F1: Equipe da Ásia anuncia intenção de entrar no grid entre 2025 e 2026; saiba mais
LKY SUNZ teria apoio financeira de patrocinadores da região e também de um fundo de investimentos norte-americano
Em meio ao interesse de Andretti e Hitech Grand Prix de entrar no grid da Fórmula 1 num futuro próximo, a elite global do esporte a motor agora é 'alvo' de uma nova postulante ao ingresso no grid da categoria máxima do automobilismo entre 2025 e 2026. Trata-se da asiática LKY SUNZ, que, através de comunicado de imprensa, diz ter o apoio financeiro do fundo de investimentos norte-americano 'Legends Advocates Sports Group', além de outros patrocinadores da Ásia.
De acordo com o comunicado, a equipe vai submeter uma 'inscrição formal' para entrar na F1 à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) nos próximos dias, antes do encerramento do prazo oficial. Quem está à frente do projeto é Benjamin Durand, que já esteve envolvido em outra escuderia que tentou entrar na F1: no caso, a Panthera Team Asia. Os outros 'cofundadores' são Andrew Pyrah, diretor comercial, e Paul Fleming, presidente, também envolvidos com a Panthera.
O nome LKY SUNZ vem de 'lucky' (sortudo em inglês) e 'Sunz', que é referente a 'suns' (sóis em inglês), significando um "aceno à herança asiática da equipe", pelo fato de o astro central do sistema solar ser visto primeiro na Ásia no planeta Terra.
De todo modo, a ideia é centralizar as operações da equipe na Europa. No entanto, há também o objetivo de construir um “complexo fabril de última geração movido a energia verde” no sudeste da Ásia.
Durand explicou: “Estamos entusiasmados em ver nossos investidores compartilharem nossa visão de fundir a cultura jovem e a das corridas para criar um time que revolucionará a F1. A popularidade do esporte cresceu exponencialmente e todas as atuais partes interessadas na F1 são responsáveis por isso, mas nosso princípio orientador é trazer algo diferente para o esporte para atrair novos públicos".
“Por ser a única equipe operando fora dos corredores tradicionais da F1 e desenvolvendo programas sob medida para atrair talentos de comunidades subrepresentadas, podemos trazer uma diversidade de pensamento ainda não vista na F1. É claro que pretendemos ser competitivos na pista, mas também nos comprometemos a entreter os fãs fora dela", seguiu Durand, que também é o 'porta-voz' da empreitada da LKY SUNZ.
"Para apoiar nossos planos, já contratamos uma equipe impressionante de executivos do automobilismo, além de especialistas da indústria da música e do entretenimento, mentes criativas que ajudarão a dar vida a essa visão”, completou.
O prazo atual para propostas de 'Manifestação de Interesse' a serem submetidas à FIA está fixado no dia 15 de maio, com um prazo de 30 de junho em vigor para propostas formais mais elaboradas a serem submetidas ao órgão.
Equipes que tentam entrar na F1
No começo do ano, a norte-americana Andretti deixou claras suas ambições de entrar na F1 ao anunciar uma parceria com a General Motors através da marca Cadillac. Além disso, há a Hitech GP, cuja intenção de entrada na F1 está sendo operada sob a bandeira da organização britânica 'H26'.
Há ainda, um projeto apoiado por Craig Pollock, ex-empresário de Jacques Villeneuve, campeão da F1 em 1997 pela Williams. O executivo britânico também se aliou ao canadense na BAR (British American Racing), equipe que entrou no grid no fim dos anos 1990 e acabou virando a Honda. A iniciativa se chama 'Formula Equal' (algo como 'fórmula igualitária') e conta com o apoio de um país da região do Golfo, que deve ser a Arábia Saudita.
Ayrton Senna: 60 fatos e feitos do tricampeão mundial de F1
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #227 - Quem tem mais a ganhar e a perder após 'miniférias' da F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.