F1: Schumacher explica motivos por trás de batida "estranha" em Mônaco
Para alemão, discussão seria diferente caso já tivesse conquistado pontos em 2022
Mick Schumacher admitiu que sua batida "estranha" no GP de Mônaco de Fórmula 1 foi causado por sair da linha ideal, colocando o carro em um trecho úmido da pista, que ainda estava secando.
O forte choque levou à interrupção da corrida, porque a traseira do carro se separou do resto após ele bater no muro no meio do complexo da piscina, atingindo ainda a barreira de proteção no fim.
Logo após a batida, ele ainda não havia entendido como que conseguiu perder o controle tão rapidamente em uma seção de alta da pista, enquanto seu engenheiro sugeriu pelo rádio que ele poderia ter atingido a barreira antes, quebrando algo.
Mas agora, tendo olhado para os dados, Schumacher admite que simplesmente errou a trajetória na Tabac, resfriando seus pneus em uma área molhada, atingindo outra poucos segundos depois na piscina, onde foi apenas 10cm mais largo que a linha ideal.
"A pista inteira estava bem úmida em algumas partes", disse ao Motorsport.com. "E outras já estavam secas. Acabei indo um pouco além na curva 12 [Tabac], o que resfriou o lado direito. E quando passei pela chicane, eu achei que as circunstâncias estavam fáceis".
"Acabei errando o lugar um pouco, basicamente dez centímetros em uma área molhada, e isso gerou uma girada dupla dos pneus, porque tínhamos muita potência naquele momento. E isso me fez rodar. Eu tentei corrigir, mas acabei acertando o muro".
Mick Schumacher, Haas VF-22 crash
Photo by: Steven Tee / Motorsport Images
Schumacher insiste que não teve nenhum tipo de alerta de que poderia perder o controle do carro assim.
"Veio do nada. E falei com outras pessoas. A maioria do feedback que eu recebi é que realmente parece estranho. Então, obviamente, não podemos checar se algo realmente se quebrou. Mas os dados sugerem que não, que foi apenas o trecho molhado.
"Foi muito estranho, porque o acidente por si só não foi duro. Ter o carro rachando ao meio é uma infelicidade, porque é um dano muito extenso".
A batida de Mônaco veio apenas algumas semanas após Schumacher ter um grande acidente na classificação para o GP em Jeddah, que o fez perder a prova. Ele explicou que precisa correr riscos para tirar os resultados que o carro é capaz de ter, e admite que precisa aprender a balancear tudo.
O alemão sugere ainda que estaria menos nos holofotes caso já tivesse conquistado pontos em 2022.
"Tivemos momentos antes, com boas corridas que não foram recompensadas. E se eu fosse recompensado por isso, acho que a conversa sobre isso agora seria muito diferente. Então é mais uma questão de tempo".
Schumacher perdeu a caixa de câmbio no acidente, enquanto seu chassi segue sob reparos na fábrica da Haas, mas sua unidade de potência da Ferrari segue utilizável.
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #181 – O que novo carro da F1 tem de melhor e pior até agora?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.