F1 revela motivo de retirada do ponto por volta mais rápida
Categoria explicou a justificativa necessária para remover a pontuação extra na temporada 2025
![Noten Singapur: Bei uns belegt Daniel Ricciardo nur Platz 13!](https://cdn-4.motorsport.com/images/amp/0k7OaRj0/s1000/noten-singapur-bei-uns-belegt-.jpg)
A Fórmula 1, em nota, revelou os motivos que justificaram a retirada do sistema de ponto extra por volta mais rápidas nas corridas. A pontuação estava em vigor desde 2019 e causou polêmica no GP de Singapura, o que gerou debate para a sua retirada.
O sistema anterior foi introduzido para permitir uma batalha pela volta mais rápida entre equipes e pilotos, agitando o final das corridas. Mas o problema era que o ponto de bônus geralmente ia para o vencedor da corrida com uma liderança inatacável ou para um piloto mais lento que fazia uma troca de pneus gratuita.
Na verdade, o maior problema era que alguém fora dos 10 primeiros poderia aproveitar a oportunidade e ainda assim não obter nenhum ponto, enquanto alguém na liderança estava realmente perdendo, mesmo sendo mais rápido no geral do que seus rivais.
Sem mencionar o fato de que as equipes muitas vezes estavam jogando, pois tentavam superar um de seus adversários imediatos por motivos táticos.
Na maioria dos casos, não se tratava realmente de quem era o mais rápido na pista, mas de quem estava no lugar certo na hora certa para fazer a melhor volta da corrida com uma troca de pneus livre.
E o GP de Singapura de 2024 foi um exemplo perfeito disso, quando Daniel Ricciardo recebeu a chance da RB como presente de despedida, mas também roubou pontos do rival de Max Verstappen no campeonato, Lando Norris, que acabou vencendo a corrida.
Pouco tempo depois, a F1 decidiu abolir a polêmica regra para este ano, de modo que nenhum ponto de bônus será concedido para a volta mais rápida em uma corrida. Embora a categoria tenha dito em um artigo recente que a regra teve alguns benefícios positivos, ela também admitiu que havia muita margem para evasão, o que era, portanto, contraproducente para o objetivo original.
"Embora muitos pilotos ainda estivessem se esforçando no final da corrida para tentar obter essa recompensa, ou até mesmo fazendo trocas extras de rodas, isso também abriu a possibilidade de alguém fora do top 10 sair e tirar o ponto de outro piloto, e eles próprios não o conseguiram".
"E como o bônus às vezes era um assunto controverso, foi tomada a decisão de removê-lo do sistema de pontos a partir deste ano", explicou a F1.
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