, logo atrás de Oscar Piastri, da McLaren, mas comentou que "ainda perdemos dois ou três décimos comparando a Mercedes e a McLaren, talvez um pouco mais comparando a Red Bull e a Ferrari, enquanto na classificação parecemos bem próximos".
Oscar Piastri, McLaren MCL38, Fernando Alonso, Aston Martin AMR24
Falando antes da corrida de Jeddah, o diretor de desempenho da Aston, Tom McCullough, disse que a equipe ainda estava investigando por que o equilíbrio entre o ritmo de classificação e de corrida havia mudado, mas ofereceu algumas pistas que foram posteriormente confirmadas na corrida.
"Historicamente, tendemos a correr forte e achamos a classificação um pouco mais difícil. As características desse carro são bem diferentes para nós em termos aerodinâmicos", respondeu McCullough quando o Motorsport.com lhe perguntou sobre a discrepância entre o ritmo apresentado nas sessões.
"Estamos aprendendo a tirar o máximo proveito do carro. Neste fim de semana, fizemos a estratégia de tentar melhorar as corridas longas e não nos preocuparmos muito com a classificação, com o foco da engenharia de tentar ter um bom carro cuidando dos pneus traseiros na corrida, e vamos ver como nos classificamos com ele."
Mas, além da otimização do novo pacote e da definição de um compromisso de altura de carro entre cargas de combustível baixas e altas, um fator por trás da forma relativamente melhor de classificação da Aston foi um grande esforço para melhorar a eficiência de seu sistema de redução de arrasto depois de ver o quanto a Red Bull ganhou com seu design.
Como o uso do DRS é livre nos treinos classificatórios e tanto o circuito de Bahrein quanto o de Corniche, em Jeddah, têm três zonas desse tipo, qualquer melhoria é extremamente benéfica em uma volta.
O AMR24 foi cerca de 19 km/h mais rápido nas retas com o DRS aberto em Jeddah e mais de 20 km/h mais rápido no Bahrein, enquanto no ano passado a diferença estava entre 12 e 15 km/h, o que o coloca mais em linha com o que estão fazendo equipes como a Red Bull e a Ferrari.
"A eficiência do carro, o botão do DRS, é algo em que trabalhamos muito no ano passado, pois vimos como a Red Bull era forte. Muitas pessoas deram uma boa olhada nisso, tentando chegar a uma solução que, quando você aperta o botão do DRS, você perde muito mais arrasto.", explicou McCullough.
"Essa é uma das razões pelas quais nos classificamos bem, temos um botão DRS muito forte. Eu estava observando a diferença entre a classificação do ano passado e a deste ano, com direção e velocidade do vento praticamente idênticas, e a diferença era muito grande. Ganhamos muito tempo de volta com isso."
O resultado encorajador de Alonso na corrida parece confirmar que, apesar de uma corrida em posição de pista com opções estratégicas limitadas, as escolhas de configuração para a corrida da Aston valeram a pena.
Mas o verdadeiro teste para a equipe de Silverstone será se ela conseguirá fazer o que não conseguiu em 2023 e manter o ritmo na corrida de desenvolvimento fora da pista.
"Voltamos a adotar uma filosofia diferente com o carro este ano em termos aerodinâmicos, para tentar nos dar essa plataforma para continuarmos nos desenvolvendo", revelou McCullough.
"No momento, estamos na fase em que podemos nos desenvolver bem com nossas ferramentas de desenvolvimento, portanto, trata-se de colocar essas peças na pista o mais rápido possível, esperando que o desenvolvimento continue. Esse lado está muito bom, mas, como eu sempre digo, é um jogo relativo. Queremos continuar nos esforçando, melhorando o carro e nos aproximando da frente do grid.", encerrou McCullogh.
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