Recomendado para você

AO VIVO: Assista às corridas de sábado da Porsche Cup na preliminar da F1

AO VIVO: Assista às corridas de sábado da Porsche Cup na preliminar da F1

Porsche Cup
Porsche Cup
AO VIVO: Assista às corridas de sábado da Porsche Cup na preliminar da F1
VÍDEO F1: Bortoleto tem batida assustadora na última volta da sprint em Interlagos

VÍDEO F1: Bortoleto tem batida assustadora na última volta da sprint em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
VÍDEO F1: Bortoleto tem batida assustadora na última volta da sprint em Interlagos
Veja resultado final da sprint do GP de São Paulo de F1, com vitória de Norris

Veja resultado final da sprint do GP de São Paulo de F1, com vitória de Norris

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Veja resultado final da sprint do GP de São Paulo de F1, com vitória de Norris
F1: Bortoleto bate forte na última volta da sprint de São Paulo; Norris vence

F1: Bortoleto bate forte na última volta da sprint de São Paulo; Norris vence

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Bortoleto bate forte na última volta da sprint de São Paulo; Norris vence
F1 AO VIVO: Norris abre vantagem para Piastri, que bate em sprint, e Bortoleto tem acidente perigoso; acompanhe debate

F1 AO VIVO: Norris abre vantagem para Piastri, que bate em sprint, e Bortoleto tem acidente perigoso; acompanhe debate

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 AO VIVO: Norris abre vantagem para Piastri, que bate em sprint, e Bortoleto tem acidente perigoso; acompanhe debate
Moto2: Diogo Moreira conquista a pole position do GP de Portugal, com Manu González em 8º

Moto2: Diogo Moreira conquista a pole position do GP de Portugal, com Manu González em 8º

Moto2
Moto2
Algarve
Moto2: Diogo Moreira conquista a pole position do GP de Portugal, com Manu González em 8º
VÍDEO F1: Piastri, Hulkenberg e Colapinto batem e causam bandeira vermelha na sprint do GP de São Paulo

VÍDEO F1: Piastri, Hulkenberg e Colapinto batem e causam bandeira vermelha na sprint do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
VÍDEO F1: Piastri, Hulkenberg e Colapinto batem e causam bandeira vermelha na sprint do GP de São Paulo
Briga entre McLaren e Palou na Justiça chega a estágios finais com reivindicação milionária

Briga entre McLaren e Palou na Justiça chega a estágios finais com reivindicação milionária

Fórmula 1
Fórmula 1
Briga entre McLaren e Palou na Justiça chega a estágios finais com reivindicação milionária

F1: Diretor da Mercedes avalia chances de velho problema aerodinâmico aparecer em 2026

Na última mudança de regulamento, equipes sofreram com uma instabilidade que ficou muito conhecida nas redes sociais por produzir efeitos visuais estranhos

O efeito de quique, que ficou conhecido como 'porpoising' será coisa do passado no regulamento aerodinâmico da Fórmula 1 no ano que vem, mas os carros provavelmente apresentarão novos desafios. O diretor de engenharia de pista da Mercedes, Andrew Shovlin, afirma que as equipes precisarão permanecer vigilantes contra efeitos colaterais semelhantes.

Leia também:

A geometria do assoalho do ano que vem será mais semelhante à usada antes de 2022, com um assoalho praticamente plano entre a dianteira e o difusor. Devido às estruturas de fluxo de ar esperadas sob o carro, a oscilação é muito menos provável de ocorrer com o novo equipamento.

Embora muitas teorias sobre a causa do 'porpoising' tenham prevalecido nos estágios iniciais do regulamento atual, o fenômeno foi atribuído aos aparatos sob o carro que se rompiam sob carga aerodinâmica. Essencialmente, as rupturas faziam o carro quicar para cima, antes de se aproximar do solo novamente, criando um movimento cíclico.

Shovlin acredita que, mesmo que problemas semelhantes surjam com os carros do próximo ano, os times agora têm o conhecimento necessário para contornar com mais facilidade. Ainda assim, ele espera que as equipes tropecem em algum ponto enquanto os engenheiros exploram os limites do novo regulamento técnico.

"Sempre haverá armadilhas e sempre haverá equipes decepcionadas com o trabalho que fizeram. Ninguém entra em um novo conjunto de diretrizes pensando que será fácil", explicou o diretor da Mercedes, ressaltando que, apesar disso, os problemas não devem ser os mesmos já conhecidos. "E mesmo que houvesse, estaríamos em posição melhor para lidar", disse,

Mercedes foi uma das que mais sofreu com o 'porpoising' em 2022.

Mercedes foi uma das que mais sofreu com o 'porpoising' em 2022.

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

"Há sempre o desafio de encontrar um novo equilíbrio, porque podemos trabalhar nos simuladores, mas, na realidade, só sabemos exatamente como o carro vai se comportar quando o testamos na pista", ressaltou Shovlin.

Ele também comentou a afirmação de George Russell de que, devido à variação nos níveis de carga das baterias e nos mapas de potência das unidades de potência, os pilotos da F1 poderão encontrar áreas mais "ocultas" para ultrapassar outros em pista no próximo ano.

De acordo com Shovlin, esse aspecto oferecerá mais flexibilidade estratégica, embora os pilotos precisem ter cuidado para não consumir energia em excesso nessas situações, a fim de evitar serem ultrapassados ​​mais tarde na volta. "É preciso fazer tudo o que for possível para aproveitar ao máximo", acrescentou.

"No entanto a situação será semelhante para todos no grid. Quando há escassez de energia, isso cria oportunidades estratégicas para o piloto, então é importante entender onde utilizá-la. Haverá exemplos em que será relativamente fácil ultrapassar no início de uma volta, mas você será punido mais tarde se pilotar dessa forma", concluiu o diretor da Mercedes.

A equipe do Motorsport.com está em peso em Interlagos e traz a melhor cobertura do GP de São Paulo de F1. Não perca nosso conteúdo aqui no site, nas redes sociais e também na Motorsport.tv Brasil no YouTube.

DIOGO MOREIRA EXCLUSIVO: Liderança da MOTO2, ida à MOTOGP, Márquez x Rossi, GP do BRASIL e + | MotoE

Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Sainz e Tsunoda largam do pitlane na sprint do GP de São Paulo
Próximo artigo F1: Prefeitura do RJ revela investimento privado bilionário e capacidade de 120 mil do Autódromo de Guaratiba

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros