F1: Jos Verstappen volta a detonar Red Bull e dá conselho a Lawson
Pai do tetracampeão mundial não acredita em uma melhora do time austríaco, após segunda metade 2024 ruim
Assim como no início de 2024, o pai de Max Verstappen, Jos Verstappen, pintou um quadro sombrio das perspectivas da Red Bull na Fórmula 1. Desta vez, ele acredita que a saída de Adrian Newey contribui em grande medida para isso.
Embora, apesar das declarações de Jos Verstappen, a Red Bull não tenha desmoronado durante o ano de 2024, também deve ser reconhecido que pessoas importantes decidiram sair, incluindo Adrian Newey e o diretor esportivo Jonathan Wheatley – o primeiro para a Aston Martin, e este último para a Sauber.
Enquanto isso, o time caiu para o terceiro lugar na classificação de construtores, após o ano dominante de 2023, mas Max Verstappen ainda se tornou campeão mundial, e o fraco desempenho Sergio Pérez fez com que o mexicano dosse demitido, sendo seu lugar ocupado por Liam Lawson.
Portanto, houve mudanças na equipe austríaca, embora o chefe da equipe, Christian Horner, e o consultor Helmut Marko tenham permanecido em seus cargos. Jos Verstappen, por outro lado, não espera com otimismo pela temporada de 2025 devido à saída de Newey e à segunda metade de 2024.
"A Red Bull precisa construir um carro que seja mais previsível em todas as condições. Se olharmos para o segundo semestre de 2024, não podemos estar otimistas”, explicou Jos ao Express da Inglaterra.
“A Red Bull simplesmente não conseguiu tornar o carro consistentemente mais rápido, por que isso aconteceria este ano?” perguntou o ex-piloto de F1.
Questionado se ele achava que o declínio da Red Bull estava ligado à saída de Newey, ele disse: “Acho que sim. Quanto a Newey, o fato é que o carro não melhorou desde que ele deixou a equipe. Em particular, os desenvolvimentos já não funcionaram como planejado."
“Já falei o suficiente sobre isso porque o time corre o risco de desmoronar, vamos deixar por isso mesmo. Uma coisa é certa: a Red Bull tem uma grande tarefa pela frente em 2025”, acrescentou.
Questionado sobre o futuro do filho na equipe, Jos disse: "Tudo é possível. Ele pode ficar na Red Bull se achar que vale a pena. Seu objetivo ainda é vencer corridas. Se ele achar que isso não é mais possível na Red Bull, uma mudança não está fora de questão."
O holandês terá um novo companheiro de equipe este ano, com Liam Lawson tendo sido convocado para substituir Sergio Pérez após a demissão deste último no final da temporada passada.
Jos acredita que será impossível o neozelandês acompanhar Verstappen, pedindo que ele se concentre no desenvolvimento do carro em vez de tentar vencer a batalha interna.
"Ele não deve cometer o erro que cometi na Benetton em 1994 [com Michael Schumacher], tentando acompanhar Max a todo custo", disse Jos. "Ele deve fazer suas próprias coisas. Espero que ele tenha um estilo de pilotagem semelhante ao de Max, então eles podem melhorar o carro juntos."
BORTOLETO tem desempenho “EXCELENTE” em testes da SAUBER em Ímola; saiba TODOS os DETALHES
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com analisa o que Hamilton pode esperar na Ferrari
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.