F1: Pérez levanta torcida e lidera treino antes de classificação no México
Piloto da Red Bull reverteu favoritismo de Verstappen na sessão marcada pela pista suja no Autódromo Hermanos Rodríguez
O sábado da Fórmula 1 no Autódromo Hermanos Rodríguez começou da mesma maneira que terminou ontem: com a Red Bull no comando. Sergio Pérez foi o grande nome no terceiro treino livre, ao liderar com 1min17s024.
Ele foi 0s193 mais veloz que Max Verstappen, que havia liderado boa parte do treino, mas o mexicano fez a torcida levantar em sua última tentativa com pneus macios novos.
Lewis Hamilton foi o terceiro colocado, a 0s651 do mexicano. Valtteri Bottas foi o quarto. O inglês pareceu incrédulo ao final da sessão, ao saber da diferença para Pérez.
O treino foi marcado pela sujeira na pista - e a consequente falta de aderência - no seu início, deixando a maioria fora da primeira metade.
O Treino
Yuki Tsunoda foi o primeiro a entrar na pista com cinco minutos de sessão. O japonês reclamava que a pista estava escorregadia. Lance Stroll e George Russell vieram a seguir.
Com tanta sujeira na pista, a maioria dos pilotos decidiu permanecer nos boxes na primeira metade da sessão. Com 20 minutos, a metade do grid havia entrado, a maioria deles apenas para verificação. Norris era o líder com 1min19s244 aos 23 minutos.
Hamilton assumiu a ponta com 1min18s770 na sequência, encorajando outros pilotos para tentar uma volta rápida. Bottas respondeu ao seu companheiro e cravou 1min18s661 no minuto seguinte.
O torcedor mexicano se levantou para ver Pérez à frente, com 1min18s625, a 0s036 de Bottas.
Na metade do treino, foi a vez de Leclerc assumir a ponta, com 1min18s213. Ao mesmo tempo, Hamilton e Alonso escapavam da pista na curva 1 - não ao mesmo tempo - e retornavam ao asfalto.
A Red Bull colocou 'ordem na casa' e Verstappen assumiu a liderança com 1min17s537, à frente de Pérez em três décimos. Apenas Gasly e Alonso fizeram seus melhores tempos com médios, enquanto o resto do grid utilizou o composto macio.
Bottas assumiu a segunda posição quando restavam 25 minutos e viu Verstappen baixar seu tempo ainda mais, com 1min17s217, quase meio segundo à frente do finlandês da Mercedes.
Quarto colocado, Leclerc rodou na curva 4, após perder a traseira. Ele não bateu e retornou traçado logo em seguida.
Com novo jogo de pneus macios, Hamilton melhorou seu tempo, mas não o suficiente para desbancar Bottas, ocupando o terceiro posto quando restavam 15 minutos.
Pérez, também estreando novo jogo de macios, se aproximou de Verstappen, a 0s055 de seu companheiro. Mais tarde, com 5 minutos para o fim, o mexicano se superou, ao cravar 1min17s024, tomando a liderança.
Verstappen bem que tentou, mas não conseguiu retomar a ponta. Com isso, a dupla da Red Bull garantiu as duas primeiras posições.
O treino de classificação para o GP do México acontece neste sábado, às 17h (horário de Brasília).
Resultado final
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Honda | 15 | 1'17.024 | 201.163 | |||
2 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | Honda | 12 | 1'17.217 | 0.193 | 0.193 | 200.660 | |
3 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 14 | 1'17.675 | 0.651 | 0.458 | 199.477 | |
4 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 17 | 1'17.708 | 0.684 | 0.033 | 199.392 | |
5 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 20 | 1'18.029 | 1.005 | 0.321 | 198.572 | |
6 | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Honda | 25 | 1'18.037 | 1.013 | 0.008 | 198.551 | |
7 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren | Mercedes | 15 | 1'18.121 | 1.097 | 0.084 | 198.338 | |
8 | 10 | Pierre Gasly | AlphaTauri | Honda | 18 | 1'18.202 | 1.178 | 0.081 | 198.133 | |
9 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 20 | 1'18.213 | 1.189 | 0.011 | 198.105 | |
10 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 16 | 1'18.312 | 1.288 | 0.099 | 197.854 | |
11 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 20 | 1'18.352 | 1.328 | 0.040 | 197.753 | |
12 | 7 | Kimi Raikkonen | Alfa Romeo | Ferrari | 22 | 1'18.531 | 1.507 | 0.179 | 197.302 | |
13 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo | Ferrari | 19 | 1'18.556 | 1.532 | 0.025 | 197.240 | |
14 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin | Mercedes | 17 | 1'18.614 | 1.590 | 0.058 | 197.094 | |
15 | 14 | Fernando Alonso | Alpine | Renault | 15 | 1'18.847 | 1.823 | 0.233 | 196.512 | |
16 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 17 | 1'18.999 | 1.975 | 0.152 | 196.134 | |
17 | 63 | George Russell | Williams | Mercedes | 19 | 1'19.211 | 2.187 | 0.212 | 195.609 | |
18 | 47 | Mick Schumacher | Haas | Ferrari | 14 | 1'19.238 | 2.214 | 0.027 | 195.542 | |
19 | 6 | Nicholas Latifi | Williams | Mercedes | 12 | 1'19.313 | 2.289 | 0.075 | 195.357 | |
20 | 9 | Nikita Mazepin | Haas | Ferrari | 15 | 1'20.479 | 3.455 | 1.166 | 192.527 |
F1 2021: Saiba TUDO dos treinos livres para o GP do MÉXICO, no Hermanos Rodríguez | SEXTA-LIVRE
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #143 – TELEMETRIA: O que Mercedes e Hamilton têm que fazer para vencer no México
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.