A Red Bull está longe de viver um bom momento na temporada 2024 da Fórmula 1. E, com a aproximação crítica de Mercedes, Ferrari e McLaren, a equipe austríaca está longe de ser a força dominante do ano passado, tendo cedido cinco vitórias às rivais, incluindo em Silverstone no último domingo (07), o time de Milton Keynes busca explicar a "estranha corrida" que viveu na Inglaterra.
Depois de uma temporada em que a Red Bull foi dominante no início, antes de a McLaren surgir mais recentemente com o que muitos acreditam ser o carro mais rápido da F1, o brilho de Lewis Hamilton e da Mercedes em Silverstone foi uma surpresa.
Porém, mais desconcertante do que o fato de a Mercedes ter vencido, foi a forma como o ritmo dos diferentes carros variou ao longo do GP - com a alemã, a Red Bull e a McLaren sendo dominantes em vários momentos.
Christian Horner, chefe da Red Bull, disse: "Foi uma corrida muito estranha. Acho que se alguém conseguir explicar o ritmo do carro deles [a Mercedes]... eles se saíram muito bem, porque o carro parecia se movimentar bem".
"A Mercedes sempre foi forte em condições mais frias e parecia ter tudo sob controle. Depois, Lewis ganhou vida quando começou a chover e, em seguida, a McLaren realmente ganhou vida e passou por nós dois. Portanto, as coisas estavam mudando de acordo com o que estava acontecendo".
"Nessas condições, era de se esperar que Max também ganhasse força, mas ele estava com dificuldades naquele momento. Depois, quando o circuito começou a secar, o ritmo voltou e chegamos a ser seis, sete décimos mais rápidos do que Lewis e Lando [Norris]".
Embora os engenheiros agora estejam analisando os dados da corrida para tentar entender melhor os elementos de desempenho, Horner tem sua própria teoria sobre o que aconteceu.
"Acho que tudo tem a ver com os pneus", disse ele. "Acho que tudo tem a ver com o funcionamento do pneu em um determinado momento, em uma determinada condição - seja quente ou frio. Carros diferentes estão trabalhando os pneus de maneiras diferentes, e vimos um extremo disso quando o circuito passou de úmido para molhado e de volta para seco".
Essa é uma ideia que, na opinião de seus rivais, também explica por que o ritmo dos carros oscilou tanto em diferentes estágios da corrida.
O chefe da Mercedes, Toto Wolff, disse: "Estávamos realmente controlando o ritmo no início, e isso foi muito encorajador. Depois começou a chover e foi possível ver o enorme desempenho da McLaren. Eles estavam simplesmente no ponto ideal do pneu".
"Mas nós voltamos. E depois, em outras condições, acho que tínhamos tudo sob controle."
Para a McLaren, o ritmo das três principais equipes em Silverstone foi algo que chamou a atenção - principalmente pelo fato de ter vindo de uma sequência de corridas onde muitos viam o MCL38 como o melhor carro do grid.
Na verdade, o chefe de equipe Andrea Stella acha que o GP da Inglaterra pode ter marcado uma mudança de guarda em termos de quem está no topo da F1.
"Há essa narrativa de que a McLaren tem o melhor carro, mas acho que fazemos bom uso dele, certo?", disse Stella.
"Eu gostaria de enfatizar o bom trabalho das pessoas que preparam o carro. Nós vamos para as sessões de treinos e o carro tem um bom desempenho.
"Mas vimos [no GP da Inglaterra] que não necessariamente temos o carro mais rápido. Porque no primeiro stint, onde as coisas estavam bem regulares, a Mercedes estava indo bem!
"Isso faz parte dos pontos positivos. Acho que a equipe está trabalhando muito bem. E quando você disputa as primeiras posições, isso se torna muito mais visível quando você ainda tem algum trabalho a fazer."
HAMILTON DÁ SHOW EM CASA após TROCAÇÃO com MCLAREN; Verstappen P2 e Norris P3
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Verstappen x Norris: nasce uma nova guerra na Fórmula 1? Ouça debate
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Visite motorsport.com normalmente com publicidade e rastreamento. Você pode revogar seu consentimento a qualquer momento através da página de proteção de dados.1
Use motorsport.com sem banners publicitários, rastreamento personalizado e comerciais por uma pequena taxa.