Últimas notícias

F1: SF-24 da Ferrari passa com sucesso nos testes em Maranello

Equipe tem convicção de que fez o melhor trabalho possível para temporada de 2024, mas ainda não sabe se será suficiente para se aproximar da Red Bull

Charles Leclerc, Ferrari SF-23

Charles Leclerc, Ferrari SF-23

Zak Mauger / Motorsport Images

O carro da Ferrari para a temporada de Fórmula 1 de 2024, o SF-24, passou com sucesso em todos os testes na fábrica de Maranello.

Os primeiros sinais são positivos. Em 10 dias de testes dinâmicos de bancada, o SF-24 já percorreu alguns milhares de quilómetros sem problemas particulares e, sobretudo, respeitando os objetivos que os engenheiros se propuseram ao deliberar sobre o monoposto italiano.

Leia também:

Os trabalhos preparatórios para a apresentação do carro vermelho, previsto para terça-feira, 13 de fevereiro, foram concluídos, e agora ele está pronto para enfrentar os 15 quilômetros de shakedown permitidos pela FIA antes de retornar à pista de Fiorano para o dia de filmagens, no dia seguinte ao evento que será virtual.

Neste caso, o plano de trabalho será mais substancial porque às poucas voltas necessárias para completar a filmagem comercial serão seguidas as muitas voltas que Charles Leclerc e Carlos Sainz irão partilhar para percorrer os 200 quilómetros previstos. Será o único teste da Ferrari antes de o carro viajar para o Bahrein, onde os testes de pré-temporada acontecerão de 21 a 23 de fevereiro, com o GP inaugural acontecendo no fim de semana seguinte.

Na ‘Gestione Sportiva’ existe a convicção de ter feito o trabalho da melhor forma possível. Testes dinâmicos em bancada, nos quais todo o carro foi submetido a simulações, reproduzindo as condições de temperatura e umidade que enfrentará durante a temporada, a fim de tensionar os sistemas e verificar sua confiabilidade.

É preciso levar em conta que o SF-24 foi equipado com 20 quilos de sensores e outras ferramentas de pesquisa para descobrir seu comportamento antes de estrear na pista. Os parâmetros que saíram dos testes foram positivos, sinal de que o carro deve nascer ‘saudável’.

Tudo isto não nos diz se conseguirá competir com a Red Bull de Max Verstappen, mas pelo menos indica que o trabalho de preparação realizado foi exaustivo, pelo que o motor, a nova caixa de câmbio, o sistema de refrigeração revisto e o sistema de frenagem deu respostas positivas. Agora, esperamos pelo meio-dia do dia 13 de fevereiro.

Rico Penteado e Felipe Motta comentam Hamilton na Ferrari?

Watch: Rico Penteado e Felipe Motta comentam Hamilton na Ferrari

Podcast #268 – O que será do futuro de Horner e Red Bull?

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Schumacher admite ter falado com Wolff sobre substituir Hamilton na Mercedes
Próximo artigo VÍDEO: Haas ‘estreia’ carro de 2024 em Silverstone; confira imagens

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil