F1: Imbróglio entre Leclerc e família Villeneuve sobre homenagem a Gilles é resolvido; entenda
Monegasco estava planejando corroer no GP do Canadá com um capacete especial em memória da lenda da Ferrari, mas a família criticou e o piloto voltou ao design original
Gilles Villeneuve obteve sua primeira vitória com a equipe italiana na primeira corrida de Fórmula 1 em Montreal, em 1978. Após a morte do lendário piloto da Ferrari no GP da Bélgica de 1982, o circuito de Montreal recebeu seu nome.
Charles Leclerc deveria correr neste fim de semana com um capacete com design especial em homenagem a Villeneuve. No entanto, esses planos fracassaram porque a família Villeneuve não está satisfeita com o design do capacete.
O repórter de F1 da Sky Sports, Ted Kravitz, foi o primeiro a levantar a questão, dizendo: "A Ferrari anunciou em um post no início da semana que Charles Leclerc usaria um capacete com design especial, uma espécie de design híbrido em homenagem a Gilles Villeneuve."
Tribute helmet of Charles Leclerc, Ferrari
Fotoğraf: Ferrari
"Fiquei sabendo agora que a família Villeneuve e Jacques Villeneuve não estão satisfeitos. Provavelmente não estão satisfeitos [com o logotipo da Ferrari no capacete] e acham que poderiam ter sido mais consultados sobre o design do capacete."
A Ferrari e Leclerc deram uma declaração ao Kravitz antes da terceira sessão de treinos. A declaração diz o seguinte: "Essa foi uma homenagem de boa vontade. Não era nossa intenção usar o design de Gilles Villeneuve para promover nossos patrocinadores. Pedimos desculpas à família Villeneuve e Charles voltou a usar seu capacete original para evitar piorar a situação."
Agora, Leclerc teve autorização da família para o uso do capacete. Os direitos de imagem de Villeneuve Sr. são controlados em nome da família pela irmã de Jacques, Melanie, e Leclerc telefonou na noite de sexta-feira para se desculpar por não ter alertado a família com antecedência.
Melanie e sua mãe, Joann, foram convidadas a estar nas instalações da Ferrari em Montreal no sábado e concordaram em deixar Leclerc usar o capacete, o que ele não fez até agora neste fim de semana.
"Charles foi muito gentil com relação a isso", disse Melanie ao Motorsport.com. "Não temos objeções. É uma bela homenagem."
Jacques enfatizou que a família ficou desapontada por não ter sido consultada com antecedência.
"Foi uma grande surpresa ver o capacete ontem, porque ninguém havia ligado para a família", disse ele ao Motorsport.com. "Minha mãe e minha irmã são as principais envolvidas nisso. Então, foi um grande choque."
"Quando Lewis [Hamilton] usou o capacete de Ayrton Senna, a família estava envolvida, obviamente, porque não é algo que você faz assim. Mas depois conversei com Charles e ele disse: 'Ah, desculpe, não pensei nisso'. Depois, acho que ele conversou com minha irmã e parece que está tudo bem."
"Então, foi apenas a maneira de fazer as coisas, você só precisa verificar com as pessoas envolvidas primeiro. Isso é tudo. Portanto, esse é outro grande problema. Mas isso foi feito sem que nenhum de nós soubesse, o que foi uma grande surpresa."
Jacques ressaltou que há questões comerciais relacionadas ao uso de designs de capacetes.
"As pessoas não percebem que é preciso pensar na marca registrada", disse ele. "Se você pegar uma marca e simplesmente vincular a qualquer coisa, terá os advogados dela nas suas costas."
"Isso é um pouco diferente, obviamente. Mas agora você tem uma foto do capacete do meu pai com patrocinadores que estão vinculados a esse capacete, que não deveriam estar lá. Portanto, essa é a pequena área conturbada."
"É por isso que você deve sempre verificar primeiro, discutir e fazer as coisas da maneira correta. E acho que tudo ficou claro."
VÍDEO: Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #234 – Aston, Ferrari ou Mercedes? Quem se garante como segunda força da F1 em 2023?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.