Recomendado para você

MotoGP: Rossi visita Yamaha em Misano e 'experimenta' nova V4

MotoGP: Rossi visita Yamaha em Misano e 'experimenta' nova V4

MotoGP
Misano Official Testing
MotoGP: Rossi visita Yamaha em Misano e 'experimenta' nova V4
Piastri x Norris: matemática para decisão do título de 2025 da F1

Piastri x Norris: matemática para decisão do título de 2025 da F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Piastri x Norris: matemática para decisão do título de 2025 da F1
F1: Em meio a situação difícil na Ferrari, Hamilton planeja conversa com Vettel

F1: Em meio a situação difícil na Ferrari, Hamilton planeja conversa com Vettel

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Em meio a situação difícil na Ferrari, Hamilton planeja conversa com Vettel
Ressurgimento da Red Bull, novela da McLaren: No que ficar de olho no GP do Azerbaijão de F1

Ressurgimento da Red Bull, novela da McLaren: No que ficar de olho no GP do Azerbaijão de F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Ressurgimento da Red Bull, novela da McLaren: No que ficar de olho no GP do Azerbaijão de F1
F1: Estratégias de pneus no pitlane estão redefinindo lutas na classificação; entenda

F1: Estratégias de pneus no pitlane estão redefinindo lutas na classificação; entenda

Fórmula 1
F1: Estratégias de pneus no pitlane estão redefinindo lutas na classificação; entenda
F1: Pérez tentou 'cravar' vaga na Alpine antes de aceitar acordo com Cadillac

F1: Pérez tentou 'cravar' vaga na Alpine antes de aceitar acordo com Cadillac

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Pérez tentou 'cravar' vaga na Alpine antes de aceitar acordo com Cadillac
MotoGP: Ducati promete "recompensar" Álex Márquez com atualizações

MotoGP: Ducati promete "recompensar" Álex Márquez com atualizações

MotoGP
Misano Official Testing
MotoGP: Ducati promete "recompensar" Álex Márquez com atualizações
Promessa do automobilismo britânico causa comoção nas redes sociais por diagnóstico de câncer

Promessa do automobilismo britânico causa comoção nas redes sociais por diagnóstico de câncer

Geral
Promessa do automobilismo britânico causa comoção nas redes sociais por diagnóstico de câncer
Últimas notícias

F1 nega pedidos de mudança na regra de pesagem dos carros

Diretor de provas da F1, Charlie Whiting reagiu às queixas sobre processo de pesagem da FIA depois que Sebastian Vettel foi punido por "destruir" a balança de Interlagos

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-17, at the FIA weigh bridge

Sebastian Vettel recebeu uma reprimenda e foi multado em €25.000 (aproximadamente R$ 107 mil) por não obedecer às instruções dos fiscais depois de ter sido chamado para uma verificação aleatória no início do Q2 do GP do Brasil.

Naquele momento, Vettel ainda não tinha marcado tempo porque a Ferrari havia ordenado que tanto ele como seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen, abortassem suas voltas para colocar pneus macios, uma aposta que a equipe esperava pagar dividendos na corrida. Como o tempo era essencial, Vettel ficou compreensivelmente frustrado com o atraso causado pela parada na plataforma de pesagem.

Na sequência da penalização de Vettel, Daniel Ricciardo descreveu o atual sistema como “injusto” e sugeriu que as regras fossem alteradas de forma a que os pilotos só pudessem ser chamados depois de terem definido um tempo de volta.

Mas Whiting insistiu que as equipes devem conhecer os regulamentos e incluir a possibilidade de verificações aleatórias em seu planejamento estratégico.

"Sempre haverá um risco de você ser parado", disse ele.

“Eles [Ferrari] sabem disso e devem levar isso em consideração, que é o que eu estou sempre dizendo aos times. Seria algo que eles dizem: ‘Se fizermos isso, quanto tempo levará, poderemos parar e ter que adicionar um minuto’.”

“É completamente aleatório. Jo [Bauer, delegado técnico] raramente tenta impedir a entrada do primeiro carro, porque numa curta sessão de classificação como essa, o primeiro carro poderia entrar com um problema mecânico, tendo acabado de fazer meia volta.”

“Ver dois carros entrando por razões estratégicas depois de uma volta é incomum. É assim que acontece.”

Whiting descartou a ideia de remover as verificações de peso durante a classificação, com base no fato de que o sistema atual é adequado para o propósito.”

"Eles [os competidores] não devem estar abaixo do peso", disse ele ao Motorsport.com. "Sempre teremos verificações aleatórias na classificação.”

“Mas o que nós dizemos é se as condições são mutáveis, se eles estão chegando e trocando pneus porque só choveu um pouco, nós não impediríamos ninguém. É quando colocamos a mudança das condições climáticas [um reconhecimento oficial de que o clima traz uma mudança significativa, provocando certas flexibilidades concedidas pelos regulamentos].

"Dissemos que, uma vez que isso aconteça, não vamos pesar mais ninguém. Eles sabem se as condições são claramente mutáveis, não o levamos para a pesagem.”

 

Artigo anterior Em má fase, McLaren teve pior grid desde 1983 em Interlagos
Próximo artigo Novo sistema de avaliação de acidentes da FIA estreia no Brasil

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros