Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Geral
Geral
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

IMSA
IMSA
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

F1: Norris acredita que nova curva 10 em Barcelona pode atrapalhar ultrapassagens

Pilotos da F1 questionaram se a modificação do circuito de Barcelona foi positiva, enquanto o grid da MotoGP aprovou a novidade

Circuit de Barcelona-Catalunya 
 Turn 10 construction work

Neste final de semana, a Fórmula 1 volta ao Circuito da Catalunha para mais uma edição do GP da Espanha. Mas, neste ano, o grid encontrará uma novidade, após as obras que mudaram o traçado da curva 10. Só que Lando Norris, piloto da McLaren, questiona se essa mudança ajudará as ultrapassagens.

A obra foi anunciada no ano passado, como um pedido conjunto da FIA e da FIM para melhorar a segurança dos eventos realizados no local, em especial a F1 e a MotoGP. Esse novo formato se assemelha ao original, usado pela F1 até 2004 e até 2016 pela MotoGP.

Leia também:

Mas Norris classificou o novo traçado da curva 10 como um pouco estranho, e questiona se vai ajudar a resolver um dos grandes problemas do circuito de Barcelona: a falta de locais para ultrapassar.

"Não sei como é a nova curva 10, mas não estou confiando muito, parece uma curva estranha", disse Norris ao portal RaceFans. "A curva 10 era o único local possível de ultrapassar junto com a curva um, e agora parece que não teremos que frear muito".

E Norris não é o único a questionar os benefícios da nova curva 10, com Russell ecoando os comentários do piloto da McLaren.

"Não sei se será melhor ou pior para a competição", disse. "Acredito que a nova curva 10 e a chicane não serão curvas fáceis para seguir de perto com os carros atuais da F1".

Já Pierre Gasly disse que a direção do autódromo deveria aproveitar o momento para modificar outro ponto de discórdia entre os pilotos e fãs: a chicane do último setor, que faz com que os carros entrem na reta principal a baixas velocidades.

"Para mim, eu sinto que o melhor é sempre estar em alta velocidade. Sempre, principalmente com esses carros. Você sente mais do que o limite, tem mais adrenalina e seria ótimo também mudar essa última curva, de baixa velocidade".

Por outro lado, os pilotos da MotoGP, que realizaram um teste em Barcelona no final de fevereiro, após o fim das obras, aprovaram a modificação. Aleix Espargaró caracterizou como um “ótimo trabalho”.

“Sinceramente, tenho de cumprimentar o circuito, pois a curva está muito melhor. A antiga era horrível, muito apertada, já essa está parecida com a antiga, mas com uma área de escape maior. Fizeram um ótimo trabalho e mal posso esperar com uma MotoGP”, disse o espanhol.  

Outro piloto que elogiou o novo traçado é Johann Zarco: “Prefiro esse desenho porque permite maior velocidade na curva e posso aproveitar muito mais agora do que antes”, disse.

TELEMETRIA: Mercedes x RBR, Bottas vs Russell e tudo do GP da Espanha com Rico Penteado

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Oscar das pistas: histórias da F1 que rendem filme

 

Artigo anterior F1: Ferrari contará com atualizações em Barcelona na tentativa de prolongar duração dos pneus
Próximo artigo F1: Ricciardo e Norris vão pilotar carros de Senna em festival

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros