Fórmula 1 GP do México

F1: FIA avalia se palavrões de Leclerc na coletiva do México serão investigados

Piloto se desculpou inúmeras vezes e a regulamentadora está levando isso em consideração

Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 3rd position, waves at the crowds

Charles Leclerc fez o uso de palavrões durante a coletiva de imprensa após o GP do México e a FIA, mais uma vez, avalia se deve investigar e, talvez, punir o piloto de Fórmula 1.

Importante lembrar que Max Verstappen recebeu uma penalização e deverá cumprir serviços comunitários após xingamentos no GP de Singapura, o que levou o holandês a boicotar as coletivas da FIA.

Leia também:

Essas investigações são parte de uma iniciativa da FIA para evitar que seus funcionários sejam alvo de 'abusos' - muitas vezes por parte de grandes torcidas partidárias de pilotos famosos.

No entanto, isso foi interpretado como uma repressão à expressão dos pilotos após os comentários do presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, em uma entrevista à Motorsport.com.

No caso de Leclerc, perguntaram a ele: "o que você disse a si mesmo quando trouxe o carro de volta?" depois de terminar em terceiro na corrida da Cidade do México, vencida por seu companheiro de equipe Carlos Sainz.

O comentário se referia ao momento em que ele quase bateu sua Ferrari na curva Peraltada, na frente de Lando Norris, da McLaren. Foi neste momento que a resposta de Leclerc incluiu um palavrão:

"Eu tive uma ultrapassagem e, quando me recuperei dessa ultrapassagem, tive uma ultrapassagem do outro lado e então pensei: 'porra'".

Em seguida, ele acrescentou: "Oh, desculpe! Oh, não, oh não! Não quero me juntar ao Max!"

Após a coletiva de imprensa, Leclerc conversou longamente com o delegado de mídia da FIA, onde ficou entendido que o piloto novamente se desculpou e entendeu o motivo da discussão.

Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, on the grid

Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, no grid

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Assim como no caso de Verstappen, seus comentários podem ser considerados uma violação do Artigo 12.2.1k do Código Esportivo Internacional da FIA.

A regra estabelece que é uma ofensa emitir "quaisquer palavras, atos ou escritos que tenham causado dano moral ou prejuízo à FIA, seus órgãos, seus membros ou seus diretores executivos e, de modo mais geral, ao interesse do automobilismo e aos valores defendidos pela FIA".

Após a coletiva de imprensa, o Motorsport.com apurou que o delegado de mídia da FIA teve que relatar o incidente aos dirigentes esportivos da entidade e aos administradores da reunião.

Eles agora estão discutindo a possibilidade de abrir uma investigação formal sobre os comentários de Leclerc - semelhante à forma como os incidentes de corrida são primeiramente observados pelos oficiais de controle de corrida antes de serem passados para os comissários.

Não está claro até o momento quando isso será decidido, mas no GP de Abu Dhabi de 2023, os chefes de equipe da Mercedes e da Ferrari, Toto Wolff e Fred Vasseur, foram investigados por xingamentos na conferência de imprensa dos diretores de equipe do evento de Las Vegas na semana anterior.

Portanto, a FIA poderia esperar até o GP do Brasil do próximo fim de semana para anunciar uma investigação.

Isso se ela chegar a esse ponto, porque o Motorsport.com apurou que as várias desculpas de Leclerc já estão sendo levadas em consideração na questão.

SAINZ PASSEIA no MÉXICO; VERSTAPPEN ‘PUNIDAÇO’ e NORRIS TIRA DIFERENÇA no campeonato

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Max FAVORECIDO? Norris JÁ ERA? Ferrari MIRANDO TÍTULO e a F1 pós-EUA, com ANDRÉ NEGRÃO | WEC e Stock

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Alex Kalinauckas
Fórmula 1
Charles Leclerc
Ferrari
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Lawson se desculpa por mostrar dedo do meio a Pérez no México
Próximo artigo GP de São Paulo de F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à etapa brasileira de Interlagos, com Porsche e F4

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros