F1: Para chefe da McLaren, domínio da Red Bull é "inspirador"

Andrea Stella acredita que o avanço da Red Bull com o RB20 não é um choque real, considerando a grande vantagem que a equipe teve ao trabalhar nele

Sergio Perez, Red Bull Racing RB20

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

A esperança de alguma equipe alcançar a Red Bull diminuiu significativamente após a performance dominante de Max Verstappen no GP do Bahrein, na abertura da temporada de 2024 da Fórmula 1. Agora a expectativa é ver se a equipe faça o que não conseguiu no ano passado: vencer todas as corridas. 

Para a McLaren, a situação está longe de ser ideal, considerando que a equipe esperava que o trabalho realizado no MCL38, carro de 2024, a ajudasse a desenvolver a forte forma que teve no final do ano passado. No entanto, o chefe da equipe, Andrea Stella, disse que está longe de estar desanimado com a situação e acha que ela pode ser facilmente explicada.

Leia também:

"Certamente não é deprimente, mas, definitivamente, é inspirador", disse ele, resumindo seus sentimentos sobre a maneira como a Red Bull mudou o patamar após as férias entre a temporada passada e a atual.

"Na verdade, estou muito encorajado e muito feliz com os desenvolvimentos que nosso grupo aerodinâmico e nosso grupo de design conseguiram manter nos últimos 12 meses".

 "O que conta, em última análise, é a taxa de desenvolvimento. Não é a criatividade do projeto. O que conta é o desempenho que o carro realmente proporciona. Acho que podemos ficar razoavelmente felizes com o fato de que as melhorias de desempenho durante o inverno foram substanciais."

Andrea Stella, Team Principal, McLaren

Andrea Stella, Diretor de Equipe, McLaren

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Stella acredita que a escala de progresso que a Red Bull conseguiu fazer com seu carro foi resultado do fato de ter desativado as atualizações em seu RB19 no início do ano passado para que pudesse começar mais cedo seu carro de 2024.

"Acho que, para a Red Bull, na situação em que se encontrava no ano passado, com a possibilidade de não contar com atualizações durante a temporada de 2023, isso deve ter dado a eles mais tempo para pensar de forma mais conceitual e fazer um grande redesenho. Para mudar o carro como eles fizeram, são meses de reformulação", explicou.

"Para nós, havia mais possibilidades de desenvolvimento em cima do conceito básico que tínhamos. E acho que até agora isso está dando bons resultados. Podemos ver que, no assoalho, ainda há muito a ser feito. Portanto, espero que vejamos mais melhorias no início da temporada."

Embora a posição da McLaren na hierarquia no Bahrein possa não ser tão boa quanto aquela em que a equipe terminou a temporada de 2023, Stella vê grandes pontos positivos nos primeiros indicadores.

"A melhoria durante o inverno realmente se materializou de acordo com nossas expectativas. Se compararmos com o ano passado, melhoramos [na classificação] em cerca de 1.8s . De um ponto de vista numérico, pudemos ver esse tipo de melhoria e é positivo que isso pareça ser suficiente para estar no meio com a Aston Martin e a Mercedes", encerrou.

Motorsport Business #11 – Ivo Jucá, da EZZE Seguros, explica como chegou à Stock após Corinthians

Podcast #272 – Qual papel de Verstappen na crise da Red Bull?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à quinta-feira de treinos livres para o GP da Arábia Saudita
Próximo artigo F1: Ford minimiza rumores de crise com Red Bull ao confirmar parceria para F1 Academy

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil