F1 - Formato de sprint autônoma avança, mas Horner diverge sobre execução em Baku: "Absolutamente ridículo"
Planos de um sábado 'autônomo' deram um passo à frente depois da reunião do CEO da categoria com chefes de equipe, mas há quem discorde
A temporada 2023 da Fórmula 1 é a terceira da categoria com as corridas sprints, mas elas estão longe de ser unanimidades. Para este ano, a ideia da FIA é introduzir um modelo mais 'autônomo' já a partir do GP do Azerbaijão, em Baku.
A ideia do CEO da categoria, Stefano Domenicali, é tornar o sábado independente do GP principal no domingo: ou seja, ter a classificação para sprint pela manhã e a corrida à tarde. Em reunião com as equipes, o próximo passo foi dado para a introdução desse 'experimento.'
Contudo, nem todos estão 100% de acordo com as corridas curtas. Baku é o primeiro dos seis eventos de sprint no cronograma de 2023 e ocorre em um momento em que as equipes ainda estão construindo seus estoques de peças sobressalentes e introduzindo peças atualizadas e, em alguns casos, completando novos pacotes que terão 'oferta' limitada.
O fato de outra corrida de rua vir logo depois do evento em Baku, coloca ainda mais pressão sobre as equipes para deixar o Azerbaijão com o mínimo de danos.
Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, George Russell, Mercedes W13, Lando Norris, McLaren MCL36
Photo by: Sam Bloxham / Motorsport Images
“A realidade é que é absolutamente ridículo fazer a primeira corrida de velocidade do ano em uma corrida de rua como o Azerbaijão”, disse Christian Horner quando questionado pelo Motorsport.com sobre o risco de danos. “Do ponto de vista do limite de custo, tudo o que você pode fazer é destruir seu carro. E custa muito dinheiro por lá. Portanto, uma corrida é suficiente em Baku."
Por outro lado, falando antes da reunião de domingo, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, disse que apoiava o formato autônomo se os detalhes pudessem ser acordados. “Acho que duas sessões de classificação por si só é algo ruim”, disse ele quando questionado pela Motorsport.com.
“Se mantivermos o formato atual, acho que não conseguiríamos fazer isso com a quilometragem do motor e acho que a Pirelli não tem pneus suficientes. Então, isso é algo que precisa ser resolvido.”
GIAFFONE opina: Verstappen não quer ter amigos e lembra Alonso, RBR vai 'liberar' Pérez
Podcast: Treinos que valem pontos? F1 vai 'longe demais' com entretenimento?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.