F1: Renault diz que quer equipes parceiras no lugar de clientes na F1 e coloca novo acordo com Red Bull como improvável
Cyril Abiteboul, chefe da equipe de F1, deixou claro que uma reedição da parceria com a Red Bull é muito improvável
A partir de 2021, a Renault fornecerá motores apenas para sua equipe da Fórmula 1, que passará a se chamar Alpine. A McLaren, que tinha um acordo com a montadora, optou por reeditar a parceria com a Mercedes. E olhando para o futuro, a Renault deixou claro que não quer apenas uma equipe cliente na F1, e sim uma parceira para ajudar a desenvolver o motor.
O chefe da Renault na F1, Cyril Abiteboul, disse estar feliz com o fato da Renault poder focar em si própria por enquanto mas afirmou que, se houver a oportunidade de alinhar uma nova parceria no futuro, isso o deixaria muito feliz.
"Tem que ser mais uma equipe parceira do que uma cliente. Uma cliente não te traz nada. Um parceiro pode agregar, te ajudar a atingir um objetivo no âmbito esportivo ou do negócio".
"Sabemos que a transação financeira é regulada de qualquer modo, então estaremos olhando principalmente de uma perspectiva técnica e esportiva".
Com o futuro da Honda na F1 a longo prazo como dúvida, com a montadora japonesa comprometida apenas até o fim de 2021, não é impossível que a Red Bull possa necessitar de uma fornecedora a longo prazo.
Mas Abiteboul disse que a perspectiva de uma renovação com a Red Bull é improvável, com as duas partes tendo um relacionamento difícil no passado.
"A Red Bull virou uma equipe oficial da Honda. Acho que a primeira coisa é a Honda decidir se segue. Já estivemos nesse ponto com a Red Bull e não funcionou".
No final de semana, Abiteboul disse que a Red Bull perdeu uma oportunidade por não ter uma parceira de motores, algo que, segundo ele, poderia ter sido feito com a Renault no passado.
"Eu fui perguntado porque a Red Bull tem as dificuldades atuais, e a minha opinião, uma das razões, é que eles já haviam rejeitado essa possibilidade de uma integração maior".
"Nós progredimos entre Viry e Enstone. Temos um comprometimento a longo prazo no esporte e agora que garantimos o futuro podemos pensar no que queremos em uma perspectiva de parceiros ou clientes".
"Se houver uma oportunidade de parceria forte vamos buscar. Mas duvido que seja com a Red Bull".
F1: Saiba quem é o novo chefe da Williams após saída de Claire e veja quem comanda os outros times
Podcast #066: Vitória de Gasly prova que F1 é ambiente ‘onde os fracos não têm vez’?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.