Últimas notícias

F1 pode estender paralisação das fábricas por causa de coronavírus

Chefe da Alfa Romeo, Fred Vasseur, explica que equipes e categoria devem decidir por mais tempo de fábricas fechadas enquanto houver incertezas sobre pandemia de coronavírus

Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39

A Fórmula 1 poderá aumentar o período de fechamento das fábricas por mais semanas, em uma tentativa de ajudar a manter os custos sob controle, enquanto o início da temporada não é definido.

A pandemia de coronavírus levou as oito primeiras corridas da temporada a serem adiadas ou canceladas, embora a primeira corrida programada, no Canadá no dia 14 de junho, esteja longe de estar certa.

A brecha no calendário, levou a F1 a antecipar as férias de verão, em uma tentativa de ajudar a liberar datas para que as corridas possam ser repostas.

Leia também:

Mas com uma lacuna ainda longa para o início da temporada, e as equipes enfrentando dores de cabeça por causa da falta de corridas, uma opção considerada é estender as paralisações das fábricas.

O diretor da Alfa Romeo, Fred Vasseur, disse que esse movimento seria motivado por razões de custo.

"Temos a possibilidade de estender o fechamento", disse ele ao Motorsport.com. "Uma das decisões para reduzir drasticamente os custos pode ser estender a paralisação."

Vasseur disse que não há pressa no momento de decidir o que fazer, com o atual período de paralisação até o final de abril e as equipes tendo que fechar por 21 dias consecutivos durante esse período.

"O dia a dia é mais ou menos o mesmo que nas férias de verão, porque não temos permissão para trabalhar, exceto a área de comunicação e para outros funcionários seniores", disse ele.

“Mas toda a equipe técnica não pode trabalhar pelas próximas três semanas, o que significa até meados de abril.”

"Espero que nessa época tenhamos uma melhor visão da situação pelo resto do ano e que possamos tomar decisões.”

Vasseur elogiou o fato de as equipes estarem trabalhado juntas para tentar fazer o que é melhor para o esporte em meio às difíceis circunstâncias atuais.

"Acho que é um aspecto positivo da crise, estamos trabalhando mais juntos e seremos mais fortes juntos", explicou.

"E temos que trabalhar juntos para tentar vencer essa situação, salvar a temporada se for possível e fazer o máximo de corridas possível. Não é fácil.”

“A cada dia temos mais novidades, novas preocupações. O mais importante é ser flexível e trabalhar em grupo. E nem sempre isso foi o primeiro ativo da Fórmula 1.”

Veja como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo

Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos, Argentina e Espanha também foram suspensas, com adiamento. No momento, o GP da França é o primeiro da temporada. Mas o multicampeão Valentino Rossi acredita que as etapas de França e Itália dificilmente serão realizadas na data inicial
A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram suspensos.
O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.
Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado. Poucos dias depois, o GP do Azerbaijão também foi adiado. No momento, o GP do Canadá está marcado para ser o primeiro da temporada, no meio de junho
Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar as férias de verão.
Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022
Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas.
Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada.
O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
Na teoria, o campeonato de 2020 começa com o GP de Indianápolis, no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway.
Ainda não há nada definido sobre as 500 Milhas de Indianápolis.
Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas as atividades só voltarão a partir de 3 de maio, com a etapa de Martinsville no dia 9.
No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. Etapas do Velopark e Londrina também foram adiadas.
A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e aguarda novas diretrizes para retomar o campeonato.
Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
28

VÍDEO: Top 5 corridas mais geniais de pilotos na F1, por Felipe Motta

PODCAST #035 - Senna é o melhor piloto de todos os tempos da F1?

 
In this article
Erwin Jaeggi
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Planos da Aston Martin na F1 seguem em curso, apesar de problemas financeiros
Próximo artigo Equipes da F1 estão proibidas de desenvolver carro de 2022 nesse ano

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros