Fórmula 1 GP do México

F1 seguirá deletando voltas feitas sob bandeira amarela dupla no México

Teste do novo sistema foi realizado em Austin com boa recepção entre os pilotos

Marshals wave the yellows and deploy the Safety Car board

O diretor de provas da Fórmula 1, Michael Masi, revelou que o processo de deletar voltas feitas sob bandeira amarela dupla será usado novamente no GP do México deste fim de semana, dando continuidade ao teste do novo formato, proposto após a não-punição de Fernando Alonso na Turquia por melhorar seu tempo de volta na classificação sob as mesmas condições.

Após críticas e discussões com as equipes, a FIA propôs o teste de um sistema em Austin que automaticamente deleta voltas feitas nos treinos livres ou na classificação para qualquer piloto que cruza uma zona de bandeira amarela dupla.

Leia também:

Criado em um formato similar ao de limites de pista, o sistema foi projetado para encerrar qualquer debate sobre um piloto ter reduzido a velocidade suficientemente ou não, especialmente quando as condições de pista vão mudando em uma sessão, mexendo também no significado de uma volta "significativa".

As notas do diretor Masi, entregue às equipes a cada final de semana, reforçam que "qualquer piloto que passe por uma área de bandeira amarela dupla deve reduzir sua velocidade significativamente ou se preparar para mudar a direção ou até mesmo parar".

"Para que os comissários estejam satisfeitos com um piloto cumprindo tais requerimentos, deve ficar claro que ele não pode tentar fazer uma volta significativa. Para qualquer propósito prático, um piloto que passar pela zona de amarela dupla terá seu tempo deletado".

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C41

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C41

Photo by: Charles Coates / Motorsport Images

A iniciativa foi bem recebida pelos pilotos em Austin, sendo que apenas um teve sua volta deletada durante todo o final de semana.

"Certamente funcionou para uma primeira vez. Tivemos que fazer isso apenas uma vez. Foi Kimi [Raikkonen] durante o TL3, se não me engano. Então vamos seguir com isso no México. Temos algumas coisas para testar e acelerar o sistema".

"Mas parece que acertamos nesse sentido, e todos os pilotos apoiaram bastante isso por ter sido bem claro, e possivelmente por não terem os engenheiros discutindo o que é significativo ou não".

Apesar de Raikkonen ter sido o único com uma volta deletada em Austin, houve também um cenário incomum na classificação quando Lance Stroll abandonou uma volta quando viu as amarelas duplas após a rodada de Antonio Giovinazzi no Q1, por acreditar que perderia sua volta.

O canadense não passou para o Q2 e descobriu que as amarelas haviam sido retiradas justo antes que ele entrasse na sessão. Se não tivesse tirado o pé, sua volta teria sido computada normalmente.

F1 - RESSURREIÇÃO: FERRARI mais PRÓXIMA de alcançar POTÊNCIA do motor MERCEDES? Entenda a teoria

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #141 – É o fim da linha para Mercedes e Hamilton após GP dos EUA?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

In this article
Adam Cooper
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 quer mudar sistema de pontuação de corridas sprint em 2022
Próximo artigo F1 planeja que equipes expliquem atualizações publicamente a cada corrida

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros