Recomendado para você

F1: Piastri se pronuncia sobre polêmica com Norris nas redes sociais

F1: Piastri se pronuncia sobre polêmica com Norris nas redes sociais

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Piastri se pronuncia sobre polêmica com Norris nas redes sociais
AO VIVO: Assista aos 500km de Interlagos da Porsche Cup Brasil

AO VIVO: Assista aos 500km de Interlagos da Porsche Cup Brasil

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
AO VIVO: Assista aos 500km de Interlagos da Porsche Cup Brasil
F1: Apesar de boa classificação, Sainz não acredita em pódio em Las Vegas

F1: Apesar de boa classificação, Sainz não acredita em pódio em Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Apesar de boa classificação, Sainz não acredita em pódio em Las Vegas
Aurelia Nobels escala pelotão e conquista primeiro pódio na F1 Academy

Aurelia Nobels escala pelotão e conquista primeiro pódio na F1 Academy

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
Aurelia Nobels escala pelotão e conquista primeiro pódio na F1 Academy
F1: "Estava escorregadio demais até para mim", reclama Verstappen sobre quali em Vegas

F1: "Estava escorregadio demais até para mim", reclama Verstappen sobre quali em Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: "Estava escorregadio demais até para mim", reclama Verstappen sobre quali em Vegas
Porsche Cup: Carloni é o campeão da Sprint Trophy; Villela vence corrida 2 em Interlagos

Porsche Cup: Carloni é o campeão da Sprint Trophy; Villela vence corrida 2 em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Carloni é o campeão da Sprint Trophy; Villela vence corrida 2 em Interlagos
MotoGP: Martín tem bicicleta avaliada em R$123 mil roubada

MotoGP: Martín tem bicicleta avaliada em R$123 mil roubada

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Martín tem bicicleta avaliada em R$123 mil roubada
F1: Por que Russell não conseguiu a pole no GP de Las Vegas?

F1: Por que Russell não conseguiu a pole no GP de Las Vegas?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Por que Russell não conseguiu a pole no GP de Las Vegas?
Últimas notícias

F1: Russell diz que Bottas "provavelmente não" é culpado por acidente em Ímola

Mas o piloto da Williams defende também que sua atitude de lutar pela posição até o último segundo não foi um erro

Marshals clear the damaged car of Valtteri Bottas, Mercedes W12, from the gravel trap

Após uma intensa troca de farpas depois do polêmico acidente que levou à paralisação do GP da Emilia Romagna de Fórmula 1, George Russell deu um passo atrás e agora admite que "provavelmente" Valtteri Bottas não tenha culpa pelo incidente.

Na metade da prova em Ímola, Russell e Bottas vinham em forte disputa pela nona posição quando o piloto da Williams tentou ultrapassar, mas acabou passando por um local molhado e perdeu o controle de seu carro, acertando também a Mercedes. O acidente deixou tantos detritos na pista que forçou o acionamento da bandeira vermelha.

Leia também:

O incidente levou a uma troca de farpas entre os pilotos desde o primeiro momento, com Russell abordando Bottas ainda dentro do carro para perguntar se ele estava tentando matar os dois

Enquanto Russell questionou a movimentação de Bottas e se o finlandês teria agido do mesmo modo se fosse outro piloto, em clara alusão à luta pelas vagas da Mercedes em 2022, Bottas sempre defendeu que o piloto da Williams era o claro culpado pelo toque e que ele havia criado "uma teoria e tanto" sobre o caso.

Mas horas após o final da corrida, tendo examinado o material da colisão, Russell deu uma nova visão sobre o acidente.

"Quando você revisa tudo e olha em slow motion e em certos ângulos, tudo parece bem diferente. Um ângulo de câmera deixa uma impressão, outro deixa uma opinião totalmente diferente".

"Eu estava mais frustrado por causa da velocidade do incidente. Nunca tinha visto uma batida no fim da reta quando ambos estávamos com pé embaixo, e todos sabemos dos perigos do esporte. Para ser honesto, eu teria reagido da mesma forma seja lutando por vitória, nono ou último. Porque eu achei que isso foi desnecessário e evitável".

"Como disse, Valtteri não fez nada fora das regras, mas você precisa considerar o elemento de responsabilidade e consideração. Há certas coisas que você pode fazer quando tudo está estável, mas em uma pista úmida é mais complicada, e você está tentando mandar alguém para a grama a mais de 300 km/h".

"Havia um alto risco de incidente e é por isso que fiquei desapontado, porque achei que houve uma falta de respeito enorme. Não direcionada a mim, mas aos carros".

Russell se defendeu ainda quando questionado se ele havia mudado sua abordagem na disputa por posição por saber que era uma Mercedes à sua frente.

"Nunca estive em posição de lutar contra uma Mercedes. A Williams não disputa com uma Mercedes há uns cinco anos. Então isso nem passou pela minha cabeça. Não foi um movimento imprudente. O movimento foi correto. Valtteri defendeu de modo forte e foi justo o que ele fez".

"Mas já havíamos percorrido três quartos de uma meia reta. Não foi como se eu tivesse mergulhado em cima dele 20 metros antes, batendo ao seu lado. Foi uma infelicidade. O incidente não teria ocorrido se a pista estivesse molhada e se o DRS estivesse fechado".

No final da coletiva, Russell defendeu novamente que sua atitude era correta, mas admitiu que Bottas não deve ser o culpado.

"Poderia ser evitado? Sim. Valtteri estava errado? Provavelmente não".

"Ele poderia fazer algo a mais? Talvez. Eu estava errado? Eu causei a batida ao rodar, mas estava errado por buscar a ultrapassagem? Absolutamente não. Você teria que ser idiota para tirar o pé naquele momento".

PÓDIO: CAOS em Ímola! TRETA de Bottas e Russell, 'TRAPALHADA' de Hamilton e tudo do GP

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #098 – TELEMETRIA: A verdade sobre motor Honda e tudo sobre o GP da F1 em Ímola

 

Artigo anterior F1: Entenda por que Hamilton não quebrou as regras ao voltar à pista de ré em Ímola
Próximo artigo F1: Acidente de Bottas pode limitar potencial de atualizações da Mercedes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros