F1 pode ter programação flexível em condições adversas; entenda

Discussões de mudanças no fim de semana começaram após o fiasco do GP da Bélgica, quando a chuva fez a corrida ter apenas três voltas sob safety car

Puddles forming on the circuit and fans under umbrellas

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

O diretor de provas da Fórmula 1, Michael Masi, disse que há discussões sobre ter mais flexibilidade com os trabalhos do fim de semana quando o tempo está ruim. As conversas vieram na esteira dos problemas enfrentados em Spa, quando o GP da Bélgica recebeu a bandeira vermelha sem nenhuma volta para disputar.

Leia também:

Questionado se a programação da TV restringia a capacidade da FIA de modificar as sessões da categoria, ele disse: "Não depende tanto disso. É algo que discutiremos nas próximas semanas. Dissemos depois de Spa que há muitas discussões estratégicas que precisam acontecer entre a federação, a F1 e as dez equipes, e esse será um dos debates."

No entanto, Masi minimizou o embaralhamento do calendário do fim de semana do GP da Rússia que permitiu que a corrida de decisão do título da Fórmula 3 fosse disputada um dia antes do planejado.

O primeiro dos três eventos da categoria de base programados para o fim de semana de Sochi foi adiado para o final da tarde de sexta-feira, depois que ficou claro que as atividades de sábado estavam sob ameaça de chuva forte. O segundo lugar na prova deu o título de 2021 a Dennis Hauger.

The busy pre race grid

The busy pre race grid

Photo by: Charles Coates / Motorsport Images

A chuva teve o devido impacto no sábado, com a última sessão de treinos da F1 cancelada, enquanto a F2 e a F3 correram apenas duas das três corridas programadas ao longo. Masi negou que a mudança foi uma reação aos eventos em Spa.

"Não, de jeito nenhum", disse ele na época. "Vamos relembrar o que foi no sábado, se você olhar no início do dia para aqueles que estavam aqui naquela hora, viu que havia uma janela que parecia boa, e é por isso que trouxemos os carros da F2 para o pit lane."

"Obviamente isso diminuiu, e sempre corremos pelo princípio nesses cenários que é ir sessão por sessão, que é o que fizemos. No que diz respeito à F3, as condições foram transferidas para sexta-feira."

"Provavelmente o fator de exagero naquele cenário foi que era a última rodada do campeonato. E nós tínhamos a capacidade de encaixá-la no programa, então você tem que levar todos esses fatores em consideração. Spa certamente influenciou nisto."

F1 2021: Red Bull tem REVÉS contra Mercedes, Hamilton pode TROCAR MOTOR na Turquia, CHUVA e mais

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #136 – Ju Cerasoli faz raio-X da rivalidade Hamilton X Verstappen de quem acompanha direto do paddock

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Pérez afirma que dará volta por cima com Red Bull após sequência difícil de GPs
Próximo artigo F1: Sainz receberá quarto motor do ano na Turquia e será punido

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil