F1: Hamilton bate Verstappen em final insano após problema do holandês e vence GP do Bahrein
Primeira etapa da temporada 2021 foi marcada por diversas disputas, incluindo uma Mercedes x Red Bull muito aguardada pelos fãs

A Fórmula 1 abriu sua temporada 2021 em grande estilo. Em um GP do Bahrein marcado por muitas disputas na pista, inclusive uma Mercedes x Red Bull que os fãs aguardavam há anos, Lewis Hamilton levou a melhor após Max Verstappen ter um estranho problema no carro nas voltas finais, perdendo a ponta que havia recém-conquistado, conquistando um importante primeiro triunfo neste ano, que promete um luta mais acirrada pelo título.
Até aqui, Max Verstappen vinha como o grande nome do final de semana, liderando os três treinos livres e garantindo a pole position com uma volta voadora no sábado, 0s388 mais rápido que Hamilton.
Antes mesmo da largada, no meio da volta de apresentação, a Red Bull de Sergio Pérez simplesmente se apagou, com o mexicano parando na pista. O carro voltou a funcionar e ele conseguiu se encaminhar aos boxes para sair do pit lane. Mas isso fez com que a direção de prova abortasse a largada, dando mais uma volta de apresentação e reduzindo um giro do total da corrida.

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B Lewis Hamilton, Mercedes W12 and Valtteri Bottas, Mercedes W12
Photo by: Andy Hone / Motorsport Images
A primeira curva correu sem problemas, e Verstappen conseguiu abrir bem já na saída, enquanto Hamilton manteve o segundo lugar e Leclerc rapidamente passou Bottas, passando para terceiro. Mas as disputas duraram pouco. Mazepin perdeu o controle de sua Haas ainda nas primeiras curvas, batendo forte e forçando a entrada do safety car.

Nikita Mazepin, Haas VF-21, climbs out of his car after a crash on the opening lap
Photo by: Andy Hone / Motorsport Images
Na relargada, na quarta volta, Gasly passou a sofrer pressão da dupla da McLaren e acabou caindo para o fundo do grid após perder a asa dianteira em um toque com Ricciardo, enquanto Schumacher também perdeu o controle da Haas e acabou rodando, mas sem maiores problemas.
Verstappen começava a abrir e Hamilton era o único que conseguia chegar mais próximo da performance do holandês. Mesmo assim, em nove voltas, a diferença já era de 1s6, enquanto já abria outros quatro para Bottas. Um pouco mais atrás, Leclerc e as McLarens protagonizavam uma grande disputa pelo quarto lugar, com Norris levando a melhor.
Enquanto quem havia largado com pneus macios entrou nos boxes entre as voltas 12 e 17 para colocar médios, Hamilton, que largou de médios, colocou pneus duros para tentar seguir na pista até o final. No meio dessa janela de paradas, Pérez já se encontrava na quinta posição, logo atrás do heptacampeão.
Próximo à metade da corrida, Hamilton tinha quase cinco segundos de vantagem para Verstappen, que parou e colocou pneus médios de novo, obrigando-o a fazer uma nova parada. Mais atrás, Vettel, Alonso e Sainz tiveram uma grande disputa na pista valendo a oitava posição, com o piloto da Ferrari levando a melhor.
No início da 29ª volta de 56, Hamilton voltou aos boxes para colocar mais um jogo de pneus duros, voltando em terceiro, a 20s de Verstappen e a 15s de Bottas. Enquanto isso, Norris, Leclerc, Ricciardo, Pérez, Sainz, Raikkonen e Tsunoda completavam os dez primeiros. Pouco depois, Alonso passava a ser o segundo abandono do GP, com problemas nos freios.
Com a segunda parada de Hamilton, o heptacampeão foi baixando a diferença para Verstappen, chegando a 17 segundos na volta 36, sendo que a parada no Bahrein gira em torno de 23 segundos. Atrás, a briga pelo último ponto esquentou, com Russell, Raikkonen e Tsunoda e o piloto da AlphaTauri levando a melhor.
O holandês parou novamente na volta 40 de 56 e surpreendeu ao colocar pneus duros em vez de ficar mais na pista e colocar os compostos macios, voltando a cerca de oito segundos de Hamilton, mas rapidamente começou a diminuir a diferença. A dez voltas do fim, o heptacampeão ainda tinha quatro de vantagem.
Verstappen chegou a menos de um segundo graças a um erro de Hamilton, podendo abrir o DRS, a cinco voltas do fim, em uma das disputas mais aguardadas pelos fãs do esporte para este ano.
O holandês chegou a passar Hamilton, mas, na sequência, excedeu o limite de pista na curva quatro e logo entregou a posição novamente para o heptacampeão, que vence a primeira de 2021. Enquanto Verstappen terminou em segundo, Bottas fechou o pódio. Completando o top 10, Norris, Pérez, Leclerc, Ricciardo, Sainz, Stroll e Tsunoda.
Agora a F1 fica sem correr por dois finais de semana, retomando a ação apenas entre 16 e 18 de abril, com o GP da Emilia Romagna, em Ímola. No Motorsport.com você acompanha a melhor e mais completa cobertura do esporte a motor no país.
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | Pits | Abandono | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 44 | Mercedes | Mercedes | 56 | - | 2 | 25 | ||||
2 | 33 | Red Bull | Honda | 56 | 0.745 | 0.745 | 0.745 | 2 | 18 | ||
3 | 77 | Mercedes | Mercedes | 56 | 37.383 | 37.383 | 36.638 | 3 | 16 | ||
4 | 4 | McLaren | Mercedes | 56 | 46.466 | 46.466 | 9.083 | 2 | 12 | ||
5 | 11 | Red Bull | Honda | 56 | 52.047 | 52.047 | 5.581 | 3 | 10 | ||
6 | 16 | Ferrari | Ferrari | 56 | 59.090 | 59.090 | 7.043 | 2 | 8 | ||
7 | 3 | McLaren | Mercedes | 56 | 1'06.004 | 1'06.004 | 6.914 | 2 | 6 | ||
8 | 55 | Ferrari | Ferrari | 56 | 1'07.100 | 1'07.100 | 1.096 | 2 | 4 | ||
9 | 22 | AlphaTauri | Honda | 56 | 1'25.692 | 1'25.692 | 18.592 | 2 | 2 | ||
10 | 18 | Aston Martin | Mercedes | 56 | 1'26.713 | 1'26.713 | 1.021 | 2 | 1 | ||
11 | 7 | Alfa Romeo | Ferrari | 56 | 1'28.864 | 1'28.864 | 2.151 | 2 | |||
12 | 99 | Alfa Romeo | Ferrari | 55 | 1 lap | 2 | |||||
13 | 31 | Alpine | Renault | 55 | 1 lap | 2 | |||||
14 | 63 | Williams | Mercedes | 55 | 1 lap | 2 | |||||
15 | 5 | Aston Martin | Mercedes | 55 | 1 lap | 1 | |||||
16 | 47 | Haas | Ferrari | 55 | 1 lap | 2 | |||||
17 | 10 | AlphaTauri | Honda | 52 | 4 | Abandono | |||||
18 | 6 | Williams | Mercedes | 51 | 3 | Abandono | |||||
14 | Alpine | Renault | 32 | 3 | Abandono | ||||||
9 | Haas | Ferrari | 0 |
PÓDIO: Guerra de Hamilton e Verstappen e destaques do Bahrein com Rico Penteado e Felipe Motta
Parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil
Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!
PODCAST: Temporada 2021 marca nova era na cobertura do esporte a motor na TV?
.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.