F1: Lawson é considerado culpado pela federação mexicana por incidente com fiscais
Baseados nas imagens de bordo do piloto, os documentos indicam que o carro da Racing Bulls não reduziu a velocidade o suficiente sob dupla bandeira amarela
Ainda nas primeiras voltas do GP do México, depois do caos na largada da Fórmula 1, Liam Lawson foi protagonista de um momento que poderia ter terminado em um acidente bastante grave. Logo depois do início da corrida, o piloto da Racing Bulls precisou parar nos boxes para trocar a asa dianteira, no entanto, os fiscais de pista haviam recebido a ordem de entrarem na pista e retirarem os detritos.
Acontece que a ordem foi cancelada assim que foi constatado que o neozelandês estava nos boxes, porém, o piloto quase atropelou os marshalls e a própria FIA (Federação Internacional de Automobilismo) admitiu que estava estudando o que poderia ter dado de errado.
Agora, a federação mexicana de automobilismo declarou que a culpa pelo caso foi de Lawson, defendendo que o piloto não reduziu a velocidade o suficiente sob bandeira amarela dupla.
O incidente não foi investigado pelos comissários durante a corrida, indicando que Lawson estava seguindo todas as regras de velocidade.
A OMDAI Sport Mexico publicou um comunicado analisando o incidente, apoiando seu caso com uma descrição detalhada e evidências visuais, incluindo várias capturas de tela da câmera de bordo de Lawson.
"Ao analisar a sequência da câmera a bordo do carro, pode-se ver que o piloto Liam Lawson, ao se aproximar da Curva 1, começa a virar para tomar a linha de corrida, momento em que a presença dos fiscais de pista é claramente visível enquanto eles realizam seus procedimentos de intervenção para recolher os pedaços que foram deixados para trás como resultado do contato anterior", diz a declaração.
"A proximidade do carro com a área de trabalho mostra que os fiscais de pista ainda estavam ativos na área de risco, realizando tarefas de limpeza e segurança no circuito".
"As imagens mostram claramente que o piloto Liam Lawson mantém o ângulo do volante de seu carro ao entrar na Curva 1, sem alterar sua trajetória, embora os fiscais de pista estivessem atravessando a pista para retornar ao seu posto".
Liam Lawson, Equipe Racing Bulls
Foto de: Hector Vivas / Getty Images
"Essa ação ocorreu enquanto o pessoal ainda estava trabalhando na área, o que mostra que o piloto não interrompeu sua linha, apesar da presença óbvia de fiscais na pista".
Entrevistado pela mídia escrita após a corrida de domingo, Lawson admitiu ter levado um grande susto e classificou o incidente como "inaceitável".
"Sinceramente, eu não conseguia acreditar no que estava vendo", disse o neozelandês. "Cheguei à Curva 1 e havia dois caras correndo pela pista. E eu quase bati em um deles. Sinceramente, foi muito perigoso".
"Obviamente, houve um erro de comunicação em algum lugar, mas eu nunca tinha passado por isso antes, só vi isso no passado. É inaceitável".
Reportagem adicional de Filip Cleeren
NORRIS campeão? CHRISTIAN FITTIPALDI examina MAX x McLARENs, TRETAS pré-Brasil, BORTOLETO e R.CÂMARA
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.