F1 - Sainz celebra vitória após cirurgia e 'tira onda' com Verstappen: "Já ganhou muito"

Espanhol, contudo, lamentou não poder brigar pela vitória com holandês na pista

Carlos Sainz, Scuderia Ferrari, 1st position, sprays the victory Champagne

Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images

Carlos Sainz dá à Ferrari sua primeira vitória na temporada de 2024 da Fórmula 1 ao vencer na Austrália, apenas duas semanas depois que uma operação de apendicite o obrigou a perder o GP da Arábia Saudita.

Leia também:

A esta altura, Carlos já pegou o jeito da coisa. No ano passado, ele impediu que a Red Bull vencesse todas as corridas da temporada ao cruzar a linha de chegada em primeiro lugar em Singapura. Este ano, ele repetiu em Melbourne e o fez em uma condição física precária, depois de operar por conta de uma apendicite há duas semanas.

De uma cama de hospital para o degrau mais alto do pódio, com a cereja no topo do bolo na segunda volta, graças a uma manobra de ultrapassagem fundamental sobre Max Verstappen (que mais tarde abandonou devido a uma falha no freio de seu RB20). O resto foi gerenciamento de pneus, excelente ritmo e uma vitória merecida.

"Foi uma boa corrida", disse o piloto de Madri no final. "Eu me senti muito bem o tempo todo, embora esteja um pouco duro para dizer a verdade, não foi muito fácil do ponto de vista físico. Mas sempre consegui controlar o ritmo e os pneus. Foi uma corrida difícil, mas estou feliz e orgulhoso do trabalho feito pela equipe e estou orgulhoso de ter vencido com Charles em segundo, porque isso mostra o quanto trabalhamos e como a vida é louca."

"Não consegui renovar meu contrato com a Ferrari, depois consegui o pódio no Bahrein, depois a apendicite em Jeddah e a vitória. Uma montanha-russa, mas estou muito feliz. Neste momento, eu recomendaria a todos que fizessem uma cirurgia de apendicite.... (ele brinca)."

Carlos Sainz, Ferrari SF-24

Carlos Sainz, Ferrari SF-24

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Sainz percebeu imediatamente que tinha a oportunidade de tentar o ataque a Verstappen. "Na primeira volta, tive a impressão de que poderia ficar perto de Max e depois usar o DRS a partir da segunda volta, porque ele é muito eficaz aqui", disse. 

"Max, no início da segunda volta, perdeu terreno entre as curvas 2 e 3. Naquele momento, tentei fazer a ultrapassagem e, assim que o ultrapassei, vi que ele começou a ter problemas de freio. Fiquei muito desapontado, pois imagino que teria sido uma boa briga com ele na pista pela vitória, mas estou feliz com a vitória. Max já ganhou muito! Estou feliz por estar de volta ao degrau mais alto do pódio."

Desde o Treino Livre 3, Sainz sabia que tinha um ritmo muito competitivo. A ultrapassagem de Max e seu abandono após alguns quilômetros permitiram que o madrilenho administrasse perfeitamente seu SF-24, e a ausência de bandeiras vermelhas fez o resto.

"Eu diria que sabia que poderia vencer desde a segunda volta. Ontem, eu já sabia que tinha ritmo e que podia controlar os pneus da melhor maneira possível. Sempre havia o risco de uma bandeira vermelha ou de um Safety Car. Sempre tive isso em mente, porque sempre pode acontecer aqui em Melbourne. Lamento muito pelo George (Russell, que sofreu um acidente grave na Curva 6 na última volta), espero que ele esteja bem. Achei que foi um acidente feio. Mas vencer, chegar ao final.... foi lindo."

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Culpa de Alonso? Comissários convocam espanhol para explicar ocorrido com Russell na Austrália; entenda
Próximo artigo Verstappen mantém liderança, mas vê rivais mais próximos; veja a situação do Mundial de F1 após o GP da Austrália

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil