F1: Red Bull não tem certeza se o RB20 será bom o suficiente como seus antecessores

Carro é a "terceira evolução" do usado no primeiro ano do novo regulamento da categoria, em 2022

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Zak Mauger / Motorsport Images

A Red Bull diz que não tem certeza se fez a coisa certa ao manter uma abordagem de "terceira evolução" para seu novo carro de Fórmula 1, o RB20.

Leia também:

A equipe sediada em Milton Keynes deve revelar seu concorrente de 2024 em sua fábrica na próxima semana. E, após uma campanha esmagadoramente dominante em 2023, a o time está ciente de que há poucos motivos para fazer algo radicalmente diferente em termos de abordagem de seu design.

Mas o diretor técnico Adrian Newey tem noção de que, embora tenha sido a equipe de referência até agora, sua decisão de simplesmente aprimorar o conceito pode não ser necessariamente suficiente para mantê-la na liderança.

Falando ao podcast da equipe, o Talking Bulls, sobre o que se poderia esperar do RB20, Newey disse: "Nosso carro é, em grande parte, uma terceira evolução do carro 22. O carro do ano passado foi uma evolução do 22 em seus pontos principais, tendo, é claro, algum entendimento sobre o que precisávamos fazer com a suspensão para tentar melhorar o carro também, e tirar peso dele, porque nunca chegamos ao limite de peso no 22."

"O carro deste ano é a terceira evolução do RB18 original. O que não sabemos, é se a terceira evolução é muito conservadora, enquanto outros fizeram algo diferente? Simplesmente não dá para saber."

Os comentários de Newey sobre o fato de não haver uma direção clara sobre se a Red Bull fez a coisa certa vêm com ele admitindo que ficou completamente surpreso no ano passado sobre o quanto sua equipe estava à frente.

"O RB18, o primeiro carro, para os novos regulamentos, acho que conseguimos acertar os fundamentos em termos de como abordamos o processo de pesquisa, a arquitetura do carro, em termos de layout e assim por diante", disse ele.

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

"Conseguimos criar um carro decente que desenvolvemos em 22. E, obviamente, tivemos uma segunda metade de temporada muito forte em 22. Em 23, ou seja, na segunda temporada dos novos regulamentos, esperávamos que o grid se fechasse. Então, no ano passado, todos nós, principalmente eu, fomos pegos de surpresa. Nós realmente não esperávamos o domínio que tivemos."

"Este ano, então, pelo que sei, muitas pessoas, muitos de nossos rivais deram uma boa olhada desta vez, e suspeito que haverá alguns carros muito parecidos com o nosso."

Mudança de desempenho

Embora a Red Bull tenha vencido todas as corridas do ano passado, com Max Verstappen chegando ao seu terceiro título mundial consecutivo, Newey acha que as coisas se fecharam no final do ano.

"O grid estava apertado e as corridas estavam ficando mais apertadas", disse ele. "Austin, nós íamos perder. Então, fizemos uma aposta e puxamos Max para fazer uma parada extra ele fez o resto. Em Las Vegas, para ser bem honesto, provavelmente Charles [Leclerc] na Ferrari era o piloto mais rápido. Max fez a diferença ali, com certeza."

"Portanto, no final da temporada, embora tenhamos conseguido vencer tudo, exceto Singapura, todos estavam nos perseguindo. Portanto, agora não há muita oscilação durante o inverno. Há muita pressão."

Newey explicou que, embora houvesse benefícios para a equipe ao encarregar os projetistas de buscar abordagens mais radicais, o limite de custos impede que a equipe busque todas as opções disponíveis.

"Existe essa [questão]: devemos ter um grupo que saia e procure ideias totalmente à esquerda, ou continuamos a desenvolver a rota que tomamos?", perguntou ele. "Temos recursos limitados. Não podemos fazer tudo e não podemos analisar todos os caminhos. Portanto, adotamos a abordagem de desenvolver o que temos. Esperamos que essa seja a decisão prudente e correta."

As CONSEQUÊNCIAS do 'fico' de Norris: RED BULL vai atrás de QUEM agora que Lando ficará na McLaren?

Podcast #267 - Par ou ímpar: Renovados, quem você escolheria entre Norris e Leclerc?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Bottas crê que não há “portas fechadas” para retorno à Mercedes
Próximo artigo F1: Red Bull marca audiência de caso Horner e possível substituto já é apontado, diz imprensa alemã

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil