Recomendado para você

F1: 'Mekies trouxe 'velha Red Bull' de volta', explica Marko

F1: 'Mekies trouxe 'velha Red Bull' de volta', explica Marko

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: 'Mekies trouxe 'velha Red Bull' de volta', explica Marko
F1: Chefe de aerodinâmica da FIA é novo contratado da Cadillac; entenda

F1: Chefe de aerodinâmica da FIA é novo contratado da Cadillac; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Chefe de aerodinâmica da FIA é novo contratado da Cadillac; entenda
F1: Crawford substituirá Stroll no TL1 do GP de Abu Dhabi

F1: Crawford substituirá Stroll no TL1 do GP de Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Crawford substituirá Stroll no TL1 do GP de Abu Dhabi
'Norris surpreendeu ao lidar com pressão melhor que Piastri', dispara último campeão australiano da F1

'Norris surpreendeu ao lidar com pressão melhor que Piastri', dispara último campeão australiano da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
'Norris surpreendeu ao lidar com pressão melhor que Piastri', dispara último campeão australiano da F1
F1 - Chegada da Cadillac não ajuda Alpine: "Nos custou pessoas"

F1 - Chegada da Cadillac não ajuda Alpine: "Nos custou pessoas"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Chegada da Cadillac não ajuda Alpine: "Nos custou pessoas"
Ferrari em guerra, McLaren azarada: No que ficar de olho no GP de Las Vegas de F1

Ferrari em guerra, McLaren azarada: No que ficar de olho no GP de Las Vegas de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
Ferrari em guerra, McLaren azarada: No que ficar de olho no GP de Las Vegas de F1
F1: Verstappen ficou "impressionado" com novo motor da Red Bull, afirma diretor técnico

F1: Verstappen ficou "impressionado" com novo motor da Red Bull, afirma diretor técnico

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Verstappen ficou "impressionado" com novo motor da Red Bull, afirma diretor técnico
F1 - Binotto: "O mais rápido não vencerá imediatamente" em 2026

F1 - Binotto: "O mais rápido não vencerá imediatamente" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Binotto: "O mais rápido não vencerá imediatamente" em 2026

F1 tem maior público da história em Austin, renova audiência e abre caminho para expansão nos EUA

400 mil fãs compareceram ao Circuito das Américas no fim de semana, o equivalente a quatro Super Bowls; temporada equilibrada e "efeito Netflix" são fatores

A fan with a US flag in a grandstand

O GP dos Estados Unidos não teve uma das corridas mais disputadas da temporada, apesar da boa batalha estratégica entre Red Bull e Mercedes, mas foi um verdadeiro sucesso. O Circuito das Américas recebeu cerca de 400 mil fãs ao longo do fim de semana e contou com a presença de várias celebridades, sendo a principal delas o astro do basquete Shaquille O'Neal no pódio.

O número representa o maior público da história da Fórmula 1 e decretou o 'começo' da volta à normalidade na categoria e seu crescimento em solo norte-americano, com direito à tradicional invasão de pista que não se via desde o começo da pandemia de Covid-19. Para muitos, o grande retorno da corrida de Austin também pode ser atribuído ao 'efeito Netflix' com a série Drive to Survive.

Leia também:

O CEO do Circuito das Américas, Bobby Epstein, comparou o evento ao Super Bowl, final da NFL que mobiliza o país inteiro, pela massiva presença do público e a divulgação do GP na mídia.

"Isso [400 mil pessoas] é o equivalente a quatro Super Bowls, e fizemos tudo em um fim de semana", disse ele ao veículo americano Statesman. "O impacto econômico e a atenção que atrai no mundo, com seis horas de cobertura global para mais de 100 milhões de pessoas, é um comercial maravilhoso para nossa comunidade."

Para efeito de comparação, o GP dos Estados Unidos de 2018 teve um total de 264 mil torcedores nas arquibancadas ao longo do fim de semana, o que já foi um número alto. Os 400 mil de 2021 podem ser creditados a vários fatores: temporada equilibrada, protagonistas carismáticos e, principalmente, a 'renovação' de audiência que a Netflix trouxe à F1.

 

O sucesso de Austin abre caminho para a categoria seguir expandindo sua influência no país. Miami já está confirmada como cidade-sede de um GP em 2022 e há conversas para uma terceira corrida, em Las Vegas.

O Circuito das Américas ainda não renovou para seguir no calendário da F1, mas isso parece ser uma formalidade a depender da taxa de entrada, segundo Epstein: "Não estamos debatendo sobre se voltaremos aqui no ano que vem, mas como vai ser um acordo de longo prazo. Há apenas o obstáculo dos custos."

"Eles sabem que causam um impacto econômico muito grande em todos os lugares para onde vão e exigem um preço muito alto por isso. Você tem muitos pretendentes, e isso torna tudo mais difícil. E não há muitos eventos como este."

Futura paixão americana?

Crowds fill the grandstands

Crowds fill the grandstands

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

Para o dirigente, outros fatores poderiam contribuir para o esporte finalmente se tornar uma paixão nacional no país, o principal deles é ter um piloto nativo vencedor, mas relembrou que isso ainda deve demorar e que qualquer investimento da Liberty Media, detentora da categoria e nacional dos EUA, não depende só do lado esportivo.

"Apenas ter uma equipe americana não traz os fãs às arquibancadas", disse ele na época ao Motorsport.com. "Descobrimos isso porque [Gene] Haas, [GuntherSteiner e aqueles caras colocaram o melhor produto que puderam. Acho que um campeão daqui faria sim muito bem."

"Adoraria que eles [Liberty] gastassem muito dinheiro tentando ajudar os jovens, mas isso é uma decisão de negócios. É um investimento arriscado de muito mais longo prazo, que tem que ser de interesse dos acionistas. A maioria dos campeões começou a pilotar pequenas motos ou karts quando tinham apenas um dígito de idade."

"Então, você está olhando para um projeto de uma década e essa é uma conversa difícil", concluiu.

F1 AO VIVO: FIM DA LINHA para Mercedes/Hamilton em '21? O pós-GP, VW na F1, POLÊMICAS nos EUA e mais | RETA FINAL

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #139 – Qual o campeonato da F1 mais emocionante do século?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Red Bull diz que não há "nenhuma razão para protestar” contra 'truque' da Mercedes
Próximo artigo F1 - Jos Verstappen: "Mercedes presumiu que venceria" nos Estados Unidos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros