F1: Piastri lidera único treino livre do fim de semana em Spa; Bortoleto é 13º
Australiano assumiu a liderança na tabela de tempos nos minutos finais da sessão
A Fórmula 1 deu o pontapé inicial do fim de semana do GP da Bélgica, 13ª etapa da temporada de 2025. O primeiro - e único - treino livre da etapa teve Oscar Piastri como líder, ao cravar 1min42s022.
A segunda posição ficou com Max Verstappen, a 0s404 do líder, seguido por Lando Norris, George Russell e Charles Leclerc.
Gabriel Bortoleto teve uma sessão discreta e a finalizou na 13ªposição.
O Treino
O único treino livre do fim de semana teve Verstappen como o mais rápido nos primeiros minutos, mas logo superado por Piastri, com 1min44s979. Logo nas primeiras voltas, Sainz reportava problemas em sua Williams e retornava aos boxes.
Depois, Verstappen deu a resposta com 1min44s236, com pneus médios. Nos primeiros giros, Bortoleto era apenas o 17º, dando uma escapada na penúltima curva em uma das voltas subsequentes, mas sem gravidade.
Com 20 minutos de sessão, Ocon surpreendia e ocupava a P2, a 0s067 de Verstappen.
Mas Leclerc, com o composto duro, assumiu a primeira posição minutos depois, com 1min44s148. Na metade do treino, a McLaren 'reagia', com Piastri na 2ª colocação a 5 milésimos atrás do monegasco. Norris era o quarto.
Na sequência, os pilotos faziam simulação de corrida, sem grandes alterações na tabela de tempos.
Com 10 minutos, Stroll, de macios, assumiu a ponta, com 1min43s112. O composto menos rígido do fim de semana começou a ser usado por outros pilotos.
Dessa forma, Piastri cravou 1min42s123, quase um segundo sobre a melhor marca do canadense. Verstappen conseguiu a segunda colocação, a 0s530 do australiano.
Russell, com médios, se colocou entre Piastri e Verstappen, a 0s475 do P1.
Nos segundos finais, Piastri melhorou sua marca, com 1min42s022. Verstappen subiu para a P2, a 0s404.
O quali da corrida sprint acontece nesta sexta-feira, às 11h30.
Resultado
Cla | Piloto | # | Voltas | Tempo | Intervalo | Pneus | km/h | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | O. PiastriMcLaren | 81 | ![]() |
23 |
1'42.022 |
S | 247.146 | |
2 | M. VerstappenRed Bull Racing | 1 | ![]() |
23 |
+0.404 1'42.426 |
0.404 | S | 246.171 |
3 | L. NorrisMcLaren | 4 | ![]() |
22 |
+0.504 1'42.526 |
0.100 | S | 245.931 |
4 | G. RussellMercedes | 63 | ![]() |
27 |
+0.576 1'42.598 |
0.072 | M | 245.759 |
5 | C. LeclercFerrari | 16 | ![]() |
22 |
+0.906 1'42.928 |
0.330 | S | 244.971 |
6 | A. AntonelliMercedes | 12 | ![]() |
23 |
+0.957 1'42.979 |
0.051 | M | 244.849 |
7 | L. HamiltonFerrari | 44 | ![]() |
24 |
+1.063 1'43.085 |
0.106 | S | 244.598 |
8 | L. StrollAston Martin Racing | 18 | ![]() |
17 |
+1.090 1'43.112 |
0.027 | S | 244.534 |
9 | F. AlonsoAston Martin Racing | 14 | ![]() |
22 |
+1.098 1'43.120 |
0.008 | S | 244.515 |
10 | I. HadjarRB | 6 | ![]() |
19 |
+1.100 1'43.122 |
0.002 | M | 244.510 |
11 | C. Sainz Jr.Williams | 55 | ![]() |
16 |
+1.195 1'43.217 |
0.095 | S | 244.285 |
12 | A. AlbonWilliams | 23 | ![]() |
24 |
+1.239 1'43.261 |
0.044 | S | 244.181 |
13 | G. BortoletoSauber | 5 | ![]() |
25 |
+1.240 1'43.262 |
0.001 | S | 244.178 |
14 | N. HulkenbergSauber | 27 | ![]() |
20 |
+1.448 1'43.470 |
0.208 | S | 243.688 |
15 | L. LawsonRB | 30 | ![]() |
21 |
+1.456 1'43.478 |
0.008 | M | 243.669 |
16 | E. OconHaas F1 Team | 31 | ![]() |
22 |
+1.548 1'43.570 |
0.092 | S | 243.452 |
17 | P. GaslyAlpine | 10 | ![]() |
21 |
+1.907 1'43.929 |
0.359 | S | 242.611 |
18 | Y. TsunodaRed Bull Racing | 22 | ![]() |
23 |
+2.470 1'44.492 |
0.563 | M | 241.304 |
19 | F. ColapintoAlpine | 43 | ![]() |
21 |
+2.825 1'44.847 |
0.355 | S | 240.487 |
20 | O. BearmanHaas F1 Team | 87 | ![]() |
22 |
+3.055 1'45.077 |
0.230 | M | 239.961 |
Fred Sabino, da BAND, comenta ida da F1 à GLOBO, KIMI NA ALPINE (?), Max, BORTOLETO, Drugo e McLAREN
Ouça: Podcast Motorsport.com 344, com Fred Sabino, editor de F1 da Band
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.