F1: Russell diz que esperava mais da Aston Martin
O piloto de Fórmula 1 da Mercedes George Russell avalia que Fernando Alonso será “mais um azarão do que a Ferrari” no Grande Prêmio do Bahrein de 2023, pois ele esperava mais dos carros da Aston Martin
Depois de ser o mais rápido no segundo e terceiro treinos livres, Fernando Alonso estava em busca da pole position no Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1, mas se classificou apenas em quinto. O piloto da Aston Martin ficou 0,628s atrás do pole position Max Verstappen, com isso ficou atrás de Sergio Pérez e de uma segunda fila totalmente Ferrari. Mas o bicampeão manteve as duas Mercedes atrás, com Russell marcando o sexto lugar à frente de seu companheiro de equipe Lewis Hamilton.
No entanto, Russell acredita que a Ferrari já mostrou seu potencial máximo, já que seu ritmo de corrida costuma ser pior do que sua velocidade de classificação, o que significa que Alonso será o único que ele deverá ter cuidado no GP.
Questionado pela Autosport se a Mercedes poderia ultrapassar a Ferrari na corrida, Russell citou o espanhol: “O ritmo de corrida deles é sempre um pouco pior do que o ritmo de qualificação.
“Nós é o oposto. Então, classificando-se três décimos atrás [da Ferrari] quando eles provavelmente foram o carro mais rápido em uma única volta, acho que estamos em um bom lugar para lutar pelo P3. Mas, para ser honesto, Fernando provavelmente é mais um azarão do que a Ferrari.”
O britânico acrescentou que o quinto lugar no grid para Alonso e o oitavo para Lance Stroll foi menos do que ele poderia ter previsto, com base na forte exibição de treinos do Aston AMR23. Russell continuou: “Eu esperava um pouco mais deles, para ser honesto".
George Russell, Mercedes-AMG
Photo by: Sam Bloxham / Motorsport Images
“Fiquei um pouco surpreso por estarmos tão perto deles por todo o ritmo que mostraram. Acho que foi uma boa sessão para nós. É interessante como eles foram tão competitivos nos treinos, mas, no final das contas, a qualificação é a primeira vez que você realmente faz uma leitura real".
“Eu diria que, neste fim de semana, é mais ou menos onde esperávamos estar". Russell acrescentou que os ajustes de configuração que a Mercedes fez em seu W14 durante a noite se mostraram cinco vezes mais eficazes do que o inicialmente previsto.
Enquanto ele se conteve sobre quais foram as mudanças precisas, Russell calculou que eles haviam economizado meio segundo depois que ele e Hamilton estavam apenas à margem dos 10 primeiros no treino de sexta-feira.
No entanto, a equipe não podia apostar que eles seriam soluções permanentes, pois ainda não entenderam completamente por que foram tão transformadores. Russell disse: “A mudança que fizemos, esperávamos encontrar provavelmente um décimo. Mas encontramos talvez cinco ou seis décimos. Precisamos entender o porquê disso. Obviamente, essa é uma notícia positiva, mas precisamos entendê-la", disse o piloto da Mercedes.
“Depois do TL3, não nos concentramos em entendê-lo. Nós apenas nos concentramos em maximizar o desempenho. Então, isso vai ser um trabalho para segunda-feira", indicou.
VERSTAPPEN FRUSTA ALONSO e conquista POLE com primeira fila da Red Bull; veja repercussão do quali
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.