F1: Mercedes oficializa renovação de Russell e Antonelli para 2026
Com isso, grid da próxima temporada da categoria máxima do automobilismo mundial fica com somente quatro vagas pendentes de definição; veja no Motorsport.com
Enfim, a oficialização: George Russell e Andrea Kimi Antonelli foram confirmados pela Mercedes como pilotos da equipe para a temporada 2026 da Fórmula 1.
O anúncio oficial finalmente veio e, com ele, a Mercedes confirma a expectativa do mundo da F1 em relação aos seus pilotos, após as tratativas para ter Max Verstappen a partir de 2026 não irem adiante. Chama a atenção o fato de a equipe não confirmar oficialmente a duração dos novos contratos, dando a entender que eles são válidos apenas para 2026.
Segundo o jornalista oficial da F1, Lawrence Barretto, Russell assinou um contrato plurianual, enquanto Antonelli está em um arranjo de longo prazo com a Mercedes, mas sem especificar a duração dos acordos de ambos os pilotos.
Com o holandês tetracampeão mundial ficando na Red Bull no próximo ano, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, optou por manter sua dupla de 2025 na seguinte temporada da elite do automobilismo mundial.
Russell vem de vitória recente no GP de Singapura e também triunfou no Canadá, além de colecionar pódios no atual campeonato, fazendo uma de suas campanhas mais sólidas na categoria máxima.
Kimi Antonelli, por sua vez, começou o ano bem, com a pole sprint de Miami e um pódio no Canadá, mas vive fase ruim desde o top 3 em Montreal, mas a Mercedes, sem poder contar com Max, fica com Andrea.
O italiano, então, fará sua segunda temporada na F1 com a Mercedes em 2026, enquanto George partirá para o quinto campeonato com as 'Flechas de Prata'. Ainda há vagas indefinidas, porém, para a F1 2026.
"Seguir com nossa dupla de pilotos sempre foi uma questão de quando, e não de se", disse Wolff. "Queríamos dar o tempo necessário, lidar com as negociações corretamente e garantir que todos estivessem felizes. Estou feliz por termos feito isso".
"George e Kimi provaram ser uma dupla forte e estamos animados por seguirmos nossa jornada juntos. Nosso foco está agora nas seis corridas finais do ano, na luta pelo vice de Construtores e a nova era da F1 em 2026".
"Estou muito feliz por dar continuidade à nossa jornada juntos", disse Russell. "No próximo ano completará dez anos do meu contrato com a Mercedes, em 2017. Tem sido uma jornada longa e de muito sucesso nessa parceria e mal posso esperar para ver o que vem pela frente, especialmente ao embarcarmos em uma das maiores mudanças de regulamento da história do esporte. Estamos focados em tornar isso um sucesso e, para mim, pessoalmente, construindo em cima da minha temporada mais forte na F1 até aqui".
"Estou super animado por seguir com a equipe", disse Antonelli. "Aprendi muito em minha primeira temporada na F1, tanto com os momentos bons quanto com os mais desafiadores. Todos eles me tornaram mais forte, não somente como piloto mas como companheiro de equipe também. Quero agradecer a Toto e a todos em Brackley pelo apoio contínuo".
"Nosso foco agora é terminar o ano forte, garantindo o vice-campeonato de Construtores, antes de voltarmos totalmente nossas atenções para 2026. Ainda há muito a ser conquistado nessas seis corridas finais e vamos dar o nosso melhor".
Além do posto de companheiro de Max na Red Bull, que deve ficar com Isack Hadjar, a vaga do franco-argelino na Racing Bulls, bem como a de seu companheiro Liam Lawson, tem situação ainda indefinida.
Entretanto, no paddock, acredita-se que o neozelandês pode manter o assento para 2026, enquanto o júnior taurino Arvid Lindblad, britânico da F2, é o favorito para substituir Hadjar no 'time B' da Red Bull.
Neste cenário, o 'descartado' seria o japonês Yuki Tsunoda, atual incumbente da Red Bull Racing ao lado de Verstappen. Segundo o PlanetF1, ele pode ser reserva da Aston Martin, dado seu vínculo com a Honda.
Ademais, a vaga de companheiro do francês Pierre Gasly na Alpine é a outra pendência: o atual 'dono' do assento é o argentino Franco Colapinto.
Ele concorre com seu antecessor, o australiano Jack Doohan, e com o reserva estoniano Paul Aron, segundo o chefão Flavio Briatore -- de acordo com o italiano, a briga pela vaga da Alpine é "interna".
BERNOLDI lembra CAUSOS com MAX, 'mala' ALONSO e CALADO HAMILTON, avalia BORTOLETO e + | RENAN GUERRA
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.