F1: Título de Verstappen confirmado e Pérez na vice-liderança; a tabela após Suzuka
Corrida no Japão teve pontuação completa, mesmo sendo percorrida pouco mais da metade do percurso
Suzuka foi palco da 18ª etapa do campeonato de 2022 da Fórmula 1. A corrida confirmou o bicampeonato de Max Verstappen, após o holandês ter vencido a prova e ver Charles Leclerc ser punido em 5 segundos e ficar na terceira posição. Como a corrida distribuiu a totalidade de pontos, mesmo com pouco mais de 50% dela percorrida, os campeonatos de pilotos e construtores tiveram mudanças.
Além do título de Verstappen, a Red Bull pode comemorar a volta da vice-liderança de Sergio Pérez sobre Leclerc, com apenas um ponto separando os dois pilotos.
No campeonato de construtores, a Red Bull deu um grande passo para o título, abrindo 165 pontos, faltando quatro etapas, sendo uma delas, a do GP de São Paulo, tendo a corrida sprint.
Veja como está a tabela do campeonato de pilotos após o GP do Japão
Posição | Piloto | Pontos | ||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | Max Verstappen | 366 | - | 25/1 | - | 34 | 26/1 | 25/1 | 15/3 | 25/1 | 25/1 | 6/7 | 27 | 25/1 | 25/1 | 26/1 | 26/1 | 25/1 | 6/7 | 25/1 | - | - | - | |
2 | Sergio Perez | 253 | - | 12/4 | 18/2 | 24 | 12/4 | 19/2 | 25/1 | 19/2 | - | 18/2 | 4 | 12/4 | 10/5 | 18/2 | 10/5 | 9/6 | 25/1 | 18/2 | - | - | - | |
3 | Charles Leclerc | 252 | 26/1 | 19/2 | 26/1 | 15 | 18/2 | - | 12/4 | - | 10/5 | 12/4 | 32 | - | 8/6 | 8/6 | 15/3 | 18/2 | 18/2 | 15/3 | - | - | - | |
4 | George Russell | 207 | 12/4 | 10/5 | 15/3 | 12 | 10/5 | 15/3 | 10/5 | 15/3 | 12/4 | - | 17 | 15/3 | 15/3 | 12/4 | 18/2 | 15/3 | - | 4/8 | - | - | - | |
5 | Carlos Sainz Jr. | 202 | 18/2 | 15/3 | - | 5 | 15/3 | 12/4 | 18/2 | - | 19/2 | 25/1 | 6 | 11/5 | 12/4 | 15/3 | 4/8 | 12/4 | 15/3 | - | - | - | - | |
6 | Lewis Hamilton | 180 | 15/3 | 1/10 | 12/4 | - | 8/6 | 10/5 | 4/8 | 12/4 | 15/3 | 16/3 | 16 | 18/2 | 19/2 | - | 12/4 | 10/5 | 2/9 | 10/5 | - | - | - | |
7 | Lando Norris | 101 | - | 6/7 | 10/5 | 19 | - | 4/8 | 9/6 | 2/9 | - | 8/6 | 6 | 6/7 | 6/7 | - | 6/7 | 6/7 | 12/4 | 1/10 | - | - | - | |
8 | Esteban Ocon | 78 | 6/7 | 8/6 | 6/7 | - | 4/8 | 6/7 | - | 1/10 | 8/6 | - | 13 | 4/8 | 2/9 | 6/7 | 2/9 | - | - | 12/4 | - | - | - | |
9 | Fernando Alonso | 65 | 2/9 | - | - | - | - | 2/9 | 6/7 | 6/7 | 2/9 | 10/5 | 1 | 8/6 | 4/8 | 10/5 | 8/6 | - | - | 6/7 | - | - | - | |
10 | Valtteri Bottas | 46 | 8/6 | - | 4/8 | 12 | 6/7 | 8/6 | 2/9 | - | 6/7 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | |
11 | Sebastian Vettel | 32 | - | - | - | 4 | - | - | 1/10 | 8/6 | - | 2/9 | - | - | 1/10 | 4/8 | - | - | 4/8 | 8/6 | - | - | - | |
12 | Daniel Ricciardo | 29 | - | - | 8/6 | 3 | - | - | - | 4/8 | - | - | 2 | 2/9 | - | - | - | - | 10/5 | - | - | - | - | |
13 | Pierre Gasly | 23 | - | 4/8 | 2/9 | - | - | - | - | 10/5 | - | - | - | - | - | 2/9 | - | 4/8 | 1/10 | - | - | - | - | |
14 | Kevin Magnussen | 22 | 10/5 | 2/9 | - | 3 | - | - | - | - | - | 1/10 | 6 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | |
15 | Lance Stroll | 13 | - | - | - | 1 | 1/10 | - | - | - | 1/10 | - | - | 1/10 | - | - | 1/10 | - | 8/6 | - | - | - | - | |
16 | Mick Schumacher | 12 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 4/8 | 8 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | |
17 | Yuki Tsunoda | 11 | 4/8 | - | - | 6 | - | 1/10 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | |
18 | Guan Yu Zhou | 6 | 1/10 | - | - | - | - | - | - | - | 4/8 | - | - | - | - | - | - | 1/10 | - | - | - | - | - | |
19 | Alexander Albon | 4 | - | - | 1/10 | - | 2/9 | - | - | - | - | - | - | - | - | 1/10 | - | - | - | - | - | - | - | |
20 | Nicholas Latifi | 2 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 2/9 | - | - | - | |
21 | Nyck de Vries | 2 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 2/9 | - | - | - | - | - | |
22 | Nico Hulkenberg | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
CONSTRUTORES
Posição | Equipes | Pontos | ||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | Red Bull Racing | 619 | - | 37 | 18 | 58 | 38 | 44 | 40 | 44 | 25 | 24 | 31 | 37 | 35 | 44 | 36 | 34 | 31 | 43 | - | - | - | |
2 | Ferrari | 454 | 44 | 34 | 26 | 20 | 33 | 12 | 30 | - | 29 | 37 | 38 | 11 | 20 | 23 | 19 | 30 | 33 | 15 | - | - | - | |
3 | Mercedes | 387 | 27 | 11 | 27 | 12 | 18 | 25 | 14 | 27 | 27 | 16 | 33 | 33 | 34 | 12 | 30 | 25 | 2 | 14 | - | - | - | |
4 | Alpine | 143 | 8 | 8 | 6 | - | 4 | 8 | 6 | 7 | 10 | 10 | 14 | 12 | 6 | 16 | 10 | - | - | 18 | - | - | - | |
5 | McLaren | 130 | - | 6 | 18 | 22 | - | 4 | 9 | 6 | - | 8 | 8 | 8 | 6 | - | 6 | 6 | 22 | 1 | - | - | - | |
6 | Alfa Romeo | 52 | 9 | - | 4 | 12 | 6 | 8 | 2 | - | 10 | - | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | |
7 | Aston Martin Racing | 45 | - | - | - | 5 | 1 | - | 1 | 8 | 1 | 2 | - | 1 | 1 | 4 | 1 | - | 12 | 8 | - | - | - | |
8 | Haas F1 Team | 34 | 10 | 2 | - | 3 | - | - | - | - | - | 5 | 14 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | |
9 | AlphaTauri | 34 | 4 | 4 | 2 | 6 | - | 1 | - | 10 | - | - | - | - | - | 2 | - | 4 | 1 | - | - | - | - | |
10 | Williams | 8 | - | - | 1 | - | 2 | - | - | - | - | - | - | - | - | 1 | - | 2 | - | 2 | - | - | - |
BICAMPEÃO! E vem mais por aí? Rico Penteado analisa se haverá ‘ERA VERSTAPPEN’ na F1 até 2025
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura durante nossos programas. Não perca!
Podcast Motorsport.com debate se GPs de rua têm de ser revistas na F1 após Singapura
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.