Análise

F1: McLaren 2023 vai ser atrapalhada pela interrupção de um bom momento?

No fim de 2022, apesar da má fase de Ricciardo, equipe conseguiu prolongar batalha contra Alpine no campeonato de construtores. Intertemporada atrapalhará?

Cover "I Segreti delle F1 2022": McLaren MCL60

Foto de: Motorsport.com

Em 2023, além de disputar mais uma temporada da Fórmula 1, a McLaren celebra 60 anos de sua fundação por parte do piloto neozelandês Bruce McLaren, com o carro do próximo campeonato sendo chamado de MCL60 por causa do ano especial para o time britânico de Woking.

O editor recomenda:

Nesta segunda-feira, a equipe inglesa revelou o modelo de 2023 e também apresentou o novato australiano Oscar Piastri como novo companheiro do britânico Lando Norris. No comando da escuderia laranja, o italiano Andrea Stella substitui o alemão Andreas Seidl, agora CEO da Sauber.

Com isso, a temporada promete ser desafiadora para a McLaren, que busca retomar na F1 o posto de 'melhor do resto', conquistado em 2020, quando o time ficou no terceiro lugar. A equipe foi quarta em 2021, com o 'ressurgimento' da Ferrari, e depois quinta em 2022, perdendo para a Alpine.

McLaren MCL60

McLaren MCL60

Photo by: McLaren

Entretanto, apesar da involução na tabela de construtores nos últimos anos, o último campeonato teve bons momentos para a McLaren, que foi a única escuderia além de Red Bull, Ferrari e Mercedes a conquistar um pódio, alcançado por Norris em Ímola. 

O piloto inglês, aliás, conseguiu bons desempenhos mesmo com um carro que, segundo ele, não se adequava a seu estilo de pilotagem. De todo modo, Lando tem contrato com a escuderia até o fim de 2025. Um reconhecimento de sua capacidade de adaptação, que não se viu em Daniel Ricciardo.

De qualquer forma, o fato é que o veterano australiano -- responsável pela única vitória da McLaren na década, no GP da Itália de 2021 -- agora é passado. Uma história digna de lamentação para todos os lados envolvidos. Menos para Piastri, embora o jovem agora tenha o desafio de se provar na F1.

Oscar Piastri, McLaren

Oscar Piastri, McLaren

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

É uma missão ingrata, uma vez que a McLaren pagou caro para rescindir um contrato que ia até o fim de 2023 com Ricciardo. Por outro lado, contratou uma promessa a 'custo zero'. Oscar não é qualquer talento, tendo um currículo júnior talvez só equiparado pelo monegasco Charles Leclerc.

Além disso, a equipe aposta que, assim como Norris em 2019, Piastri também se adaptará rapidamente, conforme apontado à época por Seidl. Este, porém, representa maior preocupação para a escuderia, uma vez que o alemão foi um dos pilares do bom momento recente de Woking.

Andreas Seidl, Team Principal, McLaren

Andreas Seidl, Team Principal, McLaren

Photo by: Sam Bloxham / Motorsport Images

O alento é que o CEO norte-americano da McLaren, Zak Brown, já via a possibilidade de Seidl rumar para a Sauber, que se tornará Audi na F1 2026. Assim, o diretor esportivo Stella já havia sido escolhido como potencial substituto. Sua missão é ambiciosa, com direito a um novo túnel de vento.

Porém, trocar um de seus pilotos e também o comandante rumo a uma nova temporada é algo significativo, embora não seja algo novo para a equipe. A propósito, foi o que ocorreu justamente no ano de 2019, com a estreia de Norris, a contratação de Seidl e do piloto espanhol Carlos Sainz.

Só que, agora, um salto como o visto naquela época é um objetivo quase utópico. Para piorar, a manutenção do status quo também não será visto como um sucesso para a McLaren, uma vez que, neste momento, a francesa Alpine está entre o grupo inglês e o trio Red Bull-Ferrari-Mercedes.

McLaren MCL60

McLaren MCL60

Photo by: McLaren

Além disso, a Aston Martin, que terminou 2022 em alta, está investindo bastante, tanto em estrutura quanto em pilotos, tendo contratado o bicampeão Fernando Alonso, da Espanha, para substituir o recém-aposentado Sebastian Vettel, alemão que conquistou quatro títulos com a Red Bull.

Tendo isso em vista, nota-se que o 2023 da McLaren será importante, até para que o time possa convencer Norris, um dos pilotos mais visados do mercado, a permanecer na estrutura para o futuro. 

Como a Red Bull-Ford impacta Honda, Porsche e toda a F1; veja debate

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: com 'boom' de montadoras, F1 vive melhor fase da história? 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: McLaren apresenta MCL60, carro de 2023 com influência da Red Bull
Próximo artigo AO VIVO: Aston Martin apresenta carro de 2023 com Alonso e Stroll

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil