Recomendado para você

Diogo Moreira agradece apoio na conquista da Moto2 e 'manda recado' para MotoGP: "Nos vemos ano que vem"

Diogo Moreira agradece apoio na conquista da Moto2 e 'manda recado' para MotoGP: "Nos vemos ano que vem"

Moto2
Moto2
Valência
Diogo Moreira agradece apoio na conquista da Moto2 e 'manda recado' para MotoGP: "Nos vemos ano que vem"
VÍDEO: Diogo Moreira celebra título da Moto2 com "lendas do futebol"

VÍDEO: Diogo Moreira celebra título da Moto2 com "lendas do futebol"

Moto2
Moto2
Valência
VÍDEO: Diogo Moreira celebra título da Moto2 com "lendas do futebol"
Diogo Moreira é campeão da Moto2 2025 e faz história para o motociclismo brasileiro

Diogo Moreira é campeão da Moto2 2025 e faz história para o motociclismo brasileiro

Moto2
Moto2
Valência
Diogo Moreira é campeão da Moto2 2025 e faz história para o motociclismo brasileiro
F1 - Senna, astronauta e super-homem: Hamilton abre o coração sobre os sonhos de infância

F1 - Senna, astronauta e super-homem: Hamilton abre o coração sobre os sonhos de infância

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Senna, astronauta e super-homem: Hamilton abre o coração sobre os sonhos de infância
Stock Car: Ricardo Maurício triunfa em Cuiabá com vitória dupla

Stock Car: Ricardo Maurício triunfa em Cuiabá com vitória dupla

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Ricardo Maurício triunfa em Cuiabá com vitória dupla
Stock Car: Ricardo Maurício comanda e vence sprint de Cuiabá

Stock Car: Ricardo Maurício comanda e vence sprint de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Ricardo Maurício comanda e vence sprint de Cuiabá
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades do último dia

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades do último dia

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades do último dia
Mudança de foco precoce, preço amargo: a verdadeira causa do colapso da Alpine na F1

Mudança de foco precoce, preço amargo: a verdadeira causa do colapso da Alpine na F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Mudança de foco precoce, preço amargo: a verdadeira causa do colapso da Alpine na F1

F1: O que acontece de fato nas fábricas durante as férias no meio do ano?

Durante 14 dias, nenhum time pode encostar nos carros

M231875

No período do verão europeu, a Fórmula 1 entra de férias e os pilotos passam quase três fins de semana longe das pistas. Dito isso, as equipes não podem trabalhar em seus monopostos, nem fazer testes, atualizações ou análises. Tudo deve ficar parado por, pelo menos, 14 dias, como previsto pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

Leia também:

Com 24 corridas programadas para a temporada, a categoria é conhecida por ser incansável e essas 'férias' são sempre bem-vindas para os mecânicos e engenheiros, que podem ficar alguns dias sem pensar em viagens.

A pausa é prevista no calendário e regulamento da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), no artigo 24.1, é defendido que "os competidores devem observar um período de paralisação de 14 dias consecutivos durante os meses de julho e/ou agosto".

Como está nas regras, qualquer equipe que violar as regras de paralisação corre o risco de sofrer uma penalidade da FIA.

As regras são simples. Durante o intervalo de duas semanas, as equipes não podem realizar nenhum trabalho relacionado ao desempenho de seus carros. Isso significa que qualquer projeto, pesquisa, tempo no túnel de vento ou até mesmo fazer uma ligação telefônica ou enviar um e-mail sobre o desempenho do carro é proibido.

Entretanto, como explica o diretor de operações da Mercedes, Rob Thomas, ainda há trabalho a ser feito.

"Cerca de 95% das pessoas estão esperançosas na praia", disse ele ao Motorsport.com, "Mas muita coisa acontece e as pessoas não se dão conta disso".

"Há muito planejamento na preparação para essas preciosas duas semanas. É o único momento em que você pode chegar a coisas que normalmente não consegue, porque estamos sempre em um estado deplorável".

Maintenance work can be carried out by external contractors while regular staff are on their enforced leave

O trabalho de manutenção pode ser realizado por prestadores de serviços externos enquanto a equipe regular está em sua licença forçada

Foto de: Red Bull Content Pool

"Parece óbvio, mas é um momento em que você dá uma boa revisada em tudo, como se estivesse fazendo a manutenção do seu carro. Isso significa que você pode desligar a energia por um dia e isso não atrapalhará as operações".

"Nosso desligamento começa às 6h da manhã de sábado e, quando a última pessoa deixar o local, um exército de empreiteiros irá para lá. Eles tentarão limpar o máximo que puderem. Na oficina mecânica, cada máquina passará por manutenção".

"Na verdade, estamos retirando quatro máquinas e trazendo quatro máquinas novas, o que é um trabalho muito grande para fazer isso. Além disso, há todos os serviços relacionados a elas".

"Portanto, desde os sistemas de ar-condicionado até a iluminação e o aquecimento, tudo isso passa por manutenção anual. Tudo o que precisar de reparos será consertado e até pintaremos os pisos para que, quando as pessoas entrarem novamente daqui a duas semanas, digam: 'Nossa, mudou muito. Está muito bonito'".

Cabe à FIA garantir que as equipes cumpram as regras. Mas, embora ele diga que cabe ao órgão dirigente da F1 garantir que as equipes cumpram os regulamentos, Thomas diz que é improvável que as equipes desobedeçam aos procedimentos de desligamento.

Ele acrescentou: "É como muitas coisas na F1, em que é muito difícil para a FIA policiar diretamente. Portanto, muito disso se resume à integridade das equipes".

"O que aconteceria se, por exemplo, estivéssemos trapaceando e operando um túnel de vento? Na verdade, é muito difícil manter esses tipos de coisas em segredo porque as pessoas mudam de equipe o tempo todo, como você sabe, então muitas coisas se tornam auto policiadas pela natureza transitória das pessoas que mudam de equipe".

Wind Tunnel Model in Toyota Cologne

Modelo de túnel de vento na Toyota de Colônia

Foto de: Andretti Autosport

"Acho que sempre houve a possibilidade de a FIA vir aqui a qualquer momento e ver o que você está fazendo, mas não acredito que isso tenha acontecido".

"Também nunca ouvi nenhum boato de que alguma outra equipe estivesse fazendo atividades, então espero que seja uma daquelas coisas que as pessoas se atenham, porque as pessoas estão muito, muito prontas para uma pausa".

No entanto, embora o trabalho no carro de F1 tenha cessado, nem todos os departamentos foram interrompidos. As áreas que não estão diretamente relacionadas ao desempenho e ao desenvolvimento do carro podem continuar a operar normalmente.

Thomas disse: "Está tudo nos regulamentos esportivos, mas, na verdade, não se pode fazer nada que envolva testes ou trabalho de projeto, produção, construção de carros ou qualquer atividade de corrida".

"É realmente a melhor coisa que já aconteceu para a F1 porque, caso contrário, você nunca pararia. Há algumas áreas da empresa, pessoas que trabalham em áreas comerciais ou financeiras, e elas precisam estar por perto para realizar atividades do tipo fim de mês".

"Também estamos fazendo alguns trabalhos de construção e eu estava conversando com o gerente da obra que está supervisionando um grande projeto de construção e quando eu disse que todos nós ficaríamos longe dele por duas semanas, ele disse 'sem ofensa, mas isso seria muito útil porque seus carros estão estacionados em todos os lugares', então isso permite que eles continuem com seus projetos de construção".

ALÉM DOS MÁRQUEZ, QUAL O MAIOR DESTAQUE de 2025? Diogo Moreira? BAGNAIA é o PIOR DA MOTOGP? Sertões

Ouça a versão áudio do PÓDIO CAST: 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Após GP desastroso na Hungria, Hamilton muda tom e diz que "a luta ainda não acabou"
Próximo artigo F1: Renovação de Russell não acontecerá durante as férias de verão; entenda

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros