F1: Russell esclarece que toque com Hamilton aconteceu por falta de comunicação

George Russell acabou colidindo com seu companheiro de equipe no fim do Q2 e foi convocado pelos comissários por conta disso

George Russell, Mercedes F1 W14

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Sentimentos mistos para Mercedes na classificação do GP da Espanha de Fórmula 1. George Russell e Lewis Hamilton acabaram se tocando no fim do Q2 que, de acordo com Russell, aconteceu por falta de comunicação da equipe. 

Leia também:

Perto do final do Q2, Russell e Hamilton estavam começando suas voltas rápidas quando George passou ao lado de Lewis para o lado de dentro da reta dos boxes na intenção de pegar o um vácuo da Ferrari de Carlos Sainz e depois voltou para a linha de corrida.

Contudo, Russell parecia não saber que Hamilton, atrás dele, também estava em alta velocidade e estava prestes a ultrapassá-lo por fora quando seu companheiro de equipe inadvertidamente fechou a porta para ele.

Hamilton teve que evitar a ultrapassagem colocando as rodas esquerdas na grama, mas ainda assim fez contato com Russell e acabou quebrando a placa da asa dianteira em uma colisão que poderia ter tido consequências muito piores.

No rádio, Hamilton disse: "George simplesmente deu ré, foi muito perigoso."

Os comissários da FIA convocaram os dois pilotos da Mercedes para analisar o incidente, investigando por que o "carro 63 de Russell normalmente mudou de direção, causando impacto direto com o carro 44" na reta de largada e chegada de Barcelona.

Quando perguntado se o incidente se deveu simplesmente a um erro de comunicação, Russell disse: "Sim, basicamente. Eu nem sabia que ele estava lá. Eu estava começando a minha volta, tentando tomar o vácuo de Sainz e, felizmente, nada de ruim aconteceu."

O incidente foi o ponto alto de uma sessão de classificação confusa, na qual Russell teve dificuldades para obter aderência dos pneus e enfrentou muitos quiques, o que fez com que sua 12ª posição no grid não fosse uma surpresa para ele.

Spanish GP

Spanish GP

"Não sei bem por que, logo de cara, na primeira corrida, eu simplesmente não tinha aderência nos pneus", explicou Russell. "Eu estava com muita dificuldade, o carro começou a pular muito nas curvas de alta velocidade, por isso não consegui fazer a curva [final] com o pé direito quando estávamos fazendo isso hoje de manhã."

"Foi uma sessão muito, muito estranha; não fiquei surpreso por ficar no Q2 porque o carro estava totalmente fora de ritmo. Não tive uma boa sensação com ele. E sim, com certeza foi decepcionante."

Russell disse que a Mercedes fez algumas mudanças no carro antes da classificação, mas não conseguiu apontar nenhuma razão pela qual seu W14 teve tanta dificuldade na pista de baixa aderência, que foi varrida por pancadas de chuva.

"Mudamos algumas coisas, mas nada que esperássemos que tivesse um efeito tão substancial", continuou ele. "Talvez eu possa contribuir para a falta de desempenho, pois a pista estava claramente complicada para todos. Havia carros com dificuldades a torto e a direito, mas não deveríamos estar nessa posição. É uma pena."

Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #232 - É o 'fim da linha' para o GP de Mônaco na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Leclerc "sem resposta" para 'nocaute' no Q1 do GP da Espanha
Próximo artigo F1: Alonso garante que P2 era possível mesmo com assoalho danificado

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil