F1: Piastri volta a boa forma e é pole sprint no Catar; Bortoleto larga em 13°
Verstappen reclamou bastante do carro que estava quicando
A sexta-feira (28) abriu mais uma sessão na pista do Catar, que recebe a penúltima corrida do calendário da Fórmula 1. Gabriel Bortoleto, que retorna a uma pista que conhece, se classificou em 13° para a sprint, enquanto Oscar Piastri ficou com a pole, tendo George Russell e Lando Norris na sequência.
SQ1
Como previsto pelas regras, todos os pilotos foram para a pista calçando pneus médios. Max Verstappen foi o primeiro a deixar os boxes, com Yuki Tsunoda na sequência. O holandês andou muito bem nas suas primeiras tentativas, mas sem conseguir fazer todos os setores roxos, perdendo alguns milésimos naquela parte da pista.
Lando Norris fez o mesmo que Verstappen, perdendo pouco menos de 0s2 para Isack Hadjar no setor 2, tendo Oscar Piastri em segundo lugar, com a volta em 1min21s813. Depois de serem superados pelo holandês, a dupla da McLaren voltou para a ponta, com o australiano em P1.
Gabriel Bortoleto, que passou o treino bem discreto, fez uma boa classificação, mostrando todo seu ritmo no SQ1 ao subir para quarto, andando mais rápido que George Russell e Max Verstappen.
Foi mais uma classificação complicada para Lewis Hamilton, que largará à frente apenas das duas Alpines. Enquanto Norris foi investigado por 'impedir' uma boa volta de Verstappen, mas nenhuma punição foi aplicada para o carro #4.
Eliminados: Colapinto, Gasly, Hamilton, Lawson e Stroll.
SQ2
A dupla da McLaren apareceu, mais uma vez, forte, rapidamente se colocando à frente dos rivais e Norris foi o primeiro a andar na casa de 1min20s956.
Andrea Kimi Antonelli teve uma volta deletada, pois escapou da pista e precisou lutar contra os rivais para conseguir se manter até o SQ3. Enquanto isso, Verstappen reclamou que seu carro estava quicando bastante.
Faltando menos de um minuto para o fim da sessão, o holandês cruzou a linha de chegada apenas em terceiro, não conseguindo chegar no tempo das McLarens. Nico Hulkenberg teve sua volta deletada e, assim, foi eliminado em 14°.
Eliminados: Ocon, Hulkenberg, Bortoleto, Bearman e Hadjar.
SQ3
Como previsto pelas regras, os pilotos deixaram os boxes de pneus macios, que prometeram diminuir ainda mais os tempos na pista. Verstappen se irritou bastante com a equipe, dizendo que o carro não estava se comportando da forma que ele esperava e estava balançando muito.
Inclusive, o holandês errou a entrada de uma das curvas e escapou com força, balançando bastante. Faltando dois minutos para o fim da sessão, ele tinha apenas o 10° tempo, mas sabia de seu assoalho não estava em sua melhor forma.
Piastri cruzou a linha de chegada como o mais rápido da sessão, apesar de ter sido brevemente superado por Russell, que terminou separando as duas McLarens. Enquanto Verstappen foi apenas o sexto, ficando, inclusive, atrás do companheiro de equipe.
| Pos. | Piloto | # | Passeios | Tempo | Intervalo | Pneus | km/h | |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 1 | Senhor VerstappenRed Bull | 1 | ![]() |
8 |
1'21.172 |
M | 240.334 | |
| 2 | F. AlonsoAston Martin | 14 | ![]() |
6 |
+0,104 1'21.276 |
0,104 | M | 240.026 |
| 3 | O. PiastriMcLaren | 81 | ![]() |
7 |
+0,114 1'21.286 |
0,010 | M | 239.997 |
| 4 | N. HülkenbergEstaca Sauber | 27 | ![]() |
8 |
+0,155 1'21.327 |
0,041 | M | 239.876 |
| 5 | L. NorrisMcLaren | 4 | ![]() |
7 |
+0,226 1'21.398 |
0,071 | M | 239.666 |
| 6 | I. HadjarTouros de corrida | 6 | ![]() |
8 |
+0,227 1'21.399 |
0,001 | M | 239.663 |
| 7 | G. RussellMercedes | 63 | ![]() |
6 |
+0,260 1'21.432 |
0,033 | M | 239.566 |
| 8 | C. Sainz JrWilliams | 55 | ![]() |
8 |
+0,266 1'21.438 |
0,006 | M | 239.549 |
| 9 | Y. TsunodaRed Bull | 22 | ![]() |
8 |
+0,286 1'21.458 |
0,020 | M | 239.490 |
| 10 | O. BearmanHaas | 87 | ![]() |
8 |
+0,354 1'21.526 |
0,068 | M | 239.290 |
| 11 | K. AntonelliMercedes | 12 | ![]() |
6 |
+0,383 1'21.555 |
0,029 | M | 239.205 |
| 12 | G. BortoletoEstaca Sauber | 5 | ![]() |
7 |
+0,451 1'21.623 |
0,068 | M | 239.006 |
| 13 | C. LeclercFerrari | 16 | ![]() |
8 |
+0,464 1.216.36 |
0,013 | M | 238.968 |
| 14 | A. AlbonWilliams | 23 | ![]() |
8 |
+0,549 1'21.721 |
0,085 | M | 238,719 |
| 15 | E. OconHaas | 31 | ![]() |
8 |
+0,601 1.217,73 |
0,052 | M | 238.567 |
| 16 | L. StrollAston Martin | 18 | ![]() |
7 |
+0,635 1'21.807 |
0,034 | M | 238.468 |
| 17 | L. LawsonTouros de corrida | 30 | ![]() |
6 |
+0,679 1'21.851 |
0,044 | M | 238.340 |
| 18 | L. HamiltonFerrari | 44 | ![]() |
8 |
+0,871 1'22.043 |
0,192 | M | 237.782 |
| 19 | P. GaslyAlpino | 10 | ![]() |
8 |
+0,940 1'22.112 |
0,069 | M | 237.582 |
| 20 | F. ColapintoAlpino | 43 | ![]() |
8 |
+1,192 1'22.364 |
0,252 | M | 2 |
Bortoleto CRITICADO por Gasly, Max JOGA REAL, McLaren SEM AJUDA a Norris e Hamilton MUDA DISCURSO
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.


















