Recomendado para você

F1: "Tudo está indo contra mim até agora", desabafa Tsunoda após revés em Las Vegas

F1: "Tudo está indo contra mim até agora", desabafa Tsunoda após revés em Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: "Tudo está indo contra mim até agora", desabafa Tsunoda após revés em Las Vegas
MotoGP: O que a Aprilia espera desbloquear com pacote aerodinâmico de 2026

MotoGP: O que a Aprilia espera desbloquear com pacote aerodinâmico de 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: O que a Aprilia espera desbloquear com pacote aerodinâmico de 2026
F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6

F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6
Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher

Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher

Indy
Indy
Indy October Testing
Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher
Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light

Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light

Stock Car
Stock Car
Brasília
Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light
MotoGP: Viñales contrata Jorge Lorenzo como treinador para a temporada de 2026

MotoGP: Viñales contrata Jorge Lorenzo como treinador para a temporada de 2026

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Viñales contrata Jorge Lorenzo como treinador para a temporada de 2026
GP do Catar de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Losail, com corrida sprint e F2

GP do Catar de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Losail, com corrida sprint e F2

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
GP do Catar de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Losail, com corrida sprint e F2
F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda

F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda
Últimas notícias

F1 nega pedidos de mudança na regra de pesagem dos carros

Diretor de provas da F1, Charlie Whiting reagiu às queixas sobre processo de pesagem da FIA depois que Sebastian Vettel foi punido por "destruir" a balança de Interlagos

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-17, at the FIA weigh bridge

Sebastian Vettel recebeu uma reprimenda e foi multado em €25.000 (aproximadamente R$ 107 mil) por não obedecer às instruções dos fiscais depois de ter sido chamado para uma verificação aleatória no início do Q2 do GP do Brasil.

Naquele momento, Vettel ainda não tinha marcado tempo porque a Ferrari havia ordenado que tanto ele como seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen, abortassem suas voltas para colocar pneus macios, uma aposta que a equipe esperava pagar dividendos na corrida. Como o tempo era essencial, Vettel ficou compreensivelmente frustrado com o atraso causado pela parada na plataforma de pesagem.

Na sequência da penalização de Vettel, Daniel Ricciardo descreveu o atual sistema como “injusto” e sugeriu que as regras fossem alteradas de forma a que os pilotos só pudessem ser chamados depois de terem definido um tempo de volta.

Mas Whiting insistiu que as equipes devem conhecer os regulamentos e incluir a possibilidade de verificações aleatórias em seu planejamento estratégico.

"Sempre haverá um risco de você ser parado", disse ele.

“Eles [Ferrari] sabem disso e devem levar isso em consideração, que é o que eu estou sempre dizendo aos times. Seria algo que eles dizem: ‘Se fizermos isso, quanto tempo levará, poderemos parar e ter que adicionar um minuto’.”

“É completamente aleatório. Jo [Bauer, delegado técnico] raramente tenta impedir a entrada do primeiro carro, porque numa curta sessão de classificação como essa, o primeiro carro poderia entrar com um problema mecânico, tendo acabado de fazer meia volta.”

“Ver dois carros entrando por razões estratégicas depois de uma volta é incomum. É assim que acontece.”

Whiting descartou a ideia de remover as verificações de peso durante a classificação, com base no fato de que o sistema atual é adequado para o propósito.”

"Eles [os competidores] não devem estar abaixo do peso", disse ele ao Motorsport.com. "Sempre teremos verificações aleatórias na classificação.”

“Mas o que nós dizemos é se as condições são mutáveis, se eles estão chegando e trocando pneus porque só choveu um pouco, nós não impediríamos ninguém. É quando colocamos a mudança das condições climáticas [um reconhecimento oficial de que o clima traz uma mudança significativa, provocando certas flexibilidades concedidas pelos regulamentos].

"Dissemos que, uma vez que isso aconteça, não vamos pesar mais ninguém. Eles sabem se as condições são claramente mutáveis, não o levamos para a pesagem.”

 

Artigo anterior Em má fase, McLaren teve pior grid desde 1983 em Interlagos
Próximo artigo Novo sistema de avaliação de acidentes da FIA estreia no Brasil

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros