Fórmula 1 GP da Holanda

F1: Mercedes explica por que não parou Hamilton no safety car em Zandvoort

Chefe da equipe, Toto Wolff, disse que preferia assumir risco pela vitória do que se contentar com uma 2ª e 3ª colocação

Lewis Hamilton, Mercedes W13, battles with Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, for the lead after the restart

O chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff, explicou o pedido da equipe para deixar Lewis Hamilton na pista com pneus médios e na liderança da corrida, enquanto a Red Bull chamou Max Verstappen para os boxes e colocou pneus macios no holandês enquanto o safety car seguia no GP da Holanda de Fórmula 1.

Sob o mesmo carro de segurança, a Mercedes colocou pneus macios em George Russell nos deixando-o atrás de Verstappen na pista em terceiro lugar, para dividir sua estratégia para o sprint até o final. O tiro saiu pela culatra para Hamilton, que caiu do primeiro para o quarto lugar, quando Verstappen avançou para a vitória à frente de Russell e Charles Leclerc, da Ferrari.

Leia também:

O resultado deixou Hamilton furioso no rádio da equipe na chamada de estratégia da Mercedes e, imediatamente após a corrida, Wolff falou com seu piloto para dizer que explicaria a decisão de não chama-lo para colocar os macios.

Wolff simpatizou com Hamilton, mas confirmo disse que a Mercedes queria uma estratégia arriscada para dar a chance de lutar pela vitória, em vez de se contentar com um resultado conservador.

“É altamente emocional para o piloto, você está tão perto de correr pela vitória e depois é devorado, então é claro que todas as emoções surgem”, disse Wolff na Sky Sports F1.

"Você, como piloto no cockpit, está sozinho e não vê o que está acontecendo. Discutimos no momento, estamos correndo riscos para a vitória na corrida? Sim, estamos assumindo riscos.

"Ele tinha um pneu que tinha cinco voltas, o médio, manter a posição era a coisa certa a fazer". No final não deu certo para ele, mas prefiro correr o risco de vencer a corrida com Lewis do que terminar em segundo e terceiro lugar".

"Lewis estava à frente, então você sempre tem um pouco mais de tempo com a chamada [para os que estão atrás]. Você pode fazer duas coisas; você pode colocar Lewis e perder a posição contra Verstappen e deixar George de fora, ou você pode colocar ambos, ferrados. Portanto, valeu a pena correr o risco.

"Se você fizer isso [deixar ambos de fora] você tem ambos em um pneu velho, mas isso teria garantido o segundo e terceiro lugar e não teríamos corrido para a vitória com Lewis".

Wolff também não pensou que o fato de ter colocado ambos os motoristas em busca de pneus macios teria funcionado, pois isso significaria que tanto Hamilton quanto Russell estariam atrás da Verstappen no reinício e nos mesmos pneus incapazes de atacar o piloto da Red Bull.

"Acho que a Red Bull tem tanta velocidade em linha reta que todos no mesmo pneu lá fora não havia como ganhar", acrescentou ele.

"Acho que podemos ver os aspectos positivos e isto é o que acabei de discutir com Lewis, há muito mais positivo a ver.

"Claro que o segundo e o quarto são irritantes, mas sentimos que tínhamos um bom carro de corrida aqui". É isso que é mais importante e você tem que correr riscos onde estamos".

PODCAST #193: 'Estilo Briatore' faz com que Piastri chegue à F1 queimado?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Russell explica 'quase toque' com Hamilton durante GP da Holanda
Próximo artigo F1 - Binotto volta a defender que Ferrari não precisa mudar após críticas de Rosberg: "É fácil falar quando se olha de fora"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil