F1: Ferrari minimiza vantagem sobre McLaren nos construtores e acredita que rival segue forte

Equipes disputam terceiro lugar de equipes na atual temporada e escuderia de Maranello ultrapassou a histórica rival após GP do México

Carlos Sainz Jr., Ferrari SF21, Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M, and Charles Leclerc, Ferrari SF21

Carlos Sainz Jr., Ferrari SF21, Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M, and Charles Leclerc, Ferrari SF21

Mark Sutton / Motorsport Images

O piloto da Ferrari, Charles Leclerc, acredita que a batalha acirrada pelo terceiro lugar com a McLaren no campeonato de construtores da Fórmula 1 terá como vencedora a equipe que cometer menos erros e Carlos Sainz ainda vê a rival como uma ameaça. Desde que fez a dobradinha no GP da Itália em setembro, a equipe britânica viu sua vantagem se afrouxar enquanto a escuderia de Maranello subia.

Impulsionada por um sistema híbrido atualizado em sua unidade de potência, os italianos superaram a adversária de Woking em cada uma das últimas três corridas, transformando um déficit de 17,5 pontos em uma vantagem de 13,5 após a corrida no México. Sua dupla terminou em quinto e sexto, enquanto a McLaren marcou apenas um único ponto com Lando Norris.

Leia também:

Apesar da melhora da Ferrari, Leclerc acha que a velocidade pode não ser o fator decisivo na luta: "Dependerá de qual equipe cometerá menos erros, porque somos muito, muito parecidos".

"Pode haver corridas em que estaremos um pouco à frente e outras em que eles estarão melhor, mas não acho que isso fará diferença. Creio que aquele que não cometer grandes erros vencerá, e acho que o México foi um bom exemplo disso. Conseguimos somar alguns pontos, o que acho que é um momento importante para o terceiro lugar no campeonato."

O chefe da McLaren, Andreas Seidl, sentiu que o revés do México não era motivo para a McLaren desanimar na batalha contra a Ferrari e reiterou que dias difíceis podem facilmente virar ao contrário.

Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M, Valtteri Bottas, Mercedes W12

Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M, Valtteri Bottas, Mercedes W12

Photo by: Charles Coates / Motorsport Images

"O mais importante é aceitar que dias como no México podem acontecer nas corridas, fazem parte do esporte", disse Seidl. "Ao mesmo tempo, pode ser com o seu concorrente. Portanto, não há motivo para desistir dessa luta. É importante seguir em frente. Felizmente há outro GP logo no próximo fim de semana, e então podemos tentar contra-atacar."

"É claro que é uma decepção marcar apenas um ponto, o que é um grande golpe nos construtores, mas novamente, o mesmo pode acontecer com nossos rivais. Nós apenas temos que manter o foco em nós mesmos e garantir que continuemos pontuando de forma consistente."

As condições de alta altitude no México fizeram as equipes executar seus pacotes aerodinâmicos de alto downforce, e Seidl reconheceu que a McLaren estava "atrasada em comparação à Ferrari". Ele acrescentou que é "muito difícil prever" qual das quatro pistas restantes pode ser mais adequada para sua equipe do que para a adversária.

"Existem muitos fatores que desempenham um papel: temperaturas, seleção de pneus, nível de força aerodinâmica e características da pista, obviamente", disse o chefe de Woking. "Já vimos isso muitas vezes este ano, que era difícil de prever e pode ser diferente do que todos esperavam."

Carlos Sainz ecoou os pensamentos de Seidl, acreditando que a batalha pelo terceiro lugar permaneceria "muito equilibrada" até o final da temporada: "Você tem um exemplo do México: na Curva 1, Daniel estava à nossa frente e isso é um fato."

"A McLaren está no bolo em todos os fins de semana. Eles têm seus pontos fortes, como largadas muito boas e um carro que é muito bom em curvas de alta velocidade. Portanto, assim que formos para pistas mais favoráveis ​​a eles, como Monza ou Sochi, onde estavam quilômetros à frente, será difícil vencê-los."

"O que esta nova unidade de força nos permitiu é nos mantermos na disputa em todos os circuitos e fazer uma boa luta, que no momento estamos executando muito bem e finalmente nos colocamos à frente no campeonato", concluiu.

F1 2021: Hamilton 'SE DESCULPA' com Bottas, Alonso usa Verstappen para 'CUTUCAR' hepta e + do GP | RETA FINAL

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #142: Verstappen e Hamilton vão bater como Senna e Prost?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior VÍDEO: Band simula pit stops nas ruas de São Paulo para divulgar cobertura de GP no Brasil
Próximo artigo F1: McLaren diz que "não há razão para desistir" de terceiro lugar de construtores

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil