F1: Red Bull detona Mercedes por comentários "difamatórios" sobre teto: "Tática para tirar foco da falta de performance"

Christian Horner criticou os comentários feitos por Mercedes e Ferrari, mas citou diretamente o que foi dito por Toto Wolff na sexta-feira

Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing

Foto de: Red Bull Content Pool

Em meio ao GP de Singapura, a Red Bull se encontra no centro de uma intriga sobre uma potencial violação do teto orçamentário da Fórmula 1 no ano passado. E o time austríaco, irritado com a repercussão, afirmou que considera tomar uma atitude contra as rivais se elas não se retratarem do que consideram comentários "difamatórios" e "inaceitáveis".

A Mercedes e a Ferrari não têm escondido o fato de que o paddock sabe que duas equipes não cumpriram o teto orçamentário de 145 milhões de dólares do ano passado. Isso vem dias antes da FIA entregar os certificados de compliance referentes à 2021, previsto para a próxima quarta-feira (5).

Leia também:

Mas apesar de Toto Wolff, da Mercedes, e Laurent Mekies, diretor de provas da Ferrari, falarem sobre isso de forma genérica, sem destacar a Red Bull, os comentários não caíram bem com o time de Milton Keynes.

Falando em Singapura na manhã deste sábado, Christian Horner disse que sua equipe não vê bem os comentários feitos, e considera as opções na mesa caso Mercedes e Ferrari não deem um passo atrás.

"A menos que tenhamos uma retratação clara dessas declarações, vamos lidar com isso de forma bem séria, olhando para as opções disponíveis para nós. É absolutamente inaceitável fazer comentários do tipo, como os que foram feitos ontem, que são difamatórios para a equipe, as marcas e mesmo para a F1".

Sergio Perez, Red Bull Racing RB18

Sergio Perez, Red Bull Racing RB18

Photo by: Lionel Ng / Motorsport Images

Horner disse que ficou particularmente estupefato com a origem da informação sobre a potencial violação, quando a Red Bull sequer sabe se realmente há algo de errado.

"É uma submissão privada entre as equipes e a FIA. Então como diabos alguém sabe sobre os detalhes de nossa submissão? Como diabos qualquer equipe pode saber se há uma violação ou não?"

"Nós sequer sabemos se há uma violação nossa mesmo. Não saberemos até a semana que vem, até que o processo seja concluído".

Horner acredita que os rivais estão usando a questão do teto para falar mal da Red Bull no fim de semana em que Max Verstappen tem o primeiro 'match point' pelo bicampeonato.

"Talvez, quando essas acusações são feitas, as pessoas com teto de vidro não deveriam jogar pedras. E levamos com seriedade esses comentários. Não é coincidência que Max tem sua primeira chance de levar o título e estamos aqui falando de teto orçamentário em vez de sua performance fenomenal neste ano".

Mesmo sem citar diretamente a Mercedes, Horner não deixou de atacar a rival, fazendo referências aos comentários feitos por Toto Wolff na sexta-feira.

"Acho que é uma tática usada para tirar o foco de uma falta de performance na pista neste ano. E, claro, quando são feitas referências ao ano passado, este ano, ano que vem, vamos levar isso com extrema seriedade. Isso é um assunto para a FIA lidar, mas é também um caso para a Red Bull considerar qual é a nossa posição".

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura durante nossos programas. Não perca!

Podcast #197 - Na berlinda, qual será o futuro de Ricciardo e Schumacher?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 AO VIVO: Acompanhe o terceiro treino livre para o GP de Singapura em Tempo Real
Próximo artigo F1: Leclerc lidera TL3 reduzido em Singapura por causa da chuva

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil