F1: Ferrari admite atraso no processo de recuperação da equipe

Escuderia italiana entende que atraso na contratação de um novo pessoal "de primeira linha" para se juntar ao time expôs o quão longo poderá ser o caminho para a recuperação

Laurent Mekies, Racing Director, Scuderia Ferrari, on the pit wall

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

A Ferrari vem enfrentando uma temporada 2023 da Fórmula 1 muito difícil até agora, com Charles Leclerc e Carlos Sainz lutando com a inconsistência do SF-23, o que o tornou um carro especialmente difícil de pilotar nas corridas.

Leia também:

A situação também não foi ajudada pela saída de algumas pessoas importantes, incluindo o chefe de conceito de veículos, David Sanchez, que vai para a McLaren. Além disso, o diretor desportivo Laurent Mekies deixará o cargo no final deste ano para se transferir para a AlphaTauri.

O novo chefe da equipe, Fred Vasseur, está se esforçando para mudar a situação da Ferrari, e uma grande atualização recente introduzida no GP da Espanha parece ter ajudado a entregar um carro mais consistente que pode lutar ainda mais.

Mas, com ele bem ciente de que passos maiores são necessários se a equipe quiser desafiar regularmente a Red Bull, Vasseur disse que a escuderia precisa recrutar de outro lugar para tentar acelerar sua recuperação.

Falando à mídia selecionada, incluindo o Motorsport.com no GP do Canadá, Vasseur admitiu que as coisas não foram ajudadas pelo fato de que as atuais cláusulas de 'espera' nos contratos da F1 significam que pode levar anos até que uma equipe como a Ferrari possa esperar novas contratações.

“O problema na F1 é a inércia”, explicou. “Por um lado, parecemos muito ágeis. Mudamos as coisas e, da noite para o dia, às vezes você tem um problema e pode corrigi-lo de uma corrida para outra. Mas a realidade do nosso negócio é que, quando você quer pilotar um pouco o barco, não somos mais ágeis. Sabemos que, se queremos recrutar, não estamos falando em dias, estamos falando em anos."

“Contratei um cara importante há algumas semanas para entrar em 2025. Ele só trabalhará no carro em 2025 e 2026. Parece uma longa espera. Mas, por outro lado, se não fizer, vai ser ainda pior daqui a seis meses. Você tem que aceitar como um básico da F1. Se você parar em um estágio, significa que vai adiar ainda mais o progresso.”

Frederic Vasseur, Team Principal and General Manager, Scuderia Ferrari

Frederic Vasseur, Team Principal and General Manager, Scuderia Ferrari

Photo by: Ferrari

Vasseur se recusou a identificar o indivíduo, nem a equipe de onde vinha, para ajudar a evitar uma 'confusão' para eles no período intermediário. Mas, embora Vasseur tenha algumas frustrações de longo prazo por ter que esperar tanto tempo pela equipe principal, ele ainda vê potencial para progredir no carro atual.

“Nunca vou desistir dessa porque para nós consertar é a melhor forma de entender e evitar o erro. Com certeza, quando você está desenvolvendo, está tentando desenvolver diferentes áreas e está tentando fazer um trabalho melhor no carro. Mas acho que o problema que temos não é uma questão de detalhes.”

Vasseur acredita, no entanto, que a equipe está progredindo com seu carro, graças às mudanças introduzidas na Espanha, produzindo uma plataforma mais estável.

“Estamos desenvolvendo o carro nessa direção para tentar obter consistência e ter algo um pouco mais fácil de pilotar”, disse ele. “Passo a passo, estamos indo na direção certa.”

E, embora cauteloso em ler muito sobre o desempenho em uma pista única como Montreal, Vasseur disse que havia alguns sinais encorajadores sobre como a Ferrari se saiu contra a Aston Martin em trechos da corrida em que usaram o mesmo pneu.

“No último stint, tínhamos os mesmos pneus do [Fernando] Alonso, com quase o mesmo número de voltas. Foi mais ou menos um segundo em 30 voltas."

Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se já há como comparar Verstappen e Senna na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Ocon garante: "Lutaria pelo campeonato se estivesse no mesmo carro que Verstappen"
Próximo artigo F1: Button critica "inconsistência" de Pérez e já crava Verstappen tricampeão

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil