F1: Red Bull mantém "confiança total" no cumprimento do teto de 2021

FIA divulgará na próxima quarta-feira (05) resultado da apuração dos relatórios financeiros de 2021 das equipes

Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing, arrives at the track

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

O fim de semana do GP de Singapura foi marcado pelas especulações de que duas equipes da Fórmula 1 teriam estourado o teto orçamentário de 145 milhões de dólares do ano passado, podendo sofrer sanções da FIA. Apontada como uma das envolvidas na polêmica, a Red Bull diz manter "confiança total" de que cumpriu o teto, antes do anúncio oficial da FIA na quarta (05).

Neste dia, a Federação irá anunciar o resultado da apuração dos relatórios financeiros das equipes, emitindo os certificados de compliance para aquelas que não extrapolaram o limite estipulado. Caso seja confirmado que há alguma equipe acima do teto, ela será sujeita a uma audiência e penalizações.

Leia também:

O foco das alegações sobre a violação do teto gira em torno de Aston Martin e Red Bull, mas ambas defendem que não fizeram nada de errado. O caso da equipe austríaca pode ser ainda pior, com rumores de que havia extrapolado o limite em cerca de 10 milhões de dólares o que, segundo o regulamento, acarretaria em punições severas, por estourar o teto em mais de 5% (veja no fim da nota vídeo sobre as punições para quem não cumpre o teto orçamentário).

Mas apesar do que rivais como Mercedes e Ferrari dizem, a Red Bull mantém o posicionamento de que sua submissão original do relatório financeiro, feita em março, estava abaixo do valor do teto. Questionado pelo Motorsport.com se está nervoso com o resultado a vir na quarta, Christian Horner disse: "Não, eu tenho confiança total em nossa submissão".

"Houve um processo. Entregamos em março, após ser confirmado por nossos auditores. E acreditamos que estamos dentro do teto, com conforto. A FIA está seguindo o processo. Esperamos ouvir nesta semana o resultado do processo de todos nós".

Enquanto a Red Bull não sabe o que a FIA anunciará na quarta, ele admite que há uma grande responsabilidade sobre a Federação para garantir a robustez de suas investigações e respostas.

"É um conjunto novo de regras que são muito complicadas, e que se aplicam a companhias de estruturas diferentes, formulações diferentes e, claro, regras. Há sempre interpretações diferentes das normas. Então, no primeiro ano, será interessante ver como é isso na prática".

"Vimos retificações, mesmo após as submissões serem feitas, que se aplicam ao ano passado. Então sempre será um processo evolutivo. É um tópico enorme para a FIA abraçar, particularmente quando se olha para a escala das equipes no pitlane, com muitas pertencendo a conglomerados e organizações ainda maiores".

Sergio Perez, Red Bull Racing RB18, Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Sergio Perez, Red Bull Racing RB18, Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

Questionado se essas retificações recentes sobre elementos que estão ou não inclusos no teto orçamentário e o impacto que isso tinha no relatório da equipe, Horner disse: "Fica significativamente mais baixo. Com as retificações, devemos ficar bem abaixo".

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Leclerc admite surpresa com ritmo apresentado por Pérez no fim da corrida em Singapura
Próximo artigo F1 - Russell explica escolha da Mercedes por pneus médios prematuramente: "Tínhamos que tentar algo"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil