F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari
Discursando em Maranello, John Elkann destacou vitórias do time italiano no endurance e falou sobre replicar sucessos na principal categoria do automobilismo mundial

Hoje acontece em Maranello o Dia dos Mercados de Capitais e, para John Elkann, presidente da Ferrari, o evento é uma oportunidade de comentar duas realidades que, no momento, parecem estar em desacordo uma com a outra. Por um lado, há uma empresa que está crescendo exponencialmente, com uma marca cada vez mais forte e reconhecida em todo o mundo, por outro, uma equipe de Fórmula 1 que tem passado por um período complicado.
A Scuderia começou 2025 com grandes ambições, também graças à chegada de Lewis Hamilton, mas, em vez disso, está se aproximando de um ano sem vitórias na F1. Mesmo no lado das corridas, há motivos de satisfação, vindos da Endurance, onde a 499P conquistou sua terceira vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans e está na briga pelo título mundial. E o compromisso que Elkann assumiu com os torcedores é justamente o de tentar repetir essas conquistas também na F1.
"A Ferrari é única e o é em três dimensões: tradição, tecnologia e corrida. A combinação perfeita dessas três almas define a Ferrari. As corridas, uma história que começou nas pistas há quase 100 anos, definem quem somos. Quero deixar claro: isso é pessoal. Meu compromisso é como presidente, como acionista majoritário e, acima de tudo, como uma pessoa que viveu a Ferrari como uma paixão durante toda a vida", disse Elkann.
"Estou empenhado em garantir que cada decisão que tomarmos possa reforçar a singularidade da Ferrari. Estou comprometido com nosso pessoal, cujo talento e dedicação são a maior garantia para nosso futuro. Com nossos amados pilotos da Ferrari, que nos confiam seus sonhos. E com nossos leais fãs, ansiosos para nos ver vencer na F1, assim como estamos vencendo na Endurance. E é com orgulho que trouxemos para casa o troféu de Le Mans após três vitórias consecutivas", acrescentou.
O CEO Benedetto Vigna também reservou algumas palavras para a divisão de corridas da marca: "Da última vez, assumimos o compromisso de vencer nas corridas. Tivemos sucesso com o 499P no endurance, mas na Fórmula 1 temos que melhorar. Temos que vencer, devemos isso aos nossos leais fãs em todo o mundo".
PIASTRI CHORÃO ou SUPERESTIMADO? Norris x MAX, os FATOS sobre BORTOLETO e TUDO DA FERRARI! Splash&Go
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.