F1: Lawson rebate federação mexicana após quase atropelar fiscais
Incidente com neozelandês ocorreu no GP do México de 2025 e a OMDAI Sport México o culpou pelo caso
Foto de: Hector Vivas / Getty Images
Liam Lawson ficou “muito surpreso” com a acusação da federação mexicana de automobilismo, que o culpou pelo incidente com os fiscais de pista durante o GP do México de Fórmula 1.
O piloto da Racing Bulls quase atropelou dois fiscais perto da Curva 3, depois que eles foram enviados para recolher destroços após uma largada confusa no Autódromo Hermanos Rodríguez.
Eles foram pegos de surpresa pela parada de Lawson, que precisava de uma nova asa dianteira após a batida com Carlos Sainz, o que deixou um espaço muito curto para que os comissários recolhessem os destroços com segurança.
O incidente está sendo investigado pela FIA, e o órgão mexicano rapidamente culpou Lawson - alegando que ele não reduziu a velocidade de forma suficiente sob as bandeiras amarelas duplas.
Também disseram que o piloto de 23 anos deveria ter visto os fiscais, mas a FIA respondeu afirmando que Lawson não é culpado e que a investigação ainda está em andamento.
Lawson falou sobre o assunto antes do GP de São Paulo deste fim de semana e, ao ser questionado sobre a federação mexicana culpando-o, disse: “Fiquei muito surpreso. Acho que a declaração da FIA foi muito clara e precisa. Não preciso dizer muito mais além do que foi colocado naquela declaração".
Liam Lawson, Racing Bulls Team
Foto por: James Sutton / LAT Images via Getty Images
“Obviamente, tudo que levou a isso foi analisado, o fato de que eles estavam lá, tudo que fiz no carro para obviamente reduzir a velocidade e evitá-los, e tomar uma linha completamente diferente da que tomei durante todo o fim de semana. Mas sim, fiquei extremamente surpreso. Ainda estou muito surpreso".
Lawson classificou o incidente como uma “falha de comunicação” e confirmou que a FIA pediu desculpas a ele naquela noite de domingo.
“Conversei com eles e agradeci muito por isso,” disse. “Entendo que estamos em um esporte com uma enorme quantidade de variáveis, e essas coisas, por mais que não possam acontecer novamente, não deveriam acontecer".
“Sempre há a possibilidade de algo assim, e obviamente o mais importante é que agora sejam tomadas medidas para evitar que isso aconteça. Então, não tive problema com nada disso. Foi só a declaração que saiu, tentando me acusar de algo".
O neozelandês abandonou o GP do México logo após o incidente, mas sua principal preocupação era que ele “quase acertou um deles”, e não o resultado ruim.
“Na hora, eu estava mais preocupado com o fato de que esses dois caras estavam correndo pela pista na minha frente,” disse ele.
“Naquele momento, eu não tinha ideia para que direção eles iriam correr, e tentei basicamente fazer o mínimo de mudanças de direção possível para que eles não se assustassem e mudassem de rumo. Então, naquele momento, era isso que eu estava pensando. De qualquer forma, tínhamos um carro muito danificado e isso não fez diferença na nossa corrida".
A equipe do Motorsport.com está em peso em Interlagos e trará a melhor cobertura do GP de São Paulo de F1. Não perca!
VERSTAPPEN vai REINAR em SP? Vem CHUVA? Hamilton, BORTOLETO e tudo da F1 pré-Interlagos | BOTECO F1
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.