F1 nega pedidos de mudança na regra de pesagem dos carros
Diretor de provas da F1, Charlie Whiting reagiu às queixas sobre processo de pesagem da FIA depois que Sebastian Vettel foi punido por "destruir" a balança de Interlagos
Sebastian Vettel recebeu uma reprimenda e foi multado em €25.000 (aproximadamente R$ 107 mil) por não obedecer às instruções dos fiscais depois de ter sido chamado para uma verificação aleatória no início do Q2 do GP do Brasil.
Naquele momento, Vettel ainda não tinha marcado tempo porque a Ferrari havia ordenado que tanto ele como seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen, abortassem suas voltas para colocar pneus macios, uma aposta que a equipe esperava pagar dividendos na corrida. Como o tempo era essencial, Vettel ficou compreensivelmente frustrado com o atraso causado pela parada na plataforma de pesagem.
Na sequência da penalização de Vettel, Daniel Ricciardo descreveu o atual sistema como “injusto” e sugeriu que as regras fossem alteradas de forma a que os pilotos só pudessem ser chamados depois de terem definido um tempo de volta.
Mas Whiting insistiu que as equipes devem conhecer os regulamentos e incluir a possibilidade de verificações aleatórias em seu planejamento estratégico.
"Sempre haverá um risco de você ser parado", disse ele.
“Eles [Ferrari] sabem disso e devem levar isso em consideração, que é o que eu estou sempre dizendo aos times. Seria algo que eles dizem: ‘Se fizermos isso, quanto tempo levará, poderemos parar e ter que adicionar um minuto’.”
“É completamente aleatório. Jo [Bauer, delegado técnico] raramente tenta impedir a entrada do primeiro carro, porque numa curta sessão de classificação como essa, o primeiro carro poderia entrar com um problema mecânico, tendo acabado de fazer meia volta.”
“Ver dois carros entrando por razões estratégicas depois de uma volta é incomum. É assim que acontece.”
Whiting descartou a ideia de remover as verificações de peso durante a classificação, com base no fato de que o sistema atual é adequado para o propósito.”
"Eles [os competidores] não devem estar abaixo do peso", disse ele ao Motorsport.com. "Sempre teremos verificações aleatórias na classificação.”
“Mas o que nós dizemos é se as condições são mutáveis, se eles estão chegando e trocando pneus porque só choveu um pouco, nós não impediríamos ninguém. É quando colocamos a mudança das condições climáticas [um reconhecimento oficial de que o clima traz uma mudança significativa, provocando certas flexibilidades concedidas pelos regulamentos].
"Dissemos que, uma vez que isso aconteça, não vamos pesar mais ninguém. Eles sabem se as condições são claramente mutáveis, não o levamos para a pesagem.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.